domingo, junho 7, 2026
18.1 C
Belo Horizonte

Projeto ousado confirma vocação canadense para a sustentabilidade

   Edifício abrigará o verde e contará com energia fotovoltaica.Foto por Pixabay.
Edifício abrigará o verde e contará com energia fotovoltaica.Foto por Pixabay.

Mix de espaços corporativos e apartamentos residenciais, a Canadá Earth Power será a torre de madeira mais alta do mundo, com capacidade de reduzir drasticamente as emissões de carbono na atmosfera. Com 120 metros de altura e 31.587 metros quadrados, o edifício terá entre 35 e 40 andares, e cerca de 200 apartamentos, além de lojas, restaurantes e escritórios. Desenvolvido de acordo com padrões de Passive House*, o projeto visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante as obras e propõe baixo consumo de energia operacional do local em funcionamento.

Energia limpa

O projeto visionário integra um programa piloto de zero carbono lançado pelo Conselho de Construção Ecológica do Canadá e incorporará uma série de recursos que ajudarão a reduzir o consumo de energia, como janelas com vidros triplos, sistema de recuperação de calor e iluminação e ventilação naturais. A torre não utilizará combustível fóssil e não terá conexão com gás natural. O edifício fará uso das energias solar, gerada por sistema fotovoltaico, que chega a alcançar 25% do total, e hidrelétrica, além de um sistema Geroexchange, que será capaz de absorver o calor do solo e gerar potência.

A construção contará com jardins externos e internos, que funcionarão como espaços comuns e áreas de convivência, com a finalidade de incentivar a integração e confraternização entre os moradores e a conexão com a natureza. Para isso, jardins de inverno serão compartilhados a cada três andares na fachada sul, podendo ser utilizados para implantação de hortas comunitárias e contemplação da natureza.

O sistema estrutural híbrido da Earth Tower da Delta Land Development e Perkins + Will será formado por madeira laminada e concreto para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Uma torre se elevará de um pódio em forma de U. O pódio envolverá um pátio de entrada com plantas, árvores e assentos. Parte do pódio será esculpida para formar uma grande passagem cercada por folhagens e pedras.

Nos últimos anos, diversos projetos de edifícios de madeira estrutural foram viabilizados, dando início ao que os arquitetos apelidaram de “era da madeira”. Em Toronto, a dinamarquesa 3XN propôs um par de edifícios de 10 andares a partir de madeira maciça pura. Em Minneapolis, o prédio de sete andares T3 possui lajes, colunas e vigas feitas a partir de madeiras mortas por besouros do pinheiro da montanha.

*O Passive House Institute (PHI) é um instituto de pesquisa independente que tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do conceito Passive House, o único padrão energético de construção reconhecido internacionalmente.

Edições anteriores

2025 foi o ano mais caro da história em termos de incêndios florestais

Os incêndios florestais representaram 38% de todas as perdas...

Quem influencia os influenciadores dos tempos atuais

O novo malandro está no Congresso Nacional, no sistema...

As tendências da obesidade no futuro são desiguais entre regiões

Estudo global aponta diferentes tendências no aumento da obesidade Assessoria...

Ferramentas de IA aumentam vigilância e tensão no trabalho

"Muitos empregos permanecerão no futuro, mas serão mais pressionados,...

Substituir trabalhadores por IA está tendo um efeito contrário e desastroso

Reportagem do site Futurism revela que amplo estudo concluiu...