Cloud computing

    0
    48

    Cloud Computing ou computação em nuvem é a oferta de infraestrutura de armazenamento e processamento de dados e informações em ambientes terceirizados. É a entrega de diferentes serviços por meio da Internet, em outras palavras. Esses recursos incluem ferramentas e aplicativos como armazenamento de dados, servidores, bancos de dados, rede e software.

    Em vez de manter os arquivos em um disco rígido proprietário ou dispositivo de armazenamento local, o armazenamento baseado em nuvem torna possível salvá-los em um banco de dados remoto. Desde que um dispositivo eletrônico tenha acesso à web, ele terá acesso aos dados e aos programas de software para executá-lo.

    A computação em nuvem é uma opção popular para pessoas e empresas por uma série de razões, incluindo economia de custos, aumento da produtividade, velocidade e eficiência, desempenho e segurança.

    O que é computação em nuvem?

    Em vez de manter os arquivos em um disco rígido proprietário ou dispositivo de armazenamento local, o armazenamento baseado em nuvem torna possível salvá-los em um banco de dados remoto. Desde que um dispositivo eletrônico tenha acesso à web, ele terá acesso aos dados e aos programas de software para executá-lo.

    A computação em nuvem é uma opção popular para pessoas e empresas por uma série de razões, incluindo economia de custos, aumento da produtividade, velocidade e eficiência, desempenho e segurança.

    Compreendendo a computação em nuvem
    A computação em nuvem recebe esse nome porque as informações acessadas são encontradas remotamente na nuvem ou em um espaço virtual. As empresas que fornecem serviços em nuvem permitem que os usuários armazenem arquivos e aplicativos em servidores remotos e, em seguida, acessem todos os dados pela Internet. Isso significa que o usuário não precisa estar em um local específico para ter acesso a ele, permitindo que o usuário trabalhe remotamente.

    A computação em nuvem tira todo o trabalho pesado envolvido na trituração e processamento de dados do dispositivo que você carrega ou senta e trabalha. Ele também transfere todo esse trabalho para enormes clusters de computadores distantes no ciberespaço. A Internet se torna a nuvem, e voilà – seus dados, trabalho e aplicativos estão disponíveis a partir de qualquer dispositivo com o qual você possa se conectar à Internet, em qualquer lugar do mundo.

    A computação em nuvem pode ser pública e privada. Os serviços de nuvem pública fornecem seus serviços pela Internet mediante o pagamento de uma taxa. Os serviços de nuvem privada, por outro lado, fornecem serviços apenas para um determinado número de pessoas. Esses serviços são um sistema de redes que fornecem serviços hospedados. Existe também uma opção híbrida, que combina elementos de serviços públicos e privados.

    PRINCIPAIS VANTAGENS
    A computação em nuvem é a entrega de diferentes serviços por meio da Internet, incluindo armazenamento de dados, servidores, bancos de dados, rede e software.
    O armazenamento baseado em nuvem torna possível salvar arquivos em um banco de dados remoto e recuperá-los sob demanda.
    Os serviços podem ser públicos e privados – os serviços públicos são fornecidos online por uma taxa, enquanto os serviços privados são hospedados em uma rede para clientes específicos.
    Tipos de serviços em nuvem
    Independentemente do tipo de serviço, os serviços de computação em nuvem fornecem aos usuários uma série de funções, incluindo:

    O email
    Armazenamento, backup e recuperação de dados
    Criação e teste de aplicativos
    Analisando dados
    Streaming de áudio e vídeo
    Fornecimento de software sob demanda

    A computação em nuvem ainda é um serviço relativamente novo, mas está sendo usado por várias organizações diferentes, de grandes corporações a pequenas empresas, de organizações sem fins lucrativos a agências governamentais e até mesmo consumidores individuais.

    Modelos de implantação
    Existem vários tipos de nuvens, cada uma diferente da outra. As nuvens públicas fornecem seus serviços em servidores e armazenamento na Internet. Eles são operados por empresas terceirizadas, que lidam e controlam todo o hardware, software e a infraestrutura geral. Os clientes acessam os serviços por meio de contas que podem ser acessadas por praticamente qualquer pessoa.

    As nuvens privadas são reservadas para uma clientela específica, geralmente uma empresa ou organização. O centro de serviço de dados da empresa pode hospedar o serviço de computação em nuvem. Muitos serviços de computação em nuvem privada são fornecidos em uma rede privada.

    Nuvens híbridas são, como o nome indica, uma combinação de serviços públicos e privados. Este tipo de modelo permite ao usuário mais flexibilidade e ajuda a otimizar a infraestrutura e segurança do usuário.

    As formas mais recentes de serviços de computação em nuvem incluem a nuvem da comunidade, a nuvem de big data e a multicloud.
    Tipos de computação em nuvem
    A computação em nuvem não é uma peça única de tecnologia como um microchip ou um telefone celular. Em vez disso, é um sistema composto principalmente de três serviços: software como serviço (SaaS) , infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

    Software como serviço (SaaS) envolve o licenciamento de um aplicativo de software para os clientes. As licenças são normalmente fornecidas por meio de um modelo de pagamento conforme o uso ou sob demanda. Este tipo de sistema pode ser encontrado no Microsoft Office 365. 1
    A infraestrutura como serviço (IaaS) envolve um método para fornecer tudo, desde sistemas operacionais a servidores e armazenamento por meio de conectividade baseada em IP como parte de um serviço sob demanda. Os clientes podem evitar a necessidade de adquirir software ou servidores e, em vez disso, adquirir esses recursos em um serviço terceirizado sob demanda. Exemplos populares do sistema IaaS incluem IBM Cloud e Microsoft Azure. 2  3
    A plataforma como serviço (PaaS) é considerada a mais complexa das três camadas da computação baseada em nuvem. PaaS compartilha algumas semelhanças com SaaS, a principal diferença é que, em vez de entregar software online, é na verdade uma plataforma para a criação de software que é entregue pela Internet. Este modelo inclui plataformas como Salesforce.com e Heroku. 4  5
    Vantagens da computação em nuvem
    O software baseado em nuvem oferece às empresas de todos os setores uma série de benefícios, incluindo a capacidade de usar o software de qualquer dispositivo por meio de um aplicativo nativo ou navegador. Como resultado, os usuários podem transportar seus arquivos e configurações para outros dispositivos de uma maneira completamente contínua.

    A computação em nuvem é muito mais do que apenas acessar arquivos em vários dispositivos. Graças aos serviços de computação em nuvem, os usuários podem verificar seus e-mails em qualquer computador e até mesmo armazenar arquivos usando serviços como Dropbox e Google Drive. 6  7  Os serviços de computação em nuvem também possibilitam que os usuários façam backup de suas músicas, arquivos e fotos, garantindo que esses arquivos estejam imediatamente disponíveis em caso de falha do disco rígido.

    Ele também oferece às grandes empresas um enorme potencial de redução de custos. Antes que a nuvem se tornasse uma alternativa viável, as empresas eram obrigadas a comprar, construir e manter uma infraestrutura e tecnologia de gerenciamento de informações caras . As empresas podem trocar centros de servidores e departamentos de TI caros por conexões rápidas com a Internet, onde os funcionários interagem com a nuvem online para concluir suas tarefas.

    A estrutura da nuvem permite que os indivíduos economizem espaço de armazenamento em seus desktops ou laptops. Ele também permite que os usuários atualizem o software mais rapidamente, porque as empresas de software podem oferecer seus produtos pela web, em vez de por meio de métodos mais tradicionais e tangíveis que envolvem discos ou unidades flash. Por exemplo, os clientes da Adobe podem acessar aplicativos em sua Creative Cloud por meio de uma assinatura baseada na Internet. 8  Isso permite que os usuários façam download de novas versões e correções para seus programas com facilidade.

    Desvantagens da nuvem
    Com toda a velocidade, eficiência e inovações que acompanham a computação em nuvem, existem, naturalmente, riscos.

    A segurança sempre foi uma grande preocupação com a nuvem, especialmente quando se trata de registros médicos e informações financeiras confidenciais. Embora as regulamentações obriguem os serviços de computação em nuvem a reforçar suas medidas de segurança e conformidade, isso continua sendo um problema constante. A criptografia protege informações vitais, mas se a chave de criptografia for perdida, os dados desaparecem.

    Os servidores mantidos por empresas de computação em nuvem podem ser vítimas de desastres naturais, bugs internos e quedas de energia também. O alcance geográfico da computação em nuvem tem dois lados: um apagão na Califórnia pode paralisar os usuários em Nova York, e uma empresa no Texas pode perder seus dados se algo fizer com que seu provedor com sede em Maine falhe.

    Como acontece com qualquer tecnologia, há uma curva de aprendizado para funcionários e gerentes. Porém, com muitos indivíduos acessando e manipulando informações por meio de um único portal, erros inadvertidos podem ser transferidos para todo o sistema.

    O Mundo dos Negócios
    As empresas podem empregar a computação em nuvem de diferentes maneiras. Alguns usuários mantêm todos os aplicativos e dados na nuvem, enquanto outros usam um modelo híbrido, mantendo certos aplicativos e dados em servidores privados e outros na nuvem.

    Quando se trata de fornecer serviços, os grandes jogadores na esfera da computação corporativa incluem:

    Nuvem do Google
    Amazon Web Services (AWS)
    Microsoft Azure
    Nuvem IBM
    Alibaba Cloud

    Fonte: https://www.investopedia.com/terms/c/cloud-computing.asp

    Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.