sábado, abril 27, 2024
22.8 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Pesquisa mostra evolução das notícias no Facebook e Twitter

Mídias reforçam importância como fontes de notícias sobre informações do cotidiano.

Redação
Radar do Futuro

Um maior número de usuários do Facebook e do Twitter utiliza as duas mídias sociais como fontes de notícias. A constatação é de uma pesquisa realizada pela PewResearch Center. O instituto de pesquisas norte-americano ressalta que o fenômeno envolve, principalmente, os usuários atuais, que buscam informações para diferentes tipos de necessidades. Não há, no caso, crescimento da base de usuários das duas mídias sociais.

O relatório, desenvolvido em conjunto com o John S. e James L. Knight Foundation, aponta que 63% dos usuários do Twitter e do Facebook reconhecem que as plataformas servem como fontes de notícias sobre eventos e assuntos fora do ambiente familiar ou de amizades. O comportamento foi alterado a partir de 2013, quando 52% dos usuários do Twitter e 47% do Facebook diziam receber notícias por meio das plataformas.

Mesmo com parcelas semelhantes de pessoas de interessados em notícias, existem diferenças significativas nos pontos fortes de distribuição de notícias. A proporção dos usuários do Twitter que seguem as últimas notícias é de 59%, contra 31% no Facebook. O relatório atesta que há uma visão de que o Twitter tem maior força como recurso para a cobertura e comentários de eventos ao vivo.

Os resultados coincidem com o momento em que as duas mídias sociais anunciam a disposição em valorizar mais a publicação de notícias. Com o objetivo já divulgado, o Twitter comprou e lançou recentemente  o sistema de streaming de vídeo Periscópio, investe em profissionais experientes para curadoria de informação e estimula transmissão de eventos ao vivo com o uso de suas ferramentas. Em movimento semelhante, o Facebook lançou um projeto experimental que permite a empresas de mídia publicar informações diretamente na plataforma, ao invés de usar links para sites externos.

Com informações de

PewResearch Center

Edições anteriores

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia tende a...

Capacitação sobre financiamento climático mira em lacuna de até US$ 6 trilhões

Evento organizado por iCS, IFS e CASI discute financiamento...

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram os principais...

Tendências na saúde: você vai ouvir vozes em seu consultório. E vai conversar com elas

Confira as tendências na saúde. A pandemia mostrou que...