Megatendências 2022 & +: como a pandemia impacta o futuro

684

Relatório “Megatendências 2022&+”, do Radar do Futuro, mostra as dez forças aceleradoras e como cada uma impacta o futuro das sociedades globais

Transição acelerada. Se você está preocupado de alguma forma com o futuro, preste atenção no significado da combinação entre as duas palavras. É essencial porque diz muito sobre uma nova etapas da história da humanidade. Passados, presentes e futuros. Interessa a quem deseja entender os impactos da pandemia na sociedade.

Em resumo, alguma coisa estava em processo de transformação cadenciada. Até ganhar velocidade por conta de um impulso inesperado. Foi como uma bola que rolava pelo campo verde e plano. De repente, foi chutada para o gol. E mudou os rumos da história.

A pandemia foi bem mais que um acontecimento provocado por um vírus, que infectou e matou milhões de pessoas. A Covid-19 foi uma aceleradora de mudanças. Muitas coisas que iriam acontecer aos poucos até 2025 ou, mesmo, até 2030 foram antecipadas.

Entender o fenômeno da transição acelerada e apontar as forças que vão impactar o meu e o nosso futuros são os objetivos do estudo “Megantêndencias 2022&+” que o Radar do Futuro apresenta adiante para os leitores. Em dez itens, sintetizamos algumas das nossas percepções sobre as transformações prestes a acontecer no planeta. Encaramos a combinação de pandemia com tecnologia.

As “Megantêndencias 2022&+” destacam as dez forças que vão nos levar a adotar novos comportamentos e métodos de sobrevivência, querendo ou não. Você se lembra das aulas de física? A inércia, a energia aplicada a uma massa que altera a trajetória? Então, é disso que falamos. É disso que estamos falando.

Nos adaptamos para sobreviver. E descobrimos na potência tecnológica a força necessária para manter grande parte de nossas atividades essenciais. O mundo antecipou a telemedicina, o tele atendimento e a comunicação a distância. Transferiu em massa trabalhadores para o sistema de home office e estudantes para o ensino remoto. Consumimos e convivemos pela internet.

MEGATENDÊNCIAS

10 forças que impactam o futuro
Potência tecnológica
Devagar. E de repente
Ebulição das mudanças sociais
Angústia das incertezas
Enfim, a internet é tudo
Sociedade virtualizada
Vencedores levam tudo
Toda empresa é de tecnologia
Trabalho: entre a tragédia e a farsa
Sem chances para a paz

Por que isso importa?

Porque é a transformação mais radical para a humanidade desde o início da revolução industrial, no século 18.

Precisamos entender a importância desse fenômeno de transição acelerada das mudanças. E nos preparar para um futuro diferente.

Como impacta

Cria novos modelos de produção e de consumo, afetando a sobrevivência e o modo de viver das populações. Impacta o funcionamento das fábricas, do comércio e dos serviços. Também afeta atividades essenciais como acesso a educação, transportes, comunicações, trabalho, saúde, moradia e entretenimento e lazer, entre outros.

O que fazer?

É necessário se antecipar às mudanças, que tendem a ser cada vez mais velozes. O que significa ter um olhar atento para cada uma das megatendências para entender os impactos em sua vida.

Acesse agora:

MEGATENDÊNCIAS 2022 & +

Siga o Radar do Futuro

    A gente quer manter você bem informado sobre tendências impactantes

    Deixe abaixo o seu e-mail para receber nossos insights sobre o futuro.

    Seu Nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Transição aceleradada Megatendências 2022&+ Por que isso importa? Como impacta O que fazer Acesse a apresentação

    Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.