domingo, junho 7, 2026
22.5 C
Belo Horizonte

Radar da IA – 3 de julho de 2025

No Radar da IA, destaque para o sucesso de vídeos que mostram o Congresso como ele é. E mais. Confira

Heraldo Leite
Jornalista | Colunista sobre IA

Motta irritado

Segundo um jornalista global, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) está “muito irritado” com a circulação de vídeos gerados por inteligência artificial que fazem sátira à sua figura pública.

Nós também, deputado. Nós também!

IA no divã

Alerta: bilhões de dados a serviço da “terapia instantânea” – sem filtro humano!

Nada como uma assistente artificial ao alcance do dedo, 24×7, disposta a ouvir seus dilemas mais íntimos. Já são 12 milhões de brasileiros “fazendo terapia” com IA (6 milhões só no ChatGPT).

A promessa? Empatia infinita, sem fila de espera. A realidade? Um alívio superficial que trata sintomas e ignora a raiz do problema, reforçando nossos medos e preconceitos com respostas que podem estimular delírios ou, pior, ideação suicida.

Para preocupação de psicólogos, é o tratamento barato, feito por algoritmos, treinados nos mesmos traumas coletivos que deveriam curar.

Top 5

O glorioso Top 5 das grandes tarefas que entregamos para a máquina

1️⃣ Escrever emails que ninguém quer ler (19%)
2️⃣ Fazer pesquisas que ninguém vai conferir (18%)
3️⃣ Gerenciar tarefas que continuamos procrastinando (18%)
4️⃣ Pedir ajuda pra escrever o que já sabíamos dizer (18%)
5️⃣ E planejar a janta que a gente acaba pedindo no delivery mesmo (16%)

Dos tempos babilônicos

Após 2.100 anos de silêncio, um “hino à cidade da Babilônia” foi praticamente ressuscitado por inteligência artificial, reconstruindo dois terços de um poema com cerca de 250 versos

Os versos recriados emergem em tom quase utópico:

(…) A estrela de Marduk, o sol delicioso e precioso, é seu sinal auspicioso
Onde quer que o sol esteja, é seu portão, os céus distantes
Imgur-Enlil é sua muralha primitiva – a montanha dos justos
Alulu é seu rei, o pai de todas as gerações. 
O Eufrates é o seu rio – estabelecido pelo sábio senhor Nudimmud (…)


Antes tarde do que nunca: estimulo para projetos de IA no Brasil

A cidade do Rio de Janeiro pretende ser a capital da inteligência artificial (IA) do país. A afirmação é do prefeito da cidade, Eduardo Paes, em evento em que instituições públicas e privadas fizeram acordo para a criação do Rio cidade da inteligência artificial – Rio AI City, que consiste em um hub (agrupamento) de data centers – local físico com estrutura de computação.

A iniciativa integra o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que prevê R$ 23 bilhões em investimentos até 2028.

Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, por portaria, com uma norma inédita, servidores dos órgãos de segurança pública a empregarem modernas ferramentas tecnológicas de informação, incluindo soluções de inteligência artificial (IA), em investigações criminais.

  • Com colaboração de Carlos Plácido Teixeira

Edições anteriores

2025 foi o ano mais caro da história em termos de incêndios florestais

Os incêndios florestais representaram 38% de todas as perdas...

Quem influencia os influenciadores dos tempos atuais

O novo malandro está no Congresso Nacional, no sistema...

As tendências da obesidade no futuro são desiguais entre regiões

Estudo global aponta diferentes tendências no aumento da obesidade Assessoria...

Ferramentas de IA aumentam vigilância e tensão no trabalho

"Muitos empregos permanecerão no futuro, mas serão mais pressionados,...

Substituir trabalhadores por IA está tendo um efeito contrário e desastroso

Reportagem do site Futurism revela que amplo estudo concluiu...