sexta-feira, abril 26, 2024
22.8 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Dia Mundial do Futuro: pensadores globais juntos no 1º de março

imagem de divulgação do dia mundial do futuro - o futuro que se aprende na escola
Divulgação

Dia Mundial do Futuro terá conversa  24 horas ao redor do mundo no dia 1º de março ao meio-dia seja em qualquer fuso horário em que estejam

O Dia Mundial do Futuro, que esse ano estará em sua oitava edição,  foi criado por dois think tanks:   Humanity + e  Millennium Project. Futuristas, pesquisadores, pensadores, lideranças, agentes sociais e pessoas de vários tipos de atividades dos cinco continentes irão interagir  numa conversa  24 horas ao redor do mundo no dia 1º de março ao meio-dia seja em qualquer fuso horário em que estejam.
 
A cada ano, gente de todos os continentes debate ideias sobre mundos possíveis do amanhã numa conversa descontraída, aberta e sem compromissos. Pesquisas são compartilhadas, colaborações são criadas e novas amizades são feitas.
 
O Projeto Millennium, um think tank global de foresight participativo, vai hospedar esta conversa sobre o futuro em colaboração com a Associação de Futuristas Profissionais (APF), Humanity +, a Rede de Alfabetização de Futuros Globais da UNESCO, a Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS), e a World Futures Studies Federation (WFSF). Qualquer um pode puxar uma cadeira cibernética nesta mesa global e participar da discussão.
 
Ouvindo os jovens

Durante esse dia em que vários temas relacionados ao futuro estarão na pauta do dia,  o movimento global Teach the Future, que promove a alfabetização de futuros no ecossistema de educação, irá abrir espaço especial para escutar os jovens sobre o que eles estão sentindo e pensando sobre o futuro da educação, afinal é para o futuro deles que trabalhamos e  são eles que  têm mais futuro para viver e transformar.
 
Teach the Future coloca os jovens como protagonistas do futuro nessa grande conversação global.

Dia Mundial do Futuro

JOVENS ESTUDANTES VÃO FALAR SOBRE O FUTURO QUE SE APRENDE NA ESCOLA

1º de março às 10 horas
 
Quer ouvir as visões dos jovens brasileiros sobre o futuro e conversar com eles? Então, não perca esse encontro que Teach the Future Brasil vai promover dia 1 de março às 10 horas (hora Brasilia).

Inscrições gratuitas aqui 👇🏼👇🏼👇🏼

www.sympla.com.br/dia-mundial-do-futuro__1130681

Convidados


Teteus Bionic: 12 anos. Começou a ensinar programação de jogos com 7 anos, palestra e estuda Astronomia desde os 9 e quer ser Astronauta. É Embaixador Mirim da IBM e Code Clube Brasil, 
 
Catarina Xavier:  12 anos. A Cat, é apaixonada por matemática e lançou um canal no youtube com mais de 25 mil inscritos o catmat para falar sobre o tema de forma descontraída e ensinar outros jovens. O conteúdo é tão bom que até mesmo os professores tem recorrido a eles. 
 
Micaele Vitória: 17 anos. É apaixonada por ciência, se diz “ da vida, da ciência e do por quê?” Pesquisa astronomia, tirou segundo lugar no concurso da NASA Space APPS São Paulo Challenge 2020.
 
Guilherme Medeiros: 17 anos. É um ativista e empreendedor social;  seu objetivo de vida é melhorar a sociedade na qual vivemos, acredita na força do coletivo e na colaboração para que possamos atingir sociedades mais igualitárias. É integrante da rede conhecimento social.

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...