sexta-feira, abril 26, 2024
28.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Impactos pós-pandemia são assunto do maior congresso jurídico de MG

Homem utiliza teclado para escrever em notebook Foto: Pixabay
IV Congresso de Direito do Vetor Norte (CDVN), que agora tem cunho solidário, acontece on-line entre os dias 20 e 22 de outubro

Sob o tema “Estado e Sociedade no mundo pós-pandemia”, evento gratuito conta com grandes referências nacionais e internacionais em seu line-up

Toda crise implica em grandes transformações. Com a COVID-19 não foi diferente. A pandemia impôs, do dia para a noite, uma reconfiguração nas formas de trabalho, de consumo e de relações sociais. Discutir soluções com um olhar jurídico sob as esferas pública e social é a premissa do CVDN, que será realizado de maneira totalmente virtual, com palestras transmitidas ao vivo pelo Youtube e apresentação de trabalhos temáticos realizadas por meio da plataforma de conferência Zoom. Um evento transformador, que tem o objetivo de estimular uma reflexão crítica e promete mudar a visão de mundo de quem participar.

Os conteúdos apresentados abordam assuntos latentes como democracia, racismo, saúde, cidadania e tecnologia. A experiência de o congresso ser realizado on-line ainda possibilitou a presença dos palestrantes internacionais. Entre os nomes mais esperados está David Carroll, professor universitário americano conhecido por desafiar a Cambridge Analityc e atuar no Filme “Privacidade Hackeada”, disponível na Netflix. “Democracia em tempos de Pandemia”, com Bruce Ackerman (Universidade de Yale) e “O Mercosul e a COVID-19: presente e futuro”, com Alejandro Perotti (Universidade Austral, na Argentina) também estão entre os assuntos mais cotados.

A programação foi dividida em dois momentos distintos. Nos períodos da manhã e da noite serão ministradas as palestras que circundam o tema geral do CDVN. Logo após cada uma delas, serão realizados debates conduzidos pelos próprios participantes. À tarde, serão apresentados os Resumos Expandidos, que têm o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e o debate sobre temas afetos ao contexto do congresso. Os trabalhos aprovados serão publicados sob a forma de anais. Caso os autores tenham interesse, também podem transformá-los em artigos, sob a forma de e-book.

“Somente em 2019 foram mais de 500 inscritos, entre profissionais e estudantes da área do Direito. A expectativa para este ano é bater a marca dos 800”, afirma o professor Raphael Maia, um dos coorganizadores do evento junto com o canal “Quero Aprender Direito”. O CDVN já recebeu, em anos anteriores, o ministro Luiz Fux, o procurador Rogério Grecco e o Tenente Pedro Aihara. Para Maia, o congresso é uma oportunidade única para discutir importantes e urgentes formas de reorganização de Estado e Sociedade após a pandemia da COVID-19, além de promover o networking, essencial para aprimorar o desenvolvimento acadêmico e profissional na área.

As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla. Uma das novidades deste ano é o cunho filantrópico do evento. Por meio da “Inscrição Solidária” (no valor de R$ 5,00), o participante poderá ajudar outras pessoas, além de receber um certificado de presença. Todos os recursos arrecadados serão integralmente repassados ao Instituto Show no Esporte Show na Escola, localizado em BH e à comunidade indígena Maxacali, que fica no Vale do Mucuri.

O Congresso de Direito do Vetor Norte

O CDVN, que já foi realizado por três anos consecutivos na Faculdade FAMINAS, acontece de forma totalmente on-line neste ano para evitar a aglomeração de pessoas. A escolha da região, que deu origem ao nome, se deu pelo Vetor Norte de Belo Horizonte ter se consolidado como um polo econômico em constante ascensão. “O Vetor Norte da capital merece atenção, pois, está em contínuo crescimento. Privilegiada, a região conecta-se a dezenas de municípios da região metropolitana de BH e possui localização favorecida em relação aos aeroportos da cidade, além de estar próxima à Cidade Administrativa, espaço que hospeda o Executivo Estadual Mineiro”, finaliza Maia.

Serviço

IV Congresso do Vetor Norte

  • Data: 20, 21 e 22 de outubro
  • Informações e inscrições: https://bit.ly/2RyhYe8
  • Informações pelo telefone: (31) 9 9629-0389
  • E-mail para contato: contato@congressodovetornorte.com.br

Em resumo

Edições anteriores

Simpósio internacional online debate globalização, mudanças climáticas e IA

IBS Americas reúne universidades dos EUA, Europa e África...

Faculdade Santa Marcelina Muriaé promove hackathon sobre educação do futuro

Terceira edição do Hackfasmtech, focada em educação do futuro,...

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte, no dia 12 de julho

O InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no...

Evento avalia cenários da economia pandêmica

o projeto “Fecomércio em Conexão”, em parceria com a consultoria Nous Sense Making e o portal Radar do Futuro, promovem no dia 23 de setembro, às 17h, o workshop “Cenários da Economia Pandêmica”.