sexta-feira, abril 26, 2024
24.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Quatro pontos essenciais para crescer em 2021

ambiente interno de shopping mostrando escada rolante vazia foto pixabay
Especialista aponta quatro pontos essenciais para as empresas investirem em 2021, considerando que o mercado ainda será de baixa recuperação

Radar do Futuro

O ano de 2021 será um ano ainda com muitos desafios para o mercado de maneira geral. Mesmo quando houver vacina, vamos continuar com muitas restrições e seguiremos com baixa interação física. A expectativa é de Carlos Busch, administrador de empresas com ampla formação em áreas de negócios no exterior. O raciocínio leva em conta uma comparação do desempenho esperado com o 2019, e não com 2020. Por este parâmetro, o resultado ainda será de retração.

Alguma recuperação de fato deve — ou pode — ocorrer a partir de 2022, avalia Busch, que também é colunista do MIT Technology Review Brasil e executivo do mercado de CRM. Um estudo da McKinsey, uma das principais consultorias de negócios do planeta, reforça a a tese de que o próximo ano será de retração se comparado a 2019. Mesmo em um cenário positivo de crescimento de 5% em 2022, o setor de moda não terá revertido os prejuízos acumulados nos tempos de pandemia.

Para o executivo, quem quiser prosperar neste 2021 que está chegando, deve focar em quatro pontos fundamentais. O primeiro, assinala, é o reconhecimento de que ainda haverá uma baixa circulação de pessoas pelos ambientes comerciais, na comparação com os “tempos normais”. Portanto, a demanda por consumo em lojas físicas e online tende a ser ainda inferior, principalmente no primeiro semestre.

Desta forma uma questão fundamental em que os executivos devem investir é entender o perfil dos seus consumidores e trabalhar nas demais variáveis da equação de vendas. Ou seja, se antes o varejo, por exemplo, trabalhava com 5% de conversão, agora deverá investir mais tempo em análise e experiências dos consumidores, buscando aumentar este percentual.

Empresas que investirem mais em relacionamento, análise de dados e experiência com seus consumidores serão as protagonistas de 2021, pois hoje vivemos a Era da Inteligência e não mais a era da Digitalização.

Outro fator fundamental, como terceiro ponto de destaque, para a nossa sociedade, principalmente em decorrência da entrada de novas gerações e pelo momento social que todos vivemos, é o propósito. Cada vez mais os consumidores irão se questionar qual o impacto que aquela marca estará retornando a sociedade, qual o propósito da mesma, qual o sendo de apoio e justiça que aquela marca representa nos tempos atuais. Quem tiver de fato um propósito alinhado com os desejos da sociedade, e de fato realizar de forma verdadeira, terá um grande apoio adicional dos seus consumidores e do mercado de maneira mais ampla.

Com todo o contexto da pandemia em 2020, o ano de 2021 trará ainda uma posição de menos consumo por parte das pessoas, agregando ainda conceitos de reutilização consciente de produtos e assim por diante. Logo o volume do desejo pela compra por si será também menor.

E o último ponto é com base no diferencial competitivo que as marcas e empresas trarão com o uso da tecnologia. Uma jornada mais integrada, compartilhando informações pertinentes ao consumidor (para ter a atenção do mesmo) com uso de marketing digital, oferta de mais conveniência são alguns dos bons usos que a tecnologia poderá trazer e diferenciar para as empresas. “E o melhor é que, hoje, estes recursos tecnológicos estão disponíveis para qualquer tamanho de empresas. Pequenas ideias podem fazer grandes mudanças”, finaliza.

Edições anteriores

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia tende a...

Capacitação sobre financiamento climático mira em lacuna de até US$ 6 trilhões

Evento organizado por iCS, IFS e CASI discute financiamento...

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram os principais...

Empregos ligados à matemática são mais resilientes em épocas de crise

Estudo sobre a força da matemática destaca que o...