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Quatro impactos da Inteligência Artificial nas compras das empresas

Os impactos da inteligência artificial são variados, da automação de processos quanto nas previsões de demandas foto: Pixabay
Os impactos da inteligência artificial são variados, da automação de processos quanto nas previsões de demandas

Rui David *

Não há dúvidas que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar. Com diversas aplicações e com um avanço mais rápido de ferramentas e técnicas para análise de dados e Machine Learning, é quase unânime a aderência do mercado para a tecnologia que sozinha pode checar a US$ 2,9 trilhões em oportunidades e geração de valor para as empresas até 2021, segundo estimativa do Gartner.

Na área de compras não é diferente. Tal inovação é uma grande aliada dos gestores da cadeia de suprimentos –  supply chain. As oportunidades vindas da adoção de soluções arrojadas são muitas, tanto na automação de processos quanto nas previsões de demandas mais assertivas. Conheça quatro maneiras que a Inteligência Artificial impacta a área de compras nas empresas:

1. Previsão da demanda com maior eficiência

Um dos principais desafios da área de compras é atender às demandas que surgem de diferentes origens. Uma companhia que monitora constantemente os pedidos realizados pode utilizar uma ferramenta de IA que reconheça padrões de consumo e analise o histórico de determinada área ou setor. Assim, é possível comparar a lista de solicitações com o que está sendo processado em tempo real e fazer estimativas mais realistas sobre o custo previsto para uma compra ou até quando haverá uma nova demanda.

É importante lembrar que uma das premissas para que a IA gere resultados relevantes é garantir o acesso a um banco de dados atualizado e alimentado com informações novas em tempo real, pois dessa maneira as tomadas de decisão são eficientes e mais ágeis.

2. Atendimento com chatbots

O software, que utiliza recursos de IA para reconhecer palavras-chaves e identificar padrões de comportamentos para interagir com os usuários, já é realidade em muitas empresas. O desenvolvimento de novas ferramentas de robotização caminha lado a lado com a evolução da Inteligência Artificial, e possibilita que os usuários recebam devolutivas com uma linguagem natural e mais humanizada. Para a área de compras, que muitas vezes lida com muitas solicitações, os bots são uma alternativa para a realização de atividades rotineiras e repetitivas, com uma menor incidência de erros e maior agilidade na execução.

3. Organização inteligente de informações

A complexidade de processos de supply chain acontece por diversos motivos, seja na estruturação de contratos e documentos no momento da aquisição ou do fechamento de uma nova parceria. Ferramentas como o OCR (sigla do inglês Optical Character Recognition, reconhecimento ótico de caracteres) vinculadas à Inteligência Artificial são de grande ajuda para ler e classificar contratos, documentos, notas fiscais e outros tipos de registro. Com essa tecnologia é possível extrair dados importantes como preços, condições de pagamento e informações referentes a cancelamento de serviços, facilitando a rotina da equipe de compras.

4. Tomada de decisão proativa

Com o avanço da análise preditiva que combina modelos estatísticos, Machine Learning e IA com diversas fontes de dados, o gestor ganha novas possibilidades para simular e prever cenários para mudanças de custos e preços, demandas e riscos. Dessa forma, fica mais fácil ser proativo na tomada de decisão, algo essencial nas rotinas empresariais.

A área de compras só tem a se beneficiar ao adotar tecnologias disruptivas em seus negócios, com soluções digitais que exigem menos investimentos e permitem o acesso mais ágil às informações, análises mais complexas e, consequentemente, melhores estratégias.

(*) Rui David é diretor de TI da Nimbi

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