sábado, abril 27, 2024
25 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

CGI.br realiza Seminário sobre desinformação on-line

O Seminário vai discutir casos internacionais em que notícias falsas tiveram papel determinante, questões relacionadas à economia de dados e política, e os desafios eleitorais no Brasil.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promoverá o Seminário Internet, Desinformação e Democracia, dando continuidade ao debate iniciado em 2018 sobre iniciativas democráticas e boas práticas para conter o fenômeno da desinformação na Internet. O encontro será realizado no dia 24 de julho, em São Paulo e é aberto à participação de todos os interessados. As inscrições, gratuitas, estão disponíveis no endereço: internetedemocracia.cgi.br/. As vagas são limitadas e haverá transmissão ao vivo por meio do canal do NIC.br no YouTube.

O Seminário vai discutir casos internacionais em que notícias falsas tiveram papel determinante, questões relacionadas à economia de dados e política, e os desafios eleitorais no Brasil. Para tanto contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, representantes da sociedade civil, setor privado e agentes públicos. A programação do evento terá ainda apresentações sobre o fenômeno da desinformação com a participação de Madeleine de Cock Buning, professora e pesquisadora, responsável pela produção do relatório sobre desinformação da Comissão Europeia, e Sergio Amadeu, professor da UFABC e um dos representantes da comunidade científica e tecnológica no CGI.br.

“A desinformação adquiriu enorme relevância na era da Internet, transformando-se em parte central do jogo político de nossas sociedades. Ela inclui não só as notícias falsas mas, também, a publicação proposital de notícia antiga ou fora de contexto, e a mobilização de grandes grupos — até mesmo usando robôs — para reforçar determinados discursos. É de extrema importância ampliar essa discussão e construir, de forma multissetorial, práticas para conter a desinformação on-line e minimizar seus impactos no processo democrático”, considera Amadeu, que irá comentar o conteúdo da publicação Internet, Democracia e Eleições – Guia prático para gestores públicos e usuários, el aborada pelo CGI.br em 2018 como resultado da “Oficina: Práticas Democráticas em Rede Diante do Discurso de Ódio e das Fake News”.

A programação do Seminário está disponível na íntegra no endereço: internetedemocracia.cgi.br/.

Anote na Agenda

Seminário Internet, Desinformação e Democracia

Data: 24 de julho (quarta-feira), a partir das 8h30
Local: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, Mezanino, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: internetedemocracia.cgi.br/. Vagas limitadas.
Transmissão Web: www.youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (www.cgi.br/principios). Mais informações em www.cgi.br/.

Em resumo

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro