A partir de 2017, alguns modelos poderão ser abertos pelo smartphone

América Economia

Em um movimento inovador para a indústria automobilística, a Volvo Cars quer se tornar a primeira montadora do mundo a oferecer carros sem chaves a partir de 2017. A tecnologia de carro keyless marca será mostrada pela primeira vez no Mobile World Congress 2016, que acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Barcelona, no estande da Ericsson.

Os clientes da Volvo terão acesso a um aplicativo para smartphones que substitui a chave física por uma digital. A tecnologia inovadora é compatível com Bluetooth e oferece mais flexibilidade, permitindo aos proprietários novas maneiras para usar e compartilhar seus carros.

O novo aplicativo da Volvo permite que a chave digital faça tudo que uma física faz atualmente, tais como trancar ou destrancar das portas ou o porta-malas e permitir que o motor seja iniciado. Além disso, há a possibilidade de receber mais de uma chave digital no aplicativo, permitindo o acesso a diferentes automóveis Volvo e em locais diferentes – de acordo com as necessidades de mobilidade.

Usando o aplicativo, o proprietário pode reservar e pagar o aluguel de um carro Volvo em qualquer lugar do mundo e ter a chave a chave digital entregue em seu telefone imediatamente. Ao ir buscar o veículo, o cliente poderia simplesmente localizar o carro alugado via GPS, desbloqueá-lo e ir embora, evitando filas frustrantes no aeroporto ou estação de trem aluguel de carros, por exemplo.

O lançamento da chave digital da Volvo Cars significa que o compartilhamento de um carro pode se tornar muito mais simples e conveniente. O proprietário de um carro da marca será capaz de enviar sua chave digital para outras pessoas através de seus smartphones para que outras pessoas também possam utilizar o veículo.

A Volvo Cars vai fazer um piloto desta tecnologia em 2016 por meio da empresa de compartilhamento de carro Sunfleet, localizada no aeroporto de Gotemburgo, Suécia. Um número limitado de carros disponíveis no mercado será equipado com a nova tecnologia de chave digital em 2017. Entretanto, chaves físicas continuarão a ser oferecidas para as pessoas que as quiserem.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.