sexta-feira, abril 26, 2024
19.8 C
Belo Horizonte

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o...

Tendências do varejo em 2020: o que influência o consumo

Inovação e experiência do consumidor são os grandes norteadores para o varejo no próximo ano. Imagem: Pixabay
Inovação e experiência do consumidor são os grandes norteadores para o varejo no próximo ano. Imagem: Pixabay

Nestlé

Para antecipar tendências e reforçar o relacionamento com o varejo, a Nestlé recebeu seus principais clientes em encontros individuais na sede da companhia, em São Paulo, ao longo de novembro e dezembro. Essas reuniões integraram o Joint Business Plan, evento anual da Nestlé para identificar oportunidades no curto e médio prazo nas categorias em que a companhia atua, em segmentos como super e hipermercados, atacarejos, farmácias e petshops, entre outros.

A companhia fechou o ano com mais de 100 inovações, entre novos produtos e renovações de itens de linhas já existentes e deve manter o ritmo para 2020 – e o varejo é essencial para fazer com que as novidades cheguem até o consumidor. “Esse relacionamento próximo nos permite uma execução de campanhas mais assertiva para destacar os lançamentos da Nestlé nos pontos de venda e, ao mesmo tempo, contribui para alavancar os resultados dos nossos parceiros”, explica o vice-presidente de Vendas da Nestlé Brasil, Josué de La Maza.

A seguir, confira as principais tendências que a Nestlé apresenta para o varejo em 2020.

Experiência no PDV é essencial

A experiência e a interação com o consumidor no ponto-de-venda permanecem como fortes tendências observadas em 2019 e que seguirão em 2020. Cerca de 70% das decisões de compra acontecem na própria loja física, segundo dados da consultoria Nielsen. É nesse espaço onde o consumidor tem contato com promoções, folhetos com ofertas e vivência na prática a distribuição estratégica dos produtos nas gôndolas.

Em linha com essa premissa, a Nestlé realizou pela primeira vez o Show de Novidades, levando mais de 100 lançamentos de diversas categorias às principais redes varejistas. A iniciativa, que aconteceu de julho a setembro, apresentou produtos Nestlé em quiosques ou balcões, e possibilitou ao consumidor ter contato direto com lançamentos em categorias como cafés, biscoitos, bebidas, lácteos, nutrição infantil, biscoitos, entre outras.

“O Show de Novidades surgiu como uma ideia para permitir ao consumidor a oportunidade de conhecer e degustar nossos lançamentos, por meio de uma experiência diferenciada de compra no varejo físico que impulsionou o valor percebido de nossa marca”, destaca Josué de La Maza. A inciativa foi tão bem recebida pelo varejo e pelos consumidores que haverá uma segunda edição em 2020.

Campanhas promocionais alavancam vendas

Em outra frente, a companhia desenvolveu e executou campanhas promocionais com temáticas diversas ao longo de 2019, a exemplo da Tá Podendo Nestlé, com a atriz Tatá Werneck como embaixadora; a promoção Ganhou, Causou Nestlé, com Fernanda Gentil, Carlinhos Brown e Malvino Salvador, que trouxe um impacto positivo para as pessoas ao destacar causas relevantes em frentes como esporte, cultura e educação – a promoção distribuiu mais de R$ 3 milhões em prêmios para consumidores e entidades das frentes citadas. Também foram realizadas ativações de Neston e de Receitas Nestlé, com a ação Cozinha pra Você, que premiou com cozinhas completas e prêmios instantâneos.

“As promoções são importantes para reforçar pautas de interesse do consumidor e aumentar a capilaridade na distribuição dos produtos, em diversos canais no varejo físico e digital. Para 2020, já estão previstas uma nova campanha corporativa no primeiro trimestre e a reedição da promoção Ganhou, Causou”.

Em resumo

Edições anteriores

Pesquisa investiga ativismo de jovens nas direitas radicais do Brasil e da Alemanha

A psicóloga Beatriz Besen analisa a complexa paisagem de...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação, sem as...

Notas de Conjuntura: 21 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para o cenário em...

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

O futuro da psicologia: otimismo na era do desalento

Nos próximos anos, o futuro da psicologia tende a...