Sense Bike inaugura unidade de loja conceito, de olho no consumidor do futuro
Sense Bike inaugura unidade de loja conceito, de olho no consumidor do futuro

Radar do Futuro

Belo Horizonte ganhou sua primeira loja-conceito de bicicletas. Inaugurada no último dia 5, a unidade da Sense Bike, localizada na avenida Raja Gabaglia mira o que a empresa define como “consumidor ciclista do futuro”. É o comprador que vai exigir a customização das bikes e a decoração personalizada ao gosto dele. A loja física será um complemento do atendimento on-line, onde ele pode visualizar os produtos, escolher, obter o aconselhamento, a prescrição correta da bike para ele, a manutenção, os ajustes necessários para se adequar as suas medidas”,

Segundo o chief executive officer (CEO) da Sense Bike, Henrique Ribeiro”o Bikefitting é um serviço de assessoria personalizada que calcula e ajusta a bicicleta para as medidas corporais e a flexibilidade de cada ciclista”. A localização da unidade, na avenida Raja Gabaglia, foi definida pela possibilidade de conectar estrategicamente as principais rotas de pedal esportivo na região. Ela também objetiva ser um ponto de referência, encontros e partidas de ciclistas.

“A vontade de se relacionar com o ciclista permanece. A loja vai funcionar também como uma estrutura de apoio para grupos de ciclistas”, explica Ribeiro. E é por isso que a unidade conta também com uma área de alimentação e uma oficina envidraçada Shimano Service Center. A empresa também credita o crescimento e as oportunidades a mudanças de comportamento da sociedade, que cada vez mais, busca por um estilo de vida mais saudável. Henrique Ribeiro também lembra que a bicicleta sempre fez parte da vida da população e pode ser uma ferramenta mais prática para favorecer esse estilo. “A bike é um dos poucos esportes que as famílias ensinam aos seus filhos desde muito novos, então, essa conexão já é facilitada”.

Investimentos

A instalação da unidade da Sense Bike demandou um investimento de R$ 400 mil e deve fazer o faturamento da marca crescer em pelo menos 30% na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No País, a marca negocia os seus modelos de bicicletas em 2.600 lojas parceiras no Brasil. Mas a loja recém-inaugurada na Capital se torna a primeira unidade própria da marca, que vai funcionar como um laboratório para que outras unidades sejam implementadas. O plano de expansão da marca prevê abrir 100 lojas próprias nos próximos cinco anos em todo o País.

Este movimento faz parte do plano de expansão da empresa que projeta abrir 100 lojas-conceito nos próximos cinco anos. Um processo que teve impulso em abril deste ano, quando a Sense Bike adquiriu a Swift Carbon, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono com operação industrial na cidade do Porto, em Portugal. A aquisição abriu espaço para vendas em mais de 40 países, entre Europa, Ásia, América e Oceania.

E o mercado brasileiro já sentirá reflexos destas ações em agosto próximo, quando haverá o lançamento da linha 2019 da Sense Bike, com modelos inéditos de bicicletas de carbono.

Desde que foi criada, em 2009, a Sense Bike fabrica bicicletas feitas por apaixonados para apaixonados por bikes.  “Dispor de espaços exclusivos, onde as pessoas possam explorar e experimentar todos os produtos e interagir com a comunidade do pedal, reforça a proximidade da marca com esses consumidores apaixonados”, afirma o CEO Henrique Ribeiro. “Esse novo modelo de loja vai além de mero ambiente de consumo, pois cria uma atmosfera de interação favorável à ampliação de experiências”, completa.

Este primeiro projeto tem o objetivo de desenvolver o modelo que combine viabilidade econômica com a mais intensa experiência da marca com seus consumidores. O investimento direto para abertura desta primeira loja foi de aproximadamente R$ 400 mil, sem considerar o capital aplicado na criação do conceito e da estratégia. Isto permitirá que novos endereços passem a ter esta mesma estrutura e visual, tudo para enfatizar a obstinação por qualidade e para estimular o desejo de conhecer a marca e seus produtos, reforçando a personalidade da Sense Bike.

A ideia é desenvolver a unidade em um formato que possa se desdobrar em franquia a médio prazo. Ela conta com seis funcionários, todos ciclistas e especialistas do ramo. Além disso, a diferença entre uma loja tradicional de bicicletas e a loja da Sense Bike é justamente o  conceito.

A Sense Bike

Integrante da Lagoa Participações – grupo mineiro que desde 1981 investe no universo de duas rodas – a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2012, foram lançados os três primeiros modelos de bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido.

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

Nos últimos dois anos, a Sense Bike foi escolhida consecutivamente como a Melhor Marca Nacional de Bicicletas, recebendo da Revista Bike Action o prêmio Guidão de Ouro. A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.