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Varejo em 2023: veteranos apontam 5 dicas para vender mais e melhor

CEO’s e executivos da Genius Returns, Aarin, We.digi, SmartHint, Grabr, Myrp e da Nexaas comentam recursos que são boas apostas para oos negócios em 2023

ilustracao de usuário de computador interagindo com redes - imagem: Pixabay

Léo Rodrigues
Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Faltando menos de um mês para o fim de 2022, o setor varejista se prepara para uma das mais importantes datas do setor: o Natal. Apesar de uma Black Friday frustrada, que não alcançou as expectativas de vendas, espera-se que o Natal injete R$ 66,6 bilhões na economia brasileira, e leve 81,2 milhões de pessoas às compras online, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil.

Dentre os que pretendem comprar online, 36% devem realizar quase todas as compras através da internet, 31% metade das compras, e 21% diz pretender comprar todos os presentes neste formato. E a respeito dos canais de compra, 77% devem utilizar apps, 76% sites, e 18%, o Instagram, fazendo do e-commerce uma peça-chave para a data.

Considerando estes dados, especialistas de diversas empresas do setor varejista, de tecnologia e de e-commerce listam soluções que vêm sendo utilizadas e gerando bons resultados de vendas ao longo do ano, assim como devem gerar neste Natal, e que são boas apostas para serem implementadas já em 2023. Veja a seguir:

1 – Logística reversa

Em períodos de movimentação no varejo, muitas empresas acabam deixando de lado a questão da logística reversa. “Pequenos comerciantes online podem acabar perdendo clientes sem uma política clara, satisfatória e bem estruturada de troca e devolução. Aproveite o tempo que antecede a data para estimar a possível demanda extra de trocas e devoluções e definir estratégias que comportem esse aumento de maneira eficiente”, afirma Maurício Cwajgenbaum, CEO e Co-Founder da Genius Returns, plataforma de automação e gestão de logística reversa.

2 – Abandono de carrinho

Um dos desafios do e-commerce é a alta taxa de abandono de carrinho, comumente causado por questões como valor do frete, formas de pagamento limitadas ou problemas na usabilidade. “Considerando que datas como a Black Friday e o Natal atraem muitos clientes, é importante que o lojista tenha ao seu lado transportadoras parceiras, diversifique os formatos de pagamento com diferentes bandeiras de cartão, além da possibilidade de recuperação de boletos, e tenha um olhar cuidadoso com o UX Design da sua plataforma. Esses são só alguns dos exemplos a serem observados e aprimorados para alavancar as vendas”, explica Felipe Trudes, sócio-fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce.

Para Ticiana Amorim, CEO da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance do país, os pagamentos com o Pix também facilitam e ajudam na diminuição do abandono das compras. “O Pix está assumindo um lugar de protagonista na vida dos consumidores. Na Black Friday de 2021, por exemplo, a solução de Pix para checkout da Aarin aumentou em até 32% a taxa de conversão dos nossos clientes, além da diminuição de desistência das compras ser consequência de descontos no pagamento à vista, sem taxas de cartões, sem uso do limite e diminuição de dados solicitados no cadastro, fatores que otimizam o processo para o consumidor”, finaliza a CEO.

3 – Boa experiência ao cliente

Parece óbvio, mas muitas lojas ainda pecam em garantir a performance de suas plataformas, perdendo potenciais clientes. “Para evitar o desgaste do cliente, é fundamental personalizar sua experiência de compra a partir de análise de dados para entender seu modo de consumo. Vitrines de recomendação, busca inteligente e pop-ups de retenção são algumas das ferramentas utilizadas nesse processo para entender exatamente o que o cliente busca e, claro, fidelizar esse consumidor”, explica Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, do grupo Magazine Luiza.

4 – Retenção de clientes

Com 2023 se aproximando, a busca do consumidor por preços cada vez mais atrativos é grande. De acordo com Ivan de Castro, Head de Marketing da América Latina da Grabr, plataforma que possibilita a compra de produtos mais baratos fora do Brasil, essa é uma boa hora para fidelizar clientes. “É importante que a experiência seja vantajosa para os dois lados, tanto para o comprador, que pode pagar bem mais barato para adquirir um produto fora do país com a Grabr, quanto para o viajante que pode ganhar dinheiro trazendo esse produto. Nossa prioridade é que isso desenvolva o interesse do cliente pela plataforma durante todo o ano, não apenas em datas comemorativas”, ressalta Castro.

A Grabr registrou aumento de 25% em suas vendas em 2022, se comparada ao ano anterior, sendo o Brasil o país da América Latina que mais encomendou produtos do exterior, representando 87% dos pedidos no primeiro semestre de 2022.

5 – Omnicanalidade

Tibério Valcanaia, diretor técnico do Myrp, sistema de gestão empresarial e frente de caixa (PDV) 100% online, destaca que apostar na omnicanalidade é um bom investimento para os lojistas. “Com um cenário em que mais de 50% dos brasileiros passaram a consumir de forma híbrida durante a pandemia, poder realizar uma compra usando mais de um canal está se normalizando”, afirma, citando dados de uma pesquisa All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box. “Imagine seu cliente receber sua camisa do brasil, ou qualquer outra mercadoria vinculada ao jogo da copa, comprada poucos minutos antes do jogo, ou retirar em uma loja no caminho do bar em que assistirá ao jogo. Isso é possível graças às estratégias omnichannel”, ressalta Valcanaia.

Já para Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, investir em uma estratégia phygital, que une o varejo físico e digital, é muito atraente aos consumidores. “Adotar esse conceito no negócio, integrando diversos canais de venda, proporciona uma experiência de compra facilitada, fluida, e que vai ao encontro das preferências do próprio cliente. Inclusive, é uma ótima tática de fidelização em que as empresas podem apostar”, conclui.

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