sábado, abril 27, 2024
21.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas conjunturais: 24 de novembro de 2023

Notas conjunturais reúnem informações relevantes sobre os acontecimentos que impactam o presente e o futuro dos indivíduos e da sociedade

CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro

Como o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, chegou ao poder? A resposta pode ser muito mais óbvia do que imagina a filosofia de boteco do dia a dia: ele é o personagem que toda mídia hegemônica sonha. Mau caráter, militar, corrupto, ator, palhaço ou idiota, tanto faz. Quem detém a grana controla o poder, controla o discurso, domina a comunicação. E controla as mentes das massas.

A história da manipulação não começou agora. Nos últimos anos, a revolução prometida pela internet não espalhou nem conhecimento, nem consciência. As mídias digitais tiraram o domínio das midias tradicionais. A comunicação unidirecional perdeu. Mas, como definiu o escritor Umberto Eco, as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis, dominados agora pelas grandes empresas de tecnologia.

A prova: no X/Twitter:

Há argentinos achando que cem pesos valeração cem dólares. Idiotas pobrezitos, vão pagar caro pela ignorância..

No Tik Tok, qualquer influenciador ou influenciadora, astrólogo, por exemplo, mobiliza milhões de acessos. Já um pesquisador sobre os impactos do clima tem algumas dezenas de acessos.

Política

Legislativo x Judiciário – PEC do Senado tenta limitar os poderes dos ministros do STF tomarem decisões monocráticas. Se passar pela Câmara dos Deputados, a iniciativa pode ser barrada pelo próprio Supremo, por inconstitucionalidade.

Por que importa? Imagine, o STF perde força. Quem sai ganhando são deputados e senadores, que já não dão satisfação de seus atos para os brasileiros. Para o bolsonarismo, pode ser um passo para anular decisões na corte no Congresso.

Vencedores sempre vencem – O ministro Cristiano Zanin anulou decisão do Superior Tribunal do Trabalho (TST), que reconheceu vínculo empregatício entre empresa de aplicativo e trabalhador. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, o STF anulou 63% das sentenças do TST sobre vínculos de emprego em 2023.

Teoria x prática – Lula veta desoneração das folhas de salários, gerando reação dos empresários e do Congresso. A decisão do governo deve ser rejeitada pelos parlamentares.

Gleisi Hoffman

Presidenta Nacional do PT

Mercado, empresários, mídia, presidentes da Câmara e do Senado exigem déficit zero nas contas do governo. Mas quando o presidente Lula veta a desoneração que o Congresso deu a determinados setores, parece que o mundo vai acabar. São liberais só com as verbas do executivo, que atendem à população. Quando se trata do imposto que devem pagar esse liberalismo acaba. Lula e Fernando Haddad fizeram bem em não prorrogar um benefício que custa 25 bilhões e sem nenhuma comprovação de que gerou empregos!

Chefão do ódio – Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciou Carlos Bolsonaro como comandante do “Gabinete do Ódio”, a estrutra responsável pela distribuição de informações falsas e mensagens de ódio para as redes sociais. A fábrica de fakenews funcionou dentro do Palácio do Planalto durante o governo .

Ode à violência – Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, os deputados bolsonaristas Rodrigo Amorim (PTB) (que quebrou a placa de Marielle Franco) e Alan Lopes (PL) fazem Moção de Aplausos ao comandante do Batalhão de Policiamento em Estádios (Bepe), coronel Ferreira, por ação violenta contra argentinos durante jogo entre Brasil e Argentina no Maracanã, onde dezenas de pessoas ficaram feridas, incluindo crianças. (MídiaNinja)

Sociedade e clima

Clima crítico – Em novembro de 2023, as temperaturas globais ultrapassaram brevemente um valor de referência que os cientistas do clima tanto temiam. Dados provisórios sugerem que a temperatura média global provavelmente tenha ultrapassado uma marca crítica de 2 °C acima dos níveis pré-industriais.

Ansiedade climática – Mais pessoas ao redor do mundo, inclusive de países emergentes, estão desistindo de ter filhos por conta do fenômeno da “ansiedade climática”, ou seja, um sentimento de angústia relacionado aos impactos do aquecimento global e dos eventos extremos.

E daíUm levantamento feito pelo Google a pedido da BBC mostrou que, só em português, as buscas pelo termo “ansiedade climática” aumentaram 73 vezes nos primeiros dez meses deste ano, comparado a igual período em 2017.

Preconceito – Homenageada no dia da Consciência Negra, Vilma Nascimento, porta-bandeira da Portela, foi vítima de um ato inaceitável numa loja do aeroporto de Brasília. Foi obrigada a abrir sua bolsa na frente de todos para provar que não havia furtado nenhum produto.

Não espere. Aja

Revolta popular – Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, a população foi “buscar” a assistência técnica da Enel diretamente na sede. A empresa privada deixou a população mais de 24 horas sem energia. A galera se revoltou e foi pessoalmente buscar a assistência.

“Isso é o que acontece quando a população acredita em políticos, empresários e jornalistas malandrões que defendem a privatização”, assinala Vinício Betiol, mestre em geopolítica pela UERJ.

Crise no coworking – A WeWork, empresa global de coworking – cujo valor de mercado chegou a atingir US$ 47 bilhões (cerca de R$ 230 bilhões) – entrou com pedido de recuperação judicial em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no dia 6 de novembro. A crise da megacorporação dos espaços de trabalho cria especulações sobre o futuro do setor.

Alerta de saúde – Novo surto de pneumonia em crianças chinesas preocupa a Organização Mundial de Saúde. São “focos de pneumonia sem origem definida” que supostamente se espalham entre crianças no norte do país. As autoridades chinesas atribuíram o aumento de doenças semelhantes à gripe neste inverno ao relaxamento das medidas restritivas relacionadas à pandemia de covid-19.

INDICADORES

Negócios militares – Desvios de armas e munições dos quartéis do Exército registraram recorde, com salto em 2023. A maior quantidade ocorreu em São Paulo.

Preocupações da população – Para 60,8% dos brasileiros, criminalidade e tráfico de drogas representam o maior problema do País atualmente, aponta pesquisa Atlas Intel

Poluição sem controle – As emissões globais de CO2 atingiram 37 mil milhões de toneladas em 2021, com os oceanos a absorverem 25% anualmente. O aumento das emissões atmosféricas ultrapassa o sequestro oceânico, causando uma acidez prejudicial aos oceanos.

SINAIS DISTÓPICOS

Deputadas ameaçadas – A deputada estadual de Minas Lohanna França alerta que está há 90 dias sob ameaça da direita radical. São e-mails sobre estupros corretivos, morte. “Mensagens detalham como nossas casas invadidas, como matar nossa equipe, ou espalhar partes de nossos corpos. Alguns e-mails até com imagens de corpos. Vivemos sob escolta policial 24 horas, dormimos e levantamos com uma viatura na nossa porta.”

Gaza continua – ‘Estávamos fechados em Gaza e agora estamos fechados no Brasil’. A afirmação é de Hasan Rabee, um dos 32 resgatados pelo governo brasileiro, que agora sente os efeitos da perseguição de bolsonaristas. Agora, ele e a família precisam ser protegidos por policiais brasileiros.

Não deu na imprensa (tradicional)

Aeronaves israelenses mataram grande parte dos israelenses no dia 7 de outubro. A informação foi divulgada pelo Haaretz, maior jornal israelense, um mês depois de vários órgãos investigativos apontarem os indícios, inclusive com vídeos de militares.

Como consequência,

o governo de Israel lançou agora campanha contra o jornal por “contrariar os interesses sionistas” ao “enfraquecer as razões da ofensiva militar”.

O professor israelense Meir Baruchin foi preso por ‘retratar palestinos como seres humanos’: “tento dar para eles nomes e rostos para que mais israelenses possam ver os palestinos como seres humanos”, afirmou.

O eurodeputado irlandês Mick Wallace, acusou a hipocrisia da UE no conflito do Médio Oriente: “Como, em nome de Deus, poderá a UE voltar a falar de direitos humanos onde quer que seja?, após o genocídio que não consegue sequer condenar.”

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...