domingo, junho 7, 2026
18.1 C
Belo Horizonte

Dia Mundial do Futuro: pensadores globais juntos no 1º de março

imagem de divulgação do dia mundial do futuro - o futuro que se aprende na escola
Divulgação

Dia Mundial do Futuro terá conversa  24 horas ao redor do mundo no dia 1º de março ao meio-dia seja em qualquer fuso horário em que estejam

O Dia Mundial do Futuro, que esse ano estará em sua oitava edição,  foi criado por dois think tanks:   Humanity + e  Millennium Project. Futuristas, pesquisadores, pensadores, lideranças, agentes sociais e pessoas de vários tipos de atividades dos cinco continentes irão interagir  numa conversa  24 horas ao redor do mundo no dia 1º de março ao meio-dia seja em qualquer fuso horário em que estejam.
 
A cada ano, gente de todos os continentes debate ideias sobre mundos possíveis do amanhã numa conversa descontraída, aberta e sem compromissos. Pesquisas são compartilhadas, colaborações são criadas e novas amizades são feitas.
 
O Projeto Millennium, um think tank global de foresight participativo, vai hospedar esta conversa sobre o futuro em colaboração com a Associação de Futuristas Profissionais (APF), Humanity +, a Rede de Alfabetização de Futuros Globais da UNESCO, a Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS), e a World Futures Studies Federation (WFSF). Qualquer um pode puxar uma cadeira cibernética nesta mesa global e participar da discussão.
 
Ouvindo os jovens

Durante esse dia em que vários temas relacionados ao futuro estarão na pauta do dia,  o movimento global Teach the Future, que promove a alfabetização de futuros no ecossistema de educação, irá abrir espaço especial para escutar os jovens sobre o que eles estão sentindo e pensando sobre o futuro da educação, afinal é para o futuro deles que trabalhamos e  são eles que  têm mais futuro para viver e transformar.
 
Teach the Future coloca os jovens como protagonistas do futuro nessa grande conversação global.

Dia Mundial do Futuro

JOVENS ESTUDANTES VÃO FALAR SOBRE O FUTURO QUE SE APRENDE NA ESCOLA

1º de março às 10 horas
 
Quer ouvir as visões dos jovens brasileiros sobre o futuro e conversar com eles? Então, não perca esse encontro que Teach the Future Brasil vai promover dia 1 de março às 10 horas (hora Brasilia).

Inscrições gratuitas aqui 👇🏼👇🏼👇🏼

www.sympla.com.br/dia-mundial-do-futuro__1130681

Convidados


Teteus Bionic: 12 anos. Começou a ensinar programação de jogos com 7 anos, palestra e estuda Astronomia desde os 9 e quer ser Astronauta. É Embaixador Mirim da IBM e Code Clube Brasil, 
 
Catarina Xavier:  12 anos. A Cat, é apaixonada por matemática e lançou um canal no youtube com mais de 25 mil inscritos o catmat para falar sobre o tema de forma descontraída e ensinar outros jovens. O conteúdo é tão bom que até mesmo os professores tem recorrido a eles. 
 
Micaele Vitória: 17 anos. É apaixonada por ciência, se diz “ da vida, da ciência e do por quê?” Pesquisa astronomia, tirou segundo lugar no concurso da NASA Space APPS São Paulo Challenge 2020.
 
Guilherme Medeiros: 17 anos. É um ativista e empreendedor social;  seu objetivo de vida é melhorar a sociedade na qual vivemos, acredita na força do coletivo e na colaboração para que possamos atingir sociedades mais igualitárias. É integrante da rede conhecimento social.

Edições anteriores

O futuro do transporte público nas palmas das mãos

Biostation aponta biometria palmar como caminho para viabilizar o...

Sistema usa inteligência artificial para identificar sinais de compulsão em telas

Tecnologia criada por pesquisador da Escola de Enfermagem de...

Brasil tem nova opção de tratamento para câncer de mama mais agressivo

Anvisa aprovou nova indicação de medicamento já usado no...

Futuro da inovação: estudo mapeia iniciativas na Amazônia

Estudo de pesquisadores tem o objetivo de entender como...

Ferramentas de IA aumentam vigilância e tensão no trabalho

"Muitos empregos permanecerão no futuro, mas serão mais pressionados,...