sexta-feira, abril 26, 2024
23.8 C
Belo Horizonte

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

mudanças no mercado de televisores

 

São Paulo. Líder no setor de televisores no Brasil, a coreana Samsung está prevendo que a tendência de o consumidor descartar o aparelho antigo ao comprar um novo – prática comum em países desenvolvidos – deve se intensificar no Brasil ao longo do próximo ano, em razão do desligamento progressivo do sinal analógico de TV.

O desligamento, que em Belo Horizonte está marcado para acontecer em julho de 2017 –, deverá dar um fim à vida útil de alguns tipos de aparelhos, sobretudo os de tubo. Isso pode aumentar a tendência de descarte de aparelhos no lixo comum, causando problemas ambientais, segundo Gustavo Assunção, diretor sênior de marketing e vendas da área de áudio e TV da Samsung no Brasil. “A base de TVs analógicas no Brasil ainda é superior a 50% do total”, diz o executivo.

Embora provavelmente nem toda essa quantidade de televisores deverá parar no lixo – já que o governo deverá distribuir o conversor digital a famílias de baixa renda e o aparelho também estará à venda –, Assunção diz que a Samsung decidiu se antecipar e entrar no debate sobre a conscientização a respeito do descarte do lixo eletrônico.

A partir de ontem, a empresa está fazendo uma campanha – que se estenderá até maio – em que se encarregará do descarte das TVs antigas dos clientes que assim decidirem fazer. O consumidor que comprar um aparelho da linha 4K da marca – seja no varejo tradicional ou no comércio eletrônico – poderá pedir ajuda no descarte do equipamento antigo, caso desejar.

Durante as seis semanas da iniciativa, a Samsung mandará um prestador de serviço buscar as TVs antigas na casa do consumidor. Caso a procura seja grande, a marca poderá estender o serviço. Mesmo que isso não ocorra, a Samsung manterá um site no ar -– www.samsung.com.br/trocaconsciente – com as informações sobre o descarte.

Além de falar do assunto em suas redes sociais, a empresa também abordará a troca consciente dos aparelhos em anúncios veiculados em meios digitais e em spots para rádio.

O programa vai até 8 de maio, e o descarte ecológico é válido para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e também para Brasília, no Distrito Federal.

Preços. Junto com a conversa sobre o descarte do produto, a Samsung também fará uma promoção para sua linha de TVs, que terão preços promocionais até maio. Além do desconto, o cliente poderá receber entre 2.000 e 20 mil pontos Multiplus ao adquirir o aparelho – dependendo do tamanho e do valor da aquisição. A promoção da Samsung chega em um momento bastante difícil para o mercado de televisores no Brasil. No ano passado, de acordo com a consultoria GfK, as vendas desses aparelhos despencaram 35% no Brasil.

Flash

3D já era. Samsung e Philips não planejam lançar smart TVs 3D em 2016. Representantes da Samsung disseram que a demanda foi baixa. Sony, LG e Panasonic mantêm a tecnologia.

 

Edições anteriores

Para 45% dos CEOs globais, negócios não voltam à normalidade até 2022

Quase metade (45%) dos CEOs globais não enxergam um retorno dos negócios à normalidade até 2022 e apenas um terço deles (31%) esperam que o retorno ao curso normal ocorra em 2021.

Futuro do coworking: por que os espaços vão continuar crescendo

Carlos Teixeira Jornalista I Radar do Futuro Na segunda metade dos...

Políticas digitais devem favorecer pessoas, defende a ONU

As políticas industriais digitais devem impulsionar o desenvolvimento...

ONU critica rentismo por ganhos sem produção

Relatório da Conferência das Nações Unidas para Comércio...

Como os nossos pais

Junte os pais de uma turma de 10 jovens...