sexta-feira, abril 26, 2024
24.4 C
Belo Horizonte

Notas de Conjuntura: 26 de abril de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para a...

Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos

Carlota Boto analisa os impactos da implementação,...

Aplicativo calcula pegada de carbono em viagens

Os aviões representam cerca de 2% das emissões mundiais de CO2.Foto:Pixabay.
Os aviões representam cerca de 2% das emissões mundiais de CO2.Foto:Pixabay.

Diariamente as aeronaves rasgam o céu e queimam combustíveis, deixando para trás rastros de gases do efeito estufa, principalmente dióxido de carbono (CO2), que contribuem para o agravamento do aquecimento global. De acordo com a Organização de Aviação Civil Internacional (Oacil), os aviões representam aproximadamente 2% das emissões mundiais de CO2. Para se ter uma ideia, um voo de classe econômica de São Paulo a Nova York emite aproximadamente 1,3 toneladas de CO2 por passageiro.

Com a finalidade de aumentar o nível de conscientização e ajudar os cidadãos a se tornarem viajantes mais responsáveis, a “Foundation Plan 21”, ONG que visa o desenvolvimento humano sustentável na América Latina, criou o Aplicativo Carbonocero, que permite medir e compensar as emissões de gases de efeito estufa.

O Carnonocero (carbono zero, em português) foi desenvolvido por um grupo de funcionários da IBM, por meio de seu programa de voluntariado. O aplicativo funciona offline e permite que qualquer viajante calcule a pegada de carbono pessoal de suas viagens. O cálculo é expresso em quilos ou toneladas e reflete os gases de efeito estufa emitidos como resultado de cada viagem.

A primeira versão do aplicativo, lançada há alguns meses, permitiu calcular a pegada de carbono por voo. Lançada em novembro, a segunda versão tem outra imagem e usabilidade. A nova versão apresenta a possibilidade de compensação, com a Fundación Vida Silvestre ou com o Cero CO2.

Além de calcular a pegada do passageiro, quando este seleciona o aeroporto de destino e origem, a nova versão do aplicativo oferece a opção de compensar e remete o usuário à plataforma CeroCO2 ou à Wildlife Foundation, permitindo ao viajante escolher entre os diferentes projetos para compensar a pegada de carbono com uma doação.

De acordo com o Flightradar24, website que disponibiliza a visualização de aviões do mundo todo, em tempo real, em 2019, mais de 225 mil voos foram registrados em um único dia, um recorde de acordo com o serviço de rastreamento de voos. Segundo a Oacil, em 2018, 4,3 milhões de passageiros utilizaram o transporte aéreo em todo o mundo e a previsão é que esse número seja duplicado nos próximos 15 ou 20 anos.

O aplicativo está disponível em inglês e espanhol para IOS e Android:

http://ibm.biz/Carbonocero-iOS
http://ibm.biz/Carbonocero-Android

Edições anteriores

Capacitação sobre financiamento climático mira em lacuna de até US$ 6 trilhões

Evento organizado por iCS, IFS e CASI discute financiamento...

IBGE identifica endereços existentes no Brasil

Os dados em grau máximo de detalhamento são fontes...

“As gerações futuras talvez não nos perdoem”, alerta diretor-geral da OMS sobre pandemias

Diretor da Organização Mundial de Saúde Tedros Adhanom Ghebreyesus...

COP28 termina com apelo à “transição” dos combustíveis fósseis

Secretário-geral da ONU diz que eliminação progressiva do principal...

Falência da WeWork: os espaços de coworking estão com os dias contados?

Matéria da BBC avalia as dúvidas em torno do...