Conversas sobre o futuro: por que refletir. E mais tendências e insights

0
121
woman looking at sunset
Conversas sobre o futuro: reflexões sobre até que ponto vale a pena pensar sobre o futuro
Photo by Pixabay on Pexels.com

Nesta nova edição das conversas sobre o futuro, uma reflexão sobre a relevância de pensar sobre o amanhã. E mais insights, tendências, indicadores etc

Oi, como vai você?
aqui é o Carlos Plácido Teixeira, jornalista responsável pelo Radar do Futuro

Precisamos mesmo pensar no futuro? Ou é melhor viver na base do “deixa a vida me levar, vida leva eu”, o samba do eterno adolescente sem causa, na letra de Zeca Pagodinho? O debate não é daqueles que mobilizam paixões, como os que atualmente colocam membros de famílias em lados opostos e irreconciliáveis nas discussões sobre política. Mas, com as grandes mudanças que ocorrem dentro e fora de nossas casas, é urgente colocar as transformações dos próximos anos na pauta das conversas cotidiano.

É certo que vivemos em uma sociedade que não reflete sobre ela mesma. Uma parte da humanidade segue a trilha imediatista, sempre acreditando que as melancias se acomodam na carroceria do caminhão enquanto são transportadas para os mercados. Pela lógica do aqui e agora, reflexões antecipatórias são absolutamente desnecessárias. São consideradas como fontes de doenças de estômago e de coração. Não vale a pena ter preocupações porque não há como prever mesmo o futuro. Então, entregue-se ao deleite.

Nos tempos de vida irrefletida, o espírito dos tempos dos prazeres imediatos também prega que, quando o futuro chega, não há nada que se possa fazer. Relaxe e aproveite ou resista, em síntese. Se você se preocupar demais com o dia de amanhã, pode perder os melhores momentos de sua vida.

Correndo na raia contrária dos negacionistas, imediatistas e conformados, acreditamos que é fundamental colocar um olhar atento a tudo que vem pela frente. Cabe perfeitamente a frase atribuída a Woody Allen, para quem “o futuro interessa porque é o lugar onde viverei amanhã“. Podemos, sim, prever o futuro. Ou grande parte dele está disponível diante dos olhos. E a antecipação é a melhor receita para aproveitar oportunidades e amenizar ameaças.

Como introduzir a reflexão sobre o futuro?

Pense em um jogo de desafio. Você, profissional, gestor ou empresário ou cidadão sendo desafiado a imaginar como será o impacto, por exemplo, da robotização em suas atividades. O que pode ser substituído? Que nova aplicação pode ser desenvolvida. O que te protege contra a robotização? Como robôs podem ser usados como companheiros de trabalho? Talvez você descubra que refletir sobre o futuro depende mais de interesse do que de competências.

Tendências

Geração impaciente

Os nascidos após a virada do século serão mais impacientes com os seus pais e avós, responsabilizando-os por várias escolhas realizadas por eles. Seguidores da adolescente Greta Thunberg, que mobilizou jovens em todo o mundo por conta da crise ambiental, a geração Z tende a ser mais enfática em suas mobilizações. “Francos e exasperados com o mundo que herdarão, eles são os principais fabricantes de mudanças quando se trata de sustentabilidade”, atesta no relatório “Regeneration Rising: Sustainability Futures” produzido pela empresa de consultoria Wuderman Thompson.

A maioria é mais radical em suas atitudes e comportamentos do que as gerações mais velhas. Não só 71% estão dispostos a protestar pelo clima, em comparação com 48% em todas as gerações, mas 52% estão dispostos a ser presos por isso, em comparação com 36% no total. 73% também estão dispostos a fazer mudanças drásticas em seu estilo de vida se proteger o planeta, e 57% dizem que renunciariam a ter filhos. 

Crise energética

É muito provável que o Brasil precise fazer um racionamento preventivo de energia nos próximos meses, para evitar uma crise energética como a de 2001. O período de seca tem afetado os reservatórios das hidrelétricas. A longo prazo, o as emergências climáticas serão cada vez mais comuns, o que eleva o risco de problemas na oferta de energia.

El Salvador adota criptomoeda

El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda legal depois que seu congresso aprovou a proposta do presidente Nayib Bukele de abraçar a criptomoeda em um esforço para promover “inclusão financeira”, investimento e desenvolvimento econômico. A iniciativa é vista com preocupação pela comunidade financeira internacional.

Insights

Efeito da queda da qualidade de vida

Ataques a grandes empresas e infraestruturas críticas deixaram os EUA em pânico recentemente. São os efeitos do ransomware, ações cibernéticas promovidas por hackers, que fazem reféns e exigem pagamentos de grandes empresas. Dezenas de cidades, o exército americano e, durante a pandemia, até mesmo hospitais já foram alvos. Matéria do site do MIT aposta que o aumento dos ataques é o resultado da inação de governos norte-americanos, especialmente de Trump. Ou seja, a queda da qualidade de vida da população favorece o uso de armas cibernéticas. E que a situação pode se agravar.

Digitalização transitória

A aceleração do uso de canais digitais foi reduzida na Europa e nos Estados Unidos. Consumidores tendem a reduzir suas compras com o fim da pandemia. Os setores mais vulneráveis à perda de de consumidores digitais podem ser exatamente aqueles que viram os maiores ganhos durante as restrições impostas pelo isolamento. Pesquisa realizada pela consultoria Mckinsey mostram que os hábitos digitais em alguns setores não tendem a ser incorporados definitivamente.

Airbnb quer mais clientes de longo prazo

A empresa de compartilhamento de residências Airbnb pagará para que 12 pessoas e suas famílias vivam como nômades e viajem por um ano. O objetivo é tentar atrair mais locatários de longo prazo. O programa começará oficialmente em julho. Segundo o site Business Insider, as inscrições para a seleção dos participantes já está aberta.

Indicadores

Um estudo realizado pela Transparent Marketing Research prevê crescimento médio anual de 17,7% no mercado de dispositivos 3D na medicina até 2025. 

O ensino superior da rede privada sofreu uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais durante o primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade à distância (EAD) viu a procura subir 9,8% no mesmo período.

O Instagram é hoje uma das redes sociais preferidas pelos internautas no Brasil, com 95 milhões de usuários, segundo relatório de 2020, feito em parceria entre We Are Social e  Hootsuite.

Inovações & Inovadores

A Food and Drug Administration aprovou um novo medicamento para a doença de Alzheimer, o primeiro em quase 20 anos de tentativas para encontrar um tratamento eficaz contra o mal degenerativo. O remédio aducanumab possui o nome comercial Aduhelm, e é uma infusão intravenosa com aplicação mensal para retardar o avanço da doença em pessoas nos estágios iniciais, com sintomas leves e problemas de memória.

Trator autônomo e 100% elétrico

A agritech norte-americana Monarch Tractor lançou comercialmente um trator autônomo inteligente. A empresa diz ser a primeira empresa a lançar comercialmente um trator autônomo inteligente e totalmente elétrico ao mercado global. O equipamento chega no mercado por US$ 50 mil.

Diagnóstico de doenças em animais

A startup especializada em biotecnologia PetDx, de San Diego, Califórnia (EUA), anunciou esta semana que conseguiu criar uma biópsia líquida capaz de detectar câncer em cães antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam. O produto foi desenvolvido em parceria com a gigante Petco, companhia americana de capital aberto especializada em produtos pet. A novidade pode mudar o prognóstico de muitos animais, já que muitas vezes a doença só é detectada tardiamente.


Participe das conversas sobre o futuro

Conte para a gente se você gosta de conversas sobre o futuro:

    Seu Nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem

    Sua profissão tem futuro?

    Clique no link para avaliar quais as oportunidades e ameaças futuras à sua profissão. Avalie agora

    Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.