domingo, junho 7, 2026
15.8 C
Belo Horizonte

Telefonia aposta na inteligência artificial

Tecnologia tem papel de destaque no maior evento do setor de telefonia móvel

Radar do Futuro

Evento realizado em Barcelona, na Espanha, o Mobile World Congress, o maior de tecnologia móvel do mundo, confirma que o papel de destaque da inteligência artificial como força central nas inovações de produtos e serviços. Consumidores e desenvoldores puderam constatar a aposta de fabricantes e operadoras nos mais variados produtos que conectam as tecnologias com o poder de processamento disponível nas redes.  

Um pequeno aparelho que faz a tradução de 80 idiomas enquanto você conversa. Uma jaqueta que emite sinal de GPS em alto mar. Uma máquina de café que fala enquanto você escolhe a sua bebida foram algumas das atrações de destaque durante o encontro de inovadores. 

No cenário de desenvolvimento de produtos que agregam a inteligência artificial, um dos destaques é a internet das coisas. É uma das grandes fontes de novos negócios para as operadoras no futuro, como atesta a Ericsson. Em 2026 já está previsto aumento de 34% nas receitas por meio desses novos serviços.

Rahul Patel, da Qualcomm, diz que o número de aparelhos conectados nas casas das pessoas vai pular dos atuais de 15 a 17 para 50 em 2020:

— A conectividade vai simplificar a vida das pessoas porque vai permitir mais possibilidade de uso.

Na feira, a coreana SK Telecom apresentou a máquina de café que fala, ri e te ajuda a escolher a bebida. Para isso, a empresa criou a Nugu, a sua assistente de inteligência artificial. A rival Korea Telecom criou a jaqueta para quem se cai no mar, com localização via satélite e sinais que são captados por drones.

Já a americana AT&T apresentou soluções na área de saúde. O destaque, entre dezenas, fica por conta de um monitor cardíaco que avisa aos médicos via celular em caso de anomalias nos batimentos de um paciente. A britânica Vodafone fez a demonstração de um exoesqueleto que é gerenciado por conexão remota e permite a uma pessoa sem o movimento das pernas voltar a andar.

Mas as novidades não são exclusivas das grandes. A empresa holandesa Travis criou o aparelho que traduz mais de 80 idiomas em tempo real e em voz alta. O produto será lançado em junho no mundo inteiro por US$ 199 (cerca de R$ 640), segundo Lennart van der Ziel, presidente executivo da empresa.

 

Outra start-up coreana chamada Neofit mira o mercado esportivo. Com o celular e uma pulseira, o sistema consegue reconhecer os exercícios feitos regularmente e analisar o desempenho.

— Com a pulseira, as informações vão para o celular, que já conta com o reconhecimento prévio de mais de cem exercícios. Enquanto a atividade é feita, o celular consegue medir o batimento cardíaco, a perda de calorias e, assim, oferecer um novo programa fitness — explica Gabriel Arantes, que foi contratado para apresentar a novidade durante a feira.

*Fonte: Qualcomm

 

Edições anteriores

Ferramentas de IA aumentam vigilância e tensão no trabalho

"Muitos empregos permanecerão no futuro, mas serão mais pressionados,...

Desinformação sobre PL da Misoginia cresce nas redes, diz estudo

Levantamento identificou mais de 289 mil posts na rede...

O que fazer quando as profissões morrem?

Em reportagem da Rádio UFMG Educativa, especialistas indicam caminhos...

O alerta das montanhas sobre lentidão na resposta às mudanças climáticas

A investigação focou em como o clima e o solo filtram as espécies, definindo a identidade de cada ambiente através das características das folhas. Essas estruturas funcionam como usinas fotovoltaicas vitais para a vida no planeta, mas possuem limitações milenares.

Por que ler 1984 ajuda a entender o presente e o futuro?

Obras distópicas são, na maior parte das vezes, o...