Mercado de games está em franca expansão no Brasil e no mundo. Foto: Flickr.

Mercado de games está em franca expansão no Brasil e no mundo. Foto: Flickr.


Alessandra Grisolia
Jornalista

Quem assistiu ao filme “O Passageiro do Futuro”, em 1992, jamais imaginaria que a realidade virtual faria parte de nossas vidas. O que seria dos jogos digitais não fosse a incorporação da tecnologia, que aponta agora novos caminhos para os games?

Estamos em 2025. O cenário dos games incorpora Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista. A indústria cinematográfica, atenta ao crescimento sem volta do mercado de jogos digitais, cada vez mais produz películas que podem ser adaptadas para games.

Diversas empresas e agências de comunicação, que vislumbram alcançar o público mais jovem, também incorporam os games em seu marketing e em treinamentos. Os jogos digitais fazem tanto sucesso que até mesmo instituições de ensino fazem uso dos mesmos para complementar a didática escolar.

A popularização dos jogos digitais, que atingem as mais diversas faixas etárias, e o crescente acesso aos smartphones, tablets, notebooks, entre outros dispositivos móveis, tornam os games uma febre mundial, incluindo o Brasil.

Nesse contexto, Melyssa acaba de se formar em Jogos Digitais. Qual será o futuro de sua profissão, levando em conta que o mercado ainda é dominado pelos homens, mas que, em contrapartida conta com um crescimento exponencial?

Com certeza, Melyssa poderá atuar na criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou videogames. Ela será responsável pelas regras do jogo e também pelos seus personagens, cenários, animações, entre outras funções.

Não basta à jovem de 22 anos gostar de tecnologia e ter afinidade com linguagens de programação. Melyssa precisará ter espírito de equipe, pois a criação a criação de jogos envolve vários profissionais. Além disso, ela deverá possuir boa comunicação e estar atenta às novas tecnologias e tendências do mercado.

O curso

Apesar de ser uma profissão relativamente recente, já existem diversas universidades públicas e privadas reconhecidas pelo MEC que oferecem a graduação em Jogos Digitais. E quem quer se tornar um profissional na área pode cursar o tecnológico, que tem duração média de 2 anos. O estudante poderá optar entre as modalidades presencial e a distância. Já o bacharelado, com o nome Design de Games, tem duração de 4 anos.

O curso de Jogos Digitais mescla conhecimentos de Informática e Desenho, capacitando o profissional a construir representações gráficas de personagens e cenários, e também a realizar as animações das telas. A maioria das disciplinas alia conhecimentos teóricos com prática e os estudantes realizam diversas atividades em laboratórios.

O aluno aprenderá a utilizar softwares específicos para a construção gráfica, edição de imagens, modelagem de cenários e animação de personagens. Em algumas faculdades, ele poderá capacitar-se na definição de roteiros, criando regras e estabelecendo caminhos para avançar nas fases do game.

Entre as disciplinas do curso estão: Captura de Movimento, Computação Gráfica em 3D, Programação de Computadores, Inteligência Artificial, Imagem Vetorial, Desenho, Criação e Modelagem de Personagens e Cenários, Construção de Mundos e Levels, Edição de Vídeo e Áudio, Roteiros para Jogos, Teoria e Técnicas da Animação, Interface de Interação, entre outras matérias.

Mercado

Melyssa encontrará a oportunidade de atuar na concepção e roteirização de jogos, na gerência de projetos, programação de computadores para permitir a jogabilidade, modelagem, design e animação de cenários e personagens. Além disso, ela poderá testar jogos e trabalhar na distribuição dos games desenvolvidos nas diversas mídias disponíveis.

O tecnólogo em Jogos Digitais poderá desenvolver trabalho autônomo ou trabalhar em produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, agências de publicidade e veículos de comunicação.

Cenário Atual

Nos últimos anos, a indústria de jogos digitais está em franca expansão, impulsionada pelo crescimento dos jogos online, móveis e jogos para download para consoles de hardware. O mercado é dominado pelos homens, mas existem mulheres que atuam na profissão.

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de videogames do mundo e a área de Jogos Digitais está em expansão no país. Isso nos dá a dimensão do quanto o mercado tende a evoluir. De acordo com a pesquisa Game Brasil 2019, 83% de jogadores de games eletrônicos no Brasil utiliza o smartphone para jogar.

Algumas empresas brasileiras desenvolvem games para outros países, o que nos dá a dimensão do crescimento interno do mercado.O desenvolvimento acelerado dos jogos online, móveis e outros jogos para download para consoles de hardware levou a uma enorme expansão da indústria de jogos digitais nos últimos anos. Tanto que, o tamanho do mercado de jogos digitais já atingiu a marca dos US$ 63 bilhões, o que representa 54% do mercado total de mídia digital.

Atualmente, a indústria de Jogos Digitais foca no mercado de entretenimento, porém outros setores incorporam os games, como, por exemplo, instituições de ensino que utilizam jogos educacionais. Algumas empresas que usam jogos como peças de marketing; outras simulam negócios em treinamentos ou fazem simulações médicas de operação de equipamentos complexos. A indústria cinematográfica também demonstra interesse em criar filmes que possam ser transformados em jogos.

Em 2017, o tamanho do mercado global de jogos para dispositivos móveis atingiu aproximadamente US $ 40 bilhões, ainda mais do que o tamanho do mercado global de jogos online e para download para consoles combinados.

Tendências

Tudo indica que o setor continuará a crescer nos próximos anos, sendo que os jogos para dispositivos móveis também devem continuar a crescer até 27% até o final de 2022. Entre as tendências em desenvolvimento estão transmissão de jogos e torneios e-Sports.

Projeções

No país, uma das carreiras em alta será (e já é) o desenvolvimento de conteúdos e aplicativos para celulares e tablets. Nessa área, quem faz o curso de Jogos Digitais pode encontrar oportunidades interessantes de trabalho.

Em 2025, a indústria cinematográfica terá incorporado amplamente os jogos digitais ao seu marketing, com a produção de filmes que possam ser transformados em games. Com a acessibilidade dos dispositivos móveis, a maioria dos acessos aos jogos digitais será online. Mas nunca deixarão de existir os games criados para consoles, que estarão cada vez mais aprimorados, incorporando realidade virtual (o mundo físico do usuário é substituído por um mundo virtual, fabricado), realidade aumentada (o mundo físico do usuário é complementado com elementos digitais, sem a possibilidade de interação) e realidade mista (tecnologia que une caraterísticas da realidade virtual com a realidade aumentada), podendo ser atualizados online.

Fontes: Guia de Carreira, Digital Media Report 2019, ADK-Insights.com.

Quer saber mais sobre a carreira em Jogos Digitais? Encaminhe um e-mail para carlos@radardofuturo.com.br e encomende o seu e-book agora mesmo.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.