sexta-feira, março 29, 2024
26.8 C
Belo Horizonte

Para entender o futuro: preste atenção nos jogos de interesse

São os jogos de interesse que geram...

Notas de Conjuntura: 15 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para personagens...

Notas de Conjuntura: 8 de março de 2024

Nas Notas de Conjuntura, destaque para novos...

Notícias no foco do Facebook e do Twitter

Pesquisa realizada pela PewResearch Center identifica interesses dos usuários

Redação
Radar do Futuro

Um maior número de usuários do Facebook e do Twitter utiliza as duas mídias sociais como fontes de notícias. A constatação é de uma pesquisa realizada pela PewResearch Center. O instituto de pesquisas norte-americano ressalta que o fenômeno envolve, principalmente, os usuários atuais, que buscam informações para diferentes tipos de necessidades. Não há, no caso, crescimento da base de usuários das duas mídias sociais.

O relatório, desenvolvido em conjunto com o John S. e James L. Knight Foundation, aponta que 63% dos usuários do Twitter e do Facebook reconhecem que as plataformas servem como fontes de notícias sobre eventos e assuntos fora do ambiente familiar ou de amizades. O comportamento foi alterado a partir de 2013, quando 52% dos usuários do Twitter e 47% do Facebook diziam receber notícias por meio das plataformas.

Mesmo com parcelas semelhantes de pessoas de interessados em notícias, existem diferenças significativas nos pontos fortes de distribuição de notícias. A proporção dos usuários do Twitter que seguem as últimas notícias é de 59%, contra 31% no Facebook. O relatório atesta que há uma visão de que o Twitter tem maior força como recurso para a cobertura e comentários de eventos ao vivo.

Os resultados coincidem com o momento em que as duas mídias sociais anunciam a disposição em valorizar mais a publicação de notícias. Com o objetivo já divulgado, o Twitter comprou e lançou recentemente  o sistema de streaming de vídeo Periscópio, investe em profissionais experientes para curadoria de informação e estimula transmissão de eventos ao vivo com o uso de suas ferramentas. Em movimento semelhante, o Facebook lançou um projeto experimental que permite a empresas de mídia publicar informações diretamente na plataforma, ao invés de usar links para sites externos.

Com informações de
PewResearch Center

Edições anteriores

Um dia na vida de uma cidade brasileira em 2030

O que vai definir o futuro das cidades em...

O clima em 2030: mais um dia de fenômenos severos

Um dia em 2030, quando as tragédias são incontroláveis....

O que vai retardar a substituição de humanos por automação e robótica

A substituição de humanos ainda será lenta, até que...

Futuro da engenharia civil: a profissão em 2025

As transformações da sociedade, inclusive com a introdução de novos modelos de negócios, criam oportunidades para os profissionais de engenharia civil

Futuro da medicina: Brasil poderá ter mais de 1,3 milhão de médicos em 2035

Brasil tem 545 mil médicos. Número pode passar de...