Profissionais de 2025 fazem o Enem. Confira as tendências do futuro

0
135
Quem entrar em um curso universitário neste ano entrará em um túnel do tempo acelerado. Confira esta e outras tendências do futuro que impactam nossas vidas

Oi, como vai você?

Você tem um filho, sobrinho, neto ou conhecido correndo os riscos da aglomeração do Enem para entrar na universidade ainda neste ano de 2021? Diga a eles para olhar o futuro com atenção. Estes estudantes enfrentam, neste momento, não só os riscos da pandemia. Também terão grandes desafios pela frente. Em média, os que passarem pela aventura vão se formar a partir de 2025 em um cenário mais parecido com o que imaginávamos há algum tempo como sendo “o futuro”. Além das provas em condições questionáveis, eles serão viajantes de um túnel do tempo acelerado. 

Seus parentes e amigos serão testemunhas e agentes da construção de um novo capítulo da história da humanidade. Já deve ter sido difícil a adaptação forçada às  aulas a distância durante 2020. Pois é, o ensino intermediado pela tecnologia veio para ficar. A preparação para as provas exigiu hábitos novos, longe das salas de aula. Os próximos anos serão de continuidade destas adaptações ao processo de aprendizado. E a introdução de novas ferramentas na relação entre alunos e processos de aprendizado. Durante o curso, seja qual for, o professor assume o papel de um curador de informações, lidando com aulas remotas e presenciais. 

Salte agora quatro anos, a média da maioria dos cursos. Em 2025, o mundo será várias vezes mais tecnológico. Mais que entender, viveremos a ubiquidade, a internet tão presente quanto invisível, em todas as coisas. Teremos nossos assistentes pessoais, tradutores instantâneos. Sistemas automatizados, robôs. Realidade virtual e aumentada. No mercado de trabalho, atividades baseadas em rotinas vão sumindo do ambiente das relações produtivas e comerciais. Consolidação do trabalho em casa, consumo pela rede, compras por realidade virtual, relações de trabalho instáveis. Novas atividades, profissões remodeladas.

E daí?

Sim, agora é a melhor hora para se preparar para as transformações que virão pela frente.

Insights

Escolha de profissões: o mesmo de sempre

A medicina continua sendo uma das profissões que mais atraem estudantes nos processos de seleção das universidades. Na verdade, a lista das dez mais revela a preferência pelas atividades tradicionais, como administração de empresas, direito, educação física e pedagogia. Ainda levará um tempo até a tendência ser alterada.

Dez desafios para a saúde em 2021

Acelerar o acesso a diagnósticos, vacinas e medicamentos para enfrentar a Covid-19 é um dos desafios principais listados pela Organização Mundial de Saúde para o ano. A instituição afirma que trabalhará com os países “para melhorar sua própria preparação para pandemias e emergências de saúde”. Radar do Futuro

Cartórios digitalizados

Parte de um dos setores mais resistente a mudanças, os cartórios incorporam a tendência de digitalização. Eles podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online pelo site. Radar do Futuro

Compensações para o isolamento

As soluções mágicas para a pandemia e para a necessidade de isolamento não virão rapidamente como gostaríamos todos. Como o resultado, o varejo tende a apostar no comércio eletrônico que fuga do tradicional. Ou seja, das listas de produtos. A hora é de investir em realidade virtual. E boas histórias. As pessoas vão precisar fugir da realidade.

Privacidade em risco

A revista científica Nature publicou um estudo que afirma ser possível usar algoritmos de reconhecimento facial para detectar a orientação política das pessoas. Claro, ele fez barulho – e não apenas por apontar problemas com a tecnologia. Há críticas sobre o propósito e os métodos da pesquisa.


Indicadores

Mudanças climáticas

A pandemia COVID-19 não foi a única crise de longo prazo de que o mundo se lembrará de 2020. Em termos de mudança climática, o ano também foi um dos três mais quentes já registrados e rivalizou com 2016 pelo primeiro lugar, a agência meteorológica da ONU.

Futuro do trabalho

Dados da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) realizada pela consultoria de recrutamento, mostram que 91% dos profissionais acreditam que o futuro do trabalho será de modelo híbrido, revezando entre dias presenciais e remotos.

Setor sem crise

Com quase 90 mil farmácias no país, o Brasil deve voltar a viver um novo ciclo de investimentos no setor após 2021. Mesmo nesse ambiente de incertezas no mercado de consumo, a demanda segue acelerada. 

Migração desacelerada

O crescimento da migração global desacelerou em 27 por cento em 2020, após décadas de forte aumento, constata o relatório anual das Nações Unidas. É o resultado da pandemia, que interrompeu todas as formas de mobilidade humana por meio do fechamento das fronteiras nacionais e da suspensão de viagens em todo o mundo.

Dicionário do futuro

O que é análise prospectiva

análise prospectiva é o método que tem o objetivo de identificar e analisar acontecimentos futuros possíveis. Conheça mais

Futuristas em destaque

Peter Diamandis

Engenheiro, médico e empresário greco-americano, mais conhecido por ser o fundador e presidente da X Prize Foundation, Peter Diamondis é co-fundador e presidente executivo da Singularity University e co-autor do best-sellers “Abundância: O Futuro É Melhor do Que Você Pensa”.

Ele também é o ex-CEO e co-fundador da Zero Gravity Corporation e vice-presidente da Space Adventures Ltd., fundador e presidente do Rocket Racing League, co-fundador da International Space University, co-fundador da Planetary Resources, fundador dos Alunos para a Exploração e Desenvolvimento do Espaço, e vice-presidente e co-fundador da Human Longevity, Inc.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.