sábado, abril 27, 2024
21.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Conversas sobre o futuro: cuidado com quem tem medo de comunista

No atual estágio da sociedade, marcada por viés cognitivo, medo de comunista é um sinal do efeito Dunning-Kruger

Quarenta e quatro por cento dos brasileiros acreditam que o Brasil “corre risco de virar um país comunista” nos próximos anos. A constatação sobre o delírio coletivo, divulgada pelo instituto “Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica”, reflete a influência do efeito Dunning-Krueger. É uma demonstração de que a opinião das massas pode — ou tende — a não ser um bom indicador de acontecimentos prováveis do futuro.

Desconfie, portanto, de quem teme a implantação do comunismo no atual cenário do Brasil. E do mundo.

Sabe aquele seu conhecido que adora falar das “vantagens do liberalismo na economia”, durante as reuniões de família? Nunca frequentou um curso ou leu um livro, nem sabe que é Adam Smith, considerado como o pai do liberalismo e fundador da escola clássica. Mas ele tem convicções inabaláveis. Assim como a sua parente, que acredita saber tudo de política e que integra o grupo dos tementes do comunismo. E que participou das manifestações golpistas de 8 de janeiro, em Brasíla.

Sim, são integrantes do grupo “Dunning-Kruger.

O que é, afinal

O efeito Dunning-Kruger é o viés cognitivo pelo qual pessoas com baixa habilidade em uma tarefa ou conhecimento precário sobre um tema superestimam suas habilidades. As pessoas acreditam saber mais do assunto do que realmente sabem.

Há chances do comunismo se estabelecer no Brasil?

Para que exista alguma chance, a esquerda brasileira precisaria estar bem articulada. Não é o caso, como constatam especialistas sobre ciência política. Clique no link aqui para avaliar textos sobre o assunto.

Por que importa conhecer o efeito Dunning-Krueger

Há riscos em seguir pessoas portadoras do viés cognitivo. É certo que todos temos algum tipo de viés de pensamento. Mas os seus amigos e parentes são excessivamente confiantes. Tanto que até contagiam indivíduos ou grupos em volta.


Quando o autoritarismo vira padrão

“Não pode desembarcar na garagem porque as vagas são privadas”. Com autorização para retirar móveis da sala em um prédio comercial onde eu trabalhava até antes da pandemia, descubro que o senhor contratado para fazer a minha mudança não pode parar a caminhonete dentro do estacionamento do prédio. “As vagas são propriedade privada”, reitera o síndico.

Nem adianta argumentar sobre o dia da semana e o horário, sábado, 8h30 da manhã. Apenas três carros na garagem de umas 40 vagas. Nem adiantou jurar por Deus e prometer uma permanência de menos de 30 minutos. O síndico é irredutível. Recomenda usar o espaço, público, de carga e descarga na rua, distante uns 30 metros da entrada do prédio.

Ou seja, eu e meu ajudante devemos descer os móveis, retirar do elevador e subir uma rampa, carregando mesa, cadeiras, armários e sacolas com coisas pessoais até a caminhonete, no espaço público.

O que isso diz sobre o futuro?

Às vezes, algumas coisas parecem tão pequenas que nem damos importância para elas. Mais que a irritação do momento,demo vivenciei o incômodo com a impossibilidade de conversa. Não haveria argumento capaz de demover o síndico a buscar uma solução diferente daquela colocada no momento.

Em tempos de dissonância cognitiva, o pensamento predominante tende a dizer que “se há algo errado, a solução aparentemente mais lógica contende a ser aquela mais autoritária.”

Em resumo

Edições anteriores

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a mobilização de...

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...