segunda-feira, abril 29, 2024
24.5 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas de Conjuntura: 12 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário de crises geradas pela mobilização da extrema-direita no Brasil

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

Acontecimentos e tendências

O ataque de Elon Musk, dono do X/Twitter, ao Supremo Tribunal Federal (STF), é um fato isolado ou representa um processo articulado por grupos políticos nacionais e estrangeiros? Não parece ser uma coincidência os acontecimentos envolvendo o empresário, apoiador de Donald Trump, nos Estados Unidos, e de Jair Bolsonaro, no Brasil, e a presença de deputados brasileiros no exterior com o objetivo de disseminar um discurso contra o Judiciário, especialmente contra o ministro Alexandre de Moraes, que conduz os processos contra os golpistas de 8 de janeiro. 

Em Bruxelas, na Bélgica, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) busca apoio de eurodeputados ultradireitistas na articulação contra a democracia brasileira. Em uma caravana formada por outros parlamentares brasileiros, também passou pelos Estados Unidos, onde articula com congressistas punições ao Brasil. O filho de Bolsonaro retoma os ataques ao sistema eleitoral – o que ocasionou a inelegibilidade do ex-presidente, deixando claro que o interesse maior não é a defesa da democracia.. 

E DAÍ

Respondendo a pergunta acima: a movimentação de Elon Musk não é um fato isolado. Biazita Gomes, especialista em geopolítica, relações internacionais e direitos humanos, avalia que o bilionário permanece atacando o STF brasileiro porque o objetivo é insuflar a extrema direita para uma nova tentativa de golpe de estado. 

TENDÊNCIAS

A mobilização dos grupos de direita e extrema-direita antecipa o calendário das eleições no Brasil. E está inserido num processo transnacional de consolidação do poder dos grupos tecnológicos e financeiros, no contexto de transição do capitalismo global. O poder neoliberal perdeu o pudor.

Está forte o suficiente para que um empresário ataque um membro do Judiciário de um país estrangeiro. E impunes o suficiente para promover um genocídio, armar a Ucrânia em uma guerra perdida. No microambiente, promove impunidade de policiais e de prefeitos que cortam árvores para viabilizar a realização de uma corrida de carros.  

Em síntese, sem resistências, a radicalização vai ser expandida, com a criação de um novo modelo de “democracia”, com estados a serviço de empresas de tecnologia e financeiras. 


Movimento dos atores

Direita 

Os senadores da oposição aproveitaram a presença dos comunicadores Michael Shellenberger e David Ágape no Senado Federal para disseminar a notícia falsa de que existe censura no Brasil. Eles são responsáveis pelo Twitter Files Brazil, que difunde notícias falsas sobre decisões da Justiça brasileira. 

  • Jornalistas que abasteciam X/Elon Musk de informações foram desmascarados ao confessar mentiras
  • O ativista e jornalista norte-americano Michael Shellenberger recua e diz não ter provas de que Moraes ameaçou advogado do X
  • Na Europa, deputado bolsonarista diz que Brasil virou “transdemocracia” – e tem apoio de Musk
  • As ONGs Educafro e Instituto Fiscalização e Controle entraram com uma ação civil pública para obrigar o X/Twitter a pagar R$1 bilhão

Disputa na Petrobras – Em mais um capítulo do conflito de interesses econômicos e ideológicos em torno da estatal, o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, foi afastado do cargo por uma liminar expedida nesta quinta-feira (11) pela Justiça Federal de São Paulo. A remuneração dele também foi suspensa até que haja julgamento em definitivo do processo.


Ambiente social

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.759, que determina a criação do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o Brasil. Essa data já era celebrada em alguns estados do país, mas agora se torna um feriado nacional. A aprovação dessa lei representa um marco importante na luta pela igualdade racial e pelo reconhecimento da cultura afro-brasileira.

  • Governo Lula volta a distribuir cisternas para o semiárido – Programa Um Milhão de Cisternas tem garantido alguma autonomia das famílias em relação ao armazenamento de água potável

Servidores federais do ensino em greve – Professores e funcionários técnico-administrativos de quase 300 campi de institutos federais estão em greve desde a segunda-feira, dia 8, sem previsão de retorno às atividades normais. Enquanto professores da UFMG anunciam a adesão à paralisação, o governo Lula anuncia que pretende negociar saídas para as negociações.

Mudanças de influências climáticas – O fenômeno climático do El Niño deve chegar à sua fase final, mas com a entrada em cena do La Niña. A chegada do novo fenômeno está prevista para acontecer a partir de agosto deste ano. Em resumo, o La Niña é conhecido por inverter a região de predomínio de secas e chuvas em relação ao El Niño.

Avanço contra Parkison – Tratamento para depressão tem se mostrado eficaz contra Parkinson. A intervenção envolve a estimulação de áreas no cérebro que controlam a fala e o movimento, afetados pela doença

Brasil no centro do mapa mundial – O IBGE lançou novo mapa-múndi oficial com o pais no centro da imagem. O novo mapa é considerado um símbolo nacional e será obrigatório em prédios públicos e militares.

Universidades em destaque – O Brasil tem 22 cursos de ensino superior entre os 50 melhores do mundo, de acordo com o ranking QS World 2024. Na América Latina, as universidades públicas brasileiras são destaque em diversas áreas, que vão de odontologia até engenharia de petróleo.

Cenário global

Moldávia não quer aderir nem à UE, nem ao bloco militar OTAN. Os moldavos não querem que seu país se junte à União Europeia (UE), e seu desejo é viver em um Estado soberano e neutro que seja amigável com seus vizinhos, afirmou à Sputnik a chefe da região autônoma da Gagaúzia. Segundo ela, em outubro, os residentes moldavos declararão em referendo se querem aderir à UE.


Ambiente econômico

As maiores marcas de moda do mundo, H&M and Zara, usam algodão ligado a grilagem de terras, desmatamento ilegal, violência, violações de direitos humanos e corrupção no Brasil. A associação escandalosa entre crimes e as roupas que vestimos foi revelada pelo relatório Crimes na Moda: a ligação dos gigantes do varejo europeu com algodão ‘sujo’ vindo do Brasil, produzido pela organização sem fins lucrativos britânica Earthsight. A fibra é cultivada no Cerrado do oeste da Bahia por dois dos maiores representantes do agronegócios do Brasil: SLC Agrícola e Grupo Horita.

Comércio tem crescimento – Vendas no varejo superam expectativa e atingem maior patamar na série histórica. Setor não registrava dois meses consecutivos de alta desde meados de 2022; seis dos oito segmentos pesquisados melhoraram indicadores. Foi o melhor início de ano desde 2014.

Inflação em queda – O preço dos alimentos desacelera e índice fica em 0,16% em março. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE, mostra que a política econômica do governo tem reflexo nos preços dos supermercados.

Apoio às pequenas empresas – Nova política federal busca ampliar desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Decreto que torna projeto oficial, publicado no Diário Oficial, busca aumentar produtividade e competitividade.

Economia subterrânea – Diretores de duas empresas de ônibus de São Paulo foram presos hoje por ligação com crime organizado. Essas empresas receberam da prefeitura na gestão Ricardo Nunes R$ 800 milhões e uma ainda pegou a concessão do transporte aquático na Billings sem licitação. 

Projeto energético– Gigante chinesa quer oferecer energia solar de graça aos brasileiros. O projeto inovador está sendo lançado com o objetivo de equipar 50 mil residências e estabelecimentos comerciais por mês com energia solar no Nordeste, sem impor custos aos proprietários. 


Ambiente político-jurídico

A Câmara dos Deputados aprovou a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado pela Polícia Federal (PF) de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco. Arthur Lira (PP–AL) e a extrema-direita saem derrotados após a votação da Câmara dos Deputados, na noite da última quarta-feira (10), que manteve a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido–RJ). Irritado, o presidente da Câmara tentou fritar Alexandre Padilha chamando-o de “desafeto” e “incompetente” após ministro articular a prisão de Brazão. O presidente Lula defendeu o ministro e garantiu sua permanência no governo.

  • 236 deputados ajudaram direta ou indiretamente o deputado Chiquinho Brasão
  • 277 votos para manter a prisão evidenciam vitória apertada da democracia e da le
  • 101 dos 129 deputados que votaram para solar Brazão integram bancadas do boi, da bala e da bíblia 
  • De volta ao cenário político, Eduardo Cunha foi um dos perdedores, na companhia da família Bolsonaro 

Foro privilegiado gera novo embate – O STF formou maioria para ampliar foro privilegiado de políticos investigados. A Câmara prepara reação com proposta de discussão para restringir foro. Os deputados vão recorrer à Ordem dos Advogados do Brasil. 

Regulamentação das big techs é adiada – O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, vai criar novo grupo de trabalho para discutir a regulamentação das redes sociais. Ele abandonou as discussões já realizadas.

  • Diante da omissão do Congresso em analisar o PL das Fake News, o ministro Dias Toffoli pretende liberar para julgamento ação que trata da responsabilização das big techs por conteúdos gerados por terceiros nas plataformas. A ação tinha sido suspensa no ano passado.

Saúde para estudantes da rede pública  – A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da deputada Duda Salabert que garante acesso à água potável  e saneamento básico em todas escolas do país.

  • Hoje no país há mais de 1 milhão de estudantes sem água potável e mais de 5 mil escolas sem banheiro.

Lula avança em estados governados por bolsonaristas – Segundo pesquisa Quaest, presidente tem aprovação superior à votação de 2022 em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

  • A pesquisa aponta que os quatro governadores com potencial para substituir Jair Bolsonaro (PF) na corrida pela presidência em  2026 tem grande aprovação “dentro de suas casas”. 
  • O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera com a aprovação de 86% dos eleitores goianos, contra apenas 12% de reprovação. 
  • Em seguida aparece Ratinho Júnior (PSD), aprovado por 79% dos eleitores paranaenses, enquanto 17% reprovam sua gestão. 
  • Já os governadores de São Paulo e Minas Gerais, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo), respectivamente, tem 62% de aprovação cada um.
  • De acordo com o levantamento, a aprovação do trabalho de cada governo está diretamente associada à percepção da população de melhora do estado.

Saidinha tem veto parcial do governo – A sanção da Lei das Saidinhas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicada, nesta quinta-feira (11), em sessão extra no Diário Oficial da União (DOU), com um veto ao trecho que impedia o preso do regime semiaberto de visitar a família.

Moro vence, mas não respira – Absolvido no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o senador Sergio Moro (União Brasil) foi pego de surpresa ao descobrir, pela imprensa, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não conseguirá cumprir a promessa de não recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo de cassação de seu mandato como senador. A decisão final coube ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto, que optou por seguir com a ação.

Renan Bolsonaro é processado – O Banco Santander pediu à Justiça do Distrito Federal a apreensão de bens de Renan Bolsonaro com o objetivo de quitar um calote de R$ 360 mil reais. O ex-presidente deve pagar a dívida. 


Ambiente geopolítico

Continuam crescendo as perspectivas de expansão dos conflitos no Oriente Médio. Israel está se preparando para “cenários” em outros locais além da Faixa de Gaza, alertou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante uma visita a uma base aérea israelense na quinta-feira, dia 11. As tensões estão aumentando em toda região, na sequência de avisos de responsáveis ​​dos EUA de que o Irã poderia realizar um ataque iminente a ativos dos EUA ou de Israel. O Irã culpa Israel pelo recente ataque ao seu consulado na Síria, que matou comandantes do seu Corpo da Guarda Revolucionária.

Israel mata três filhos de chefe do Hamas – Um drone bombardeou o carro em que viajavam filhos de Ismail Haniyeh, líder máximo do movimento fundamentalista islâmico Hamas, no campo de refugiados de Al Shati, no norte da Faixa de Gaza. Além dos três filhos, pelo menos quatro netos morreram no ataque aéreo. 

  • O grupo islâmico Hamas não pretende continuar nas negociações para um acordo relativo a uma possível trégua na Faixa de Gaza.
  • Conselho de Segurança cobra de Israel cumprimento de promessas para aliviar crise em Gaza
  • Biden diz que abordagem de Netanyahu na guerra em Gaza “é erro”

Estudantes apontam cumplicidade dos EUA – “O sangue de mais de 15.000 bebês palestinos está em suas mãos!”, acusaram estudantes da Universidade Estadual do Arizona ao confrontar a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, pela sua cumplicidade no genocídio de Israel em Gaza.

Governo do Equador prende opositor – Policiais do Equador usaram a força para invadir na sexta-feira, dia 5, a embaixada do México em Quito e prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que estava refugiado no local desde dezembro. A invasão ocorreu no mesmo dia em que o México concedeu asilo político a Glas, decisão que aprofundou a tensão diplomática entre os dois países.

  • México pede que Equador seja expulso da ONU por invasão à embaixada
  • OEA aprova resolução que condena invasão de embaixada do México no Equador
  • Equador tem guerra aberta entre Estado e criminosos, gerando clima de pavor
  • Ex-vice-presidente preso faz greve de fome

Trabalhadores protestam na Argentina – Centrais sindicais argentinas convocam a segunda greve geral contra o governo Milei. A paralisação vai ocorrer no dia 9 de maio. 

Ucrânia e Rússia podem negociar – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mencionou pela primeira vez a possibilidade da participação da Rússia na discussão do “plano de paz” para o conflito na Ucrânia, dizendo que o texto do documento relevante será transferido aos representantes russos no final.


Ambiente tecnológico

A edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil (PGB) apresentou dados sobre a percepção brasileira a respeito de inteligências artificiais. Mais da metade dos aproximadamente 3.340 participantes que responderam a perguntas sobre IAs (58%) dizem acreditar que o uso da tecnologia vai substituir empregos e acentuar desigualdades sociais. No entanto, um número ainda maior de pessoas (67,8%) acredita que a IA pode melhorar o trabalho e tornar as pessoas mais criativas e produtivas.

A pesquisa com os brasileiros está em sintonia com outros estudos feitos anteriormente, como a do site The Verge, divulgado em junho de 2023, que consultou 2 mil pessoas nos EUA. Ao mesmo tempo que o público demonstrou medo e ansiedade com o uso da nova tecnologia na substituição de trabalhadores e para fins de vigilância e autoritarismo, esse mesmo público, em geral, também mostrou empolgação com as novas possibilidades de aplicações positivas para a sociedade. O temor, contudo, prevalece na pesquisa do The Verge, ao contrário do estudo realizado no Brasil.

Outros dilemas envolvendo IA dividiram as opiniões dos participantes da PGB 2024: 51,8% acreditam que a tecnologia dissemina mentiras, como os deep fakes e 48,7% concordam que elas acabarão com a educação e a criatividade humanas.

Uma ferramenta de IA provou ser capaz de DETECTAR SINAIS de CÂNCER que foram ignorados pelos radiologistas humanos.


Contexto: indicadores essenciais 

O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação. 

  • Segundo o Ministério da Saúde, nove unidades federativas estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal
  • Outros 13 estados apresentam com tendência de estabilidade: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo
  • Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe permanecem com tendência de aumento no número de casos. Os números foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde. 

Fonte:  Ministério da Saúde, por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses 

Sudeste concentra 51% dos médicos no Brasil, que tem, atualmente, 575 mil profissionais médicos. 

  • na região, a média de 2,8 para cada mil habitantes
  • em 1990, esse índice era de apenas 0,9
  • A proporção é maior do que a do Canadá e dos Estados Unidos

Fonte: Conselho Federal de Medicina


BBC  Brasil, Revista Fórum, Forbes, O Dia, Brasil 247, GGN, ICL Notícias,

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...