domingo, abril 28, 2024
17.5 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas de Conjuntura: 19 de janeiro de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para avanços da extrema-direita global, animada com o início da campanha de Donald Trump

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

Um legítimo discurso de uma liderança mundial da extrema direita que perdeu completamente o pudor. Esta é uma das melhores definições sobre o comportamento do ex-presidente Donald Trump após a vitória, com folga, nas primeiras prévias para as eleições dos Estados Unidos deste ano. 

O que esperar do futuro diante da afirmação de Trump de que pretende expulsar todos os imigrantes dos Estados Unidos? Segundo ele, “os imigrantes saem de prisões, manicômios e países que nunca ouvimos falar”. 

O que vem pela frente?

A extrema direita volta a crescer numa velocidade assustadora no mundo. Avança na Europa e na América Latina. Nos Estados Unidos, Trump tem tudo para vencer. A não ser que os Democratas consigam dar um golpe – possibilidade imaginada por alguns analistas. 

A “força” de Trump é creditada à mediocridade da gestão Biden, às guerras, e à recuperação frágil da economia, que não enfrenta a alta concentração de renda. 

Por que vai crescer?

O colapso do sistema capitalista, desde 2008, é um presente para a extrema-direita. Para analistas, teremos tempos mais tenebrosos ainda pela frente se os seus militantes não forem controlados.

Reações pontuais

Manifestações pelo mundo protestam contra o massacre genocida de Israel contra os palestinos. Em várias cidades do mundo, inclusive dos Estados Unidos, atos reúnem milhares de pessoas. Leia   

Na Alemanha, milhares de pessoas foram às ruas para rejeitar a permissão de partido de extrema-direita.E agricultores alemães protestaram contra gastos do governo no financiamento da guerra da Ucrânia.

Conjuntura

Em várias partes do Brasil, as temperaturas ficam acima do normal para esta época. A diminuição da nebulosidade que ocorreu em parte do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste facilitou o aumento do calor esta semana. Várias capitais brasileiras registraram recorde de calor para o ano de 2024.

Glifosato assassino – Água no Brasil pode concentrar 5 mil vezes mais o agrotóxico cancerígeno da Bayer do que a Europa, segundo pesquisa conduzida pelo Pesticide Atlas. 

Groenlândia perdeu mais gelo do que se pensava – Pesquisadores dos EUA compilaram cerca de 240 mil imagens de satélite tiradas de 1985 a 2022 e revelam que  elevação ameaça intensificar as inundações em comunidades costeiras e insulares.

Ambiente econômico

O mais recente relatório da Oxfam, organização global contra a pobreza e desigualdade, expõe dados alarmantes sobre a concentração de riqueza no Brasil e no mundo. Segundo o relatório, 63% da riqueza brasileira está nas mãos de apenas 1% da população, enquanto os 50% mais pobres detêm somente 2% do patrimônio nacional. 

Força para a economia interna – A Petrobras anunciou investimentos de até R$ 8 bilhões na ampliação da refinaria Abreu e Lima. O complexo vai aumentar a produção nacional de diesel, diminuindo a dependência de outros países. A obra deve gerar 30 mil empregos.

Foco no déficit zero – O Ministério da Fazenda negocia com o Congresso uma estratégia de redução gradual da desoneração da folha de pagamento. As negociações são parte de um esforço para cumprir a promessa de zerar o déficit primário do governo neste ano

Inflação sob controle – Alimentos sobem em 2023 na menor taxa nos últimos anos.

Projeção do PIB – O Banco Mundial elevou previsão do PIB Brasil para 2023 e 2024, mas reduziu para 2025.

Fim de privilégio – O Governo acabou com isenção de Imposto de Renda concedida por Jair Bolsonaro para pastores e líderes religiosos, decretada em julho de 2022. A iniciativa reforçou a cooptação de lideranças evangélicas em meio à iminente derrota nas urnas. 

Ambiente político-jurídico

Carlos Jordy, deputado federal do PL do Rio de Janeiro, é alvo de investigações da Polícia Federal. Ao autorizar buscas e apreensões em residência e locais de atividades do parlamentar, Alexandre de Moraes e a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicaram “forte ligação” do deputado bolsonarista com o extremista Carlos Victor de Carvalho, conhecido como CVC, preso pelos atos golpistas. 

“República de Curitiba” vira alvo – O Supremo Tribunal Federal torna Moro oficialmente investigado por usar o ex-deputado estadual paranaense Tony Garcia como agente infiltrado. Atendendo a pedidos da Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República, Dias Toffoli determinou a abertura de inquérito contra Moro e procuradores da Lava Jato para apurar fraudes na força-tarefa

A PGR cita uso ilegal da delação e a PF vê crimes de concussão, fraude processual, coação, organização criminosa e lavagem de capitais

Bolsonaro irritado – O ex-presidente ficou irritado com elogios de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, a Lula. “Se continuar assim, vai implodir o partido. Pessoa do partido dando declaração absurda, como ‘o Lula é extremamente popular'”, disse Bolsonaro. Depois, tentou amenizar a situação.. 

CGU revela que certificado de vacinação de Bolsonaro é falso

Lei favorece concentração da mídia – Lula sanciona projeto que possibilita a expansão do tamanho da mídia tradicional de rádio e TV. A iniciativa foi criticada pelos movimentos sociais e apoiadores, para quem pode ocorrer o fortalecimento da oposição ao próprio governo. 

Ambiente social

Uma postagem com milhares de curtidas no X/Twitter, expõe a vida de luxo de André Valadão, empresário evangélico que mora nos EUA e ostenta roupas de grifes e hábitos caros. A postagem também chama atenção por comparar a vida abastada de Valadão com o cotidiano de Julio Lancellotti, padre católico que apoia moradores de rua em São Paulo. . 

Nos comentários, internautas exigem a instalação de uma CPI na Câmara para apurar a prática de abuso na arrecadação de valores dos fiéis para enriquecimento pessoal. 

Crise civilizacional – O pastor norte-americano Douglas Wilson, defensor da escravização, era um dos principais convidados do “Congresso evangélico Encontro para a Consciência Cristã“ que será realizado na Paraíba, em fevereiro. Diante da repercussão negativa do evento, ele foi desconvidado.

Conservadorismo médico – Em mais uma iniciativa questionável eticamente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou uma pesquisa que questiona os médicos sobre o apoio à aplicação de vacina contra Covid para crianças entre um e seis anos. A decisão não cabe aos profissionais da medicina.

Efeitos da desregulamentação das bigtechs – Microsoft é condenada a entregar dados sobre quem publicou ofensas contra conteúdos falsos sobre Marielle Franco. As empresas não entregam 

Fakenews sobre entrega de mil reais para quem foi afetado pela chuva causa tumultos no Rio de Janeiro. 

Ambiente geopolítico

Campanha pede apoio internacional à iniciativa sul-africana de condenar Israel por ataques à Palestina. A iniciativa tem o apoio de mais de 870 organizações de todo o mundo, que  defendem a adesão à ação da África do Sul no Tribunal Penal Internacional. O Brasil apoia a denúncia de condenação de Israel por genocidio 

Incertezas crescentes – Pesquisadores concordam sobre papel dos houthis, grupo rebelde do Iêmen que apoia a causa palestina, mas divergem sobre os rumos do conflito. Há dúvidas sobre os efeitos das ações entre os EUA e grupo do Iêmen no Mar Vermelho, se sinalizam expansão da guerra pelo Oriente Médio.

Avanços do extremismo de direita – O Equador declara ‘conflito armado interno’ e põe Exército nas ruas. A violência explodiu após o presidente Daniel Noboa decretar estado de exceção. Um grupo de homens armados e encapuzados invadiu uma TV, que transmitiu ao vivo a ação dos criminosos.

Extremistas saúdam o fascismo na Itália – País comandado pela extrema direita permite manifestação com centenas de fascistas realizando saudação típica da época de Benito Mussolini

Um grupo de norte-americanos organiza caravana para reivindicar o fim do bloqueio econômico a Cuba. 28 de janeiro é data de José Marti 

No Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, a China defende o multilateralismo, como processo irreversível e assume papel especial de iniciativas pacíficas. 

Indicadores 

Brasil retoma ritmo pré-pandemia e recebe 5,9 mi de turistas em 2023 Argentinos foram a maior parte dos visitantes internacionais, com 1,9 milhão de entradas; ano fechou 7% abaixo da marca histórica de 2019…

Dois terços das melhores redações do Enem foram produzidos por candidatos do Nordeste. 

Crimes cometidos por CACs crescem mais de 1000% em cinco anos no Distrito Federal

62% dos gastos governamentais dos EUA são destinados a ações militares

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...