sábado, abril 27, 2024
21.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas conjunturais: 13 de novembro de 2023

A liberação de brasileiros retidos em Gaza, neste domingo, dia 12, tende a gerar aumento das pressões para que o governo Lula assuma uma posição firme e rompa relações com Israel, denunciando o processo de genocídio da população palestina. O foco da cobertura jornalística dos conflitos volta para o dia a dia de destruição da região, enquanto crescem as manifestações de apoio aos palestinos pelo mundo.

Ambiente geopolítico

Destruição continua – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou, no sábado, dia 11, os crescentes apelos internacionais por um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Ele afirmou que a ofensiva de Israel para derrotar os terroristas do Hamas continuará com ‘força total’.

Soldados comemoram as mortes – No cenário de morte de milhares de pessoas, soldados israelenses documentam e publicam com orgulho seus próprios abusos contra os palestinos. Nas redes sociais, vídeos mostram espancamentos e humilhações de detidos palestinianos. Os ataques a hospitais seguem acontecendo em Israel.

Biden em apuros – Perdendo força dentro dos Estados Unidos, como apoiador incondicional de Israel, o governo do presidente Joe Biden pode apresentar surpresas. Todas as iniciativas adotadas para neutralizar a China estão se frustrando. E o ex-presidente Donald Trump lidera pesquisas de preferências dos eleitores.

Joh Ilhan Omarn Doe

Deputada republicana dos EUA

lsrael lançou mais bombas nos últimos dez dias do que nós (Estados Unidos) lançamos em um ano inteiro no Afeganistão. Onde está sua humanidade?

Polarização na Argentina: o ultraliberal Milei tem 52,1%, e Massa, 47,9% das preferências dos eleitores no segundo turno da disputa para a presidência da Argentina, segundo a pesquisa AtlasIntel, instituto maior margem de acertos no levantamento de preferência de eleitores.

Ambiente social e ambiental

Brasil registra aumento dos conflitos por água – Estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aponta um aumento de 481% no número de ocorrências de conflitos relacionados com a água. Os casos envolvem redução de acesso, destruição, poluição e descumprimento de legislação ambiental.

Pego na mentira – O pastor R.R. Soares está processando um internauta que veiculou vídeos em que uma mulhere aparece diversas vezes em processos de cura. Aliás, há até quem já tenha recorrido à justiça processando pastores em busca de reconhecimento de vínculos trabalhistas.

Ambiente econômico

Reforma tributária aprovada – Há 30 anos em discussão no Brasil, a reforma tributária (PEC 45/2019) foi aprovada pelo Plenário do Senado em dois turnos de votação. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, de onde o texto original veio, porque foi modificada no Senado.

Violações trabalhistas na Eletrobras – A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado recebeu, em audiência pública na quinta-feira (9), denúncias e acusações de violação dos direitos dos trabalhadores da Eletrobras, que foi privatizada no ano passado. Trabalhadores da empresa relatam a precarização das condições de trabalho, incluindo terceirização, demissões e enfraquecimento dos sindicatos. 

Reavaliação da meta fiscal – Economistas progressistas lançaram o Manifesto pela reavaliação da meta de resultado primário, um documento que apoia a possibilidasde de o presidente Lula redefinir as metas fiscais. É uma demonstração de que há uma grande comunidade de apoiadores entre economistas, acadêmicos e especialistas, atuantes no Brasil e no exterior, e raramente ouvidos pela imprensa e representantes do sistema financeiro.

reforma tributária será promulgada em dezembro

Previsão líder do governo, Randolfe Rodrigues (Rede-AP),

AMBIENTE POLÍTICO

Governabilidade – O governo Lula reconhece o desgaste com as revelações contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA). Auxiliares do presidente dizem que, no momento, não está sendo considerada a demissão do integrante do primeiro escalão da Esplanada. A preocupação é com a necessidade de evitar atritos com o partido que, pelo menos em tese, integra a base aliada.

Família Bolsonaro 1 – O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cesar Barbosa Cid, denunciou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, (PL-SP) de terem instigado o ex-presidente a dar um golpe de Estado, após a derrota para Lula em outubro de 2022. Os dois fariam parte de um grupo de conselheiros radicais do ex-presidente.

Família Bolsonaro 2 – “Se eu quiser, eu ponho o Flávio (Bolsonaro) na cadeia. Com o que eu tenho na mão, ele vai preso. Sei tudo da vida dele”, ameaçou Alexandre Ferreira Dias Santini, ex-sócio do senador pelo Rio de Janeiro.

Proteção para as mulheres – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na quarta-feira (8) projeto que prioriza o pagamento do benefício do Sistema Único da Assistência Social (Suas) à mulher em situação de violência doméstica afastada do domicílio para preservar sua integridade física e psicológica.

Insanidade – Refletindo a herança bolsonarista, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga escolas da rede pública e privada da educação básica a ter serviços de segurança armada. A medida altera a lei que regulamenta a atividade da segurança privada (Lei nº 7.102/83).

INDICADORES

Diabetes – O Brasil ocupa segundo lugar em número de mortes por diabetes não diagnosticado. De acordo com a presidente do Instituto Diabetes Brasil, Jaqueline Correia, o País tem hoje 588 mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de diabetes. Destas, 30% são jovens entre 13 e 16 anos que já sofrem com comorbidades.

De cada 100 brasileiros, 87 usavam internet em 2022, aponta IBGE. Uso da rede subiu de 66,1% em 2016 para 87,2% no ano passado

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

Notas de Conjuntura: 12 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário de...

Notas de Conjuntura: 5 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a necessidade de...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens que repudiam...