sábado, abril 27, 2024
21.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Google aplica inteligência artificial no jornalismo

Novidade que amplia serviços de inteligência artificial no jornalismo foi apresentada a grandes grupos de mídia dos EUA

Carlos Plácido Teixeira
Jornalista | Radar do Futuro

Denominada internamente pelo nome de Genesis, a Google divulgou o desenvolvimento de uma ferramenta que usa inteligência artificial (IA) para produzir notícias. A empresa de tecnologia iniciou demonstrações para empresas jornalísticas dos Estados Unidos. O roteiro inclui grupos como The New York Times, o The Washington Post e o proprietário do The Wall Street Journal, News Corp.

O sistema “inteligente” pode receber, por exemplo, detalhes de eventos atuais e gerar conteúdo de notícias. Os executivos tendem a destacar que o objetivo é de fornecer um “assistente pessoal para jornalistas”. Pelo menos na tese dos desenvolvedores da big tech, apenas algumas tarefas serão automatizadas para liberar tempo para outras.

Razões para preocupar?

Em depoimentos publicados pela imprensa norte-americana, executivos da mídia, convidados a conhecer as ferramentas, a descreveram como “inquietante”. O Jenn Crider, porta-voz da Google ameniza os possíveis impactos. Segundo ele, “o Genesis seria uma ferramenta desenvolvida de maneira responsável, que poderia ajudar a direcionar a indústria para longe das armadilhas da IA gerativa”.

“Em parceria com editoras de notícias, especialmente editoras menores, estamos nos estágios mais iniciais de explorar ideias para potencialmente fornecer ferramentas de IA para ajudar seus jornalistas em seu trabalho”, afirmou Jenn Crider, um comunicado à imprensa. A mensagem diz que as ferramentas não são destinadas, e não podem, substituir o papel essencial que os jornalistas têm em reportar, criar e verificar seus artigos”, acrescentou ela. Em vez disso, eles poderiam sugerir alternativas para títulos e outros estilos de escrita.

Vantagens e desvantagens

Ao avaliar pontos positivos e negativos da inovação, Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, na Craig Newmark Graduate School of Journalism da City University of New York, salientou que a utilização inadequada da IA em tópicos que requerem nuances e compreensão cultural pode prejudicar a credibilidade não apenas da ferramenta, mas das organizações de notícias que a utilizam.” Entrevistado pelo The New York Time, o especialista em mídia assinala que, se essa tecnologia puder fornecer informações factuais de forma confiável, os jornalistas devem usar a ferramenta”

As organizações de notícias ao redor do mundo avaliam o uso de ferramentas de inteligência artificial em suas redações. Muitas, incluindo The Times, NPR e Insider, notificaram os funcionários de que pretendem explorar usos potenciais da IA para ver como ela pode ser aplicada de forma responsável ao campo de alta pressão das notícias, onde segundos contam e a precisão é primordial.

Mas a nova ferramenta do Google certamente também provocará ansiedade entre jornalistas. Algumas organizações de notícias, incluindo a Associated Press, já usam IA para gerar histórias sobre assuntos como balanços corporativos, mas eles ainda são uma pequena fração dos artigos do serviço em comparação com aqueles gerados por jornalistas.

A IA pode mudar isso, permitindo aos usuários gerar artigos em uma escala mais ampla que, se não forem editados e verificados com cuidado, poderiam espalhar desinformação e afetar como as notícias são percebidas. Enquanto o Google tem se movido a um ritmo vertiginoso para desenvolver e implantar IA gerativa, a tecnologia também apresentou alguns desafios para o gigante da publicidade.

Embora o Google tradicionalmente tenha desempenhado o papel de curador de informações e enviado usuários para os sites, ferramentas como seu chatbot, Bard, apresentam afirmações factuais que às vezes são incorretas e não enviam tráfego para fontes confiáveis, como veículos jornalísticos.

O avanço da IA nas redações

Empresas jornalísticas globais que estão usando a inteligência artificial (IA) para a produção de notícias. Algumas das mais conhecidas incluem:

  • The New York Times
  • The Washington Post
  • The Wall Street Journal
  • BBC News
  • Reuters
  • Bloomberg
  • The Guardian
  • The Associated Press
  • Le Monde
  • El País

Essas empresas estão usando a IA para uma variedade de tarefas, incluindo:

  • Encontrar e analisar informações
  • Gerar resumos de notícias
  • Criar infográficos e outros conteúdos visuais
  • Identificar e verificar informações falsas
  • Personalizar o conteúdo para o público
  • Reduzir custos
ilustração sobre redações jornalísticas do futuro. Imagem gerada por IA
ilustração sobre redações jornalísticas do futuro. Imagem gerada por IA

A IA tem o potencial de revolucionar o jornalismo, tornando-o mais rápido, preciso e informativo. No entanto, é importante que os jornalistas sejam conscientes dos desafios que a IA apresenta para que possam usar essa tecnologia de forma ética e responsável.

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...