sexta-feira, abril 26, 2024
18.8 C
Belo Horizonte

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

Pesquisa aponta as principais tendências em transformação digital para 2020

Estudo realizado pela CI&T aponta que cinco entre dez empresários acreditam que computação em nuvem e Internet das Coisas serão responsáveis pelo crescimento dos negócios em 2020 - imagem: Pixabay
Estudo realizado pela CI&T aponta que cinco entre dez empresários acreditam que computação em nuvem e Internet das Coisas serão responsáveis pelo crescimento dos negócios em 2020 – imagem: Pixabay

CI&T

A computação em nuvem e a Internet das Coisas (IoT) são consideradas as principais tecnologias que irão alavancar o crescimento dos negócios no Brasil neste ano. É o que mostrou o estudo Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020, realizada pela CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital, em parceria com a Opinion Box. De acordo com a pesquisa, 56,8% dos executivos acreditam que cloud computing será uma das principais tecnologias propulsoras para o crescimento de suas empresas no próximo ano, seguido de IoT (49,2%).

O estudo, que ouviu mais de 500 executivos brasileiros em níveis de liderança entre novembro e dezembro, capturou o sentimento com relação às tecnologias e seus impactos nos rumos dos negócios e junto a seus clientes. Além de computação em nuvem e internet das coisas, a aplicação de inteligência artificial (47,5%) e assistentes virtuais (41,1%) também foram mencionadas com relação a inovações que serão inevitáveis para o crescimento das companhias.

Quando questionados sobre quais tecnologias eles irão investir com certeza para transformar o negócio, a computação em nuvem também foi a mais mencionada, com 46,1% dos executivos, seguido de inteligência artificial, com 45,6%.

De acordo com Cesar Gon, CEO e cofundador da CI&T, o objetivo do estudo foi entender a forma como as lideranças enxergam a tecnologia para impactar os negócios de suas empresas, seus consumidores e o que têm de fazer para se transformar. “É preciso garantir que a transformação digital não seja sobre uma atualização tecnológica, mas sobre a real compreensão do que precisa ser feito para atender seu consumidor da forma mais surpreendente possível.”, afirma.

A pesquisa mostrou também que automação de processos é um fator importante para a condução do negócio, e sete em cada dez executivos afirmaram que pretendem investir nessa frente em 2020. Nesse sentido, investir em uma área voltada integralmente para o desenvolvimento digital é o objetivo de 56,2% dos executivos, que irão provavelmente ou com certeza investir na área nos próximos cinco anos.

Segurança de dados e LGPD

A segurança de dados também foi um dos pontos considerados cruciais para os executivos brasileiros quando o assunto é o uso de tecnologia. Oito em cada dez consideram que a sua empresa se preocupa com a segurança de dados.

Portanto, a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para agosto de 2020, terá impactos nos negócios na visão de 75,8% dos executivos.

“Esse universo de informações estará circulando e se tornando disponível para potencializar ofertas, descobrir oportunidades e inovar. São dados para encantar o consumidor, desenvolver novos produtos, evitar riscos, melhorar a execução das operações e gerar grandes impactos para os negócios”, afirma Erlon Faria Rachi, Data Science Manager da CI&T

Experiência do cliente com a marca

A experiência do cliente com a marca das empresas sem sido cada vez mais estratégico na condução dos negócios para nove entre dez empresários, especialmente se tratarmos de presença e integração entre canais de interação Para 76% deles, as estratégias de omnichannel são essenciais para o sucesso do negócio em 2020.

Dentre os diferenciais competitivos que podem ser oferecidos pelas empresas para os consumidores na busca por uma melhor oferta de experiência, flexibilidade, personalização e facilidade de compra foram alguns dos itens mais mencionados. Quanto ao tipo de serviço oferecido, 58,3% dos executivos acreditam que a economia colaborativa terá grande papel nos próximos anos para modificar os rumos dos negócios.

Em resumo

Edições anteriores

Energia solar pode gerar mais de 120 mil empregos no Brasil em 2020

Radar do Futuro Projeções da Associação Brasileira de Energia Solar...

Saiba como trabalhar no crescimento da sua marca para 2020

O ano de 2020 já começou e está na...

Futuro da publicidade: os impactos das tecnologias na gestão de anúncios

Carlos Teixeira Jornalista I Designer do futuro A evolução da inteligência...

Cinco tendências da mídia programática para 2020

Por Bruno Oliveira A mídia programática é de longe o...

Mercado de trabalho em 2020: OIT traça cenário pessimista para a sociedade

Radar do Futuro Quase meio bilhão de pessoas trabalham menos...