Cenário da pandemia impulsiona a automação de empresas

0
44
Automação

A aceleração das mudanças registradas em todos os cantos do planeta por conta da pandemia antecipou a adoção de recursos de automação devido aos impactos provocados no ambiente de gestão das empresas. Com funcionários em trabalho remoto, as empresas tendem a ampliar investimentos no ambiente digital. É a oportunidade esperada por fornecedores de Robotic Process Automation (RPA), sistemas destinados a automatizar processos que antes só poderiam ser executados com a intervenção humana. Na prática, são softwares que miram as atividades rotineiras.

Em tempos de escassez e de insegurança sobre o futuro, a produtividade e a sobrevivência estão em jogo. Por conta do reconhecimento sobre a necessidade dos investimentos em novos modelos de gestão, o instituto Gartner, especializado em estudos de mercado de tecnologia da informação, estima que a receita global de software de automação de processos robóticos deve chegar a US $ 1,89 bilhão em 2021, um aumento de 19,5% em relação a 2020. Apesar das pressões econômicas causadas pela pandemia de Covid-19, o mercado de RPA ainda deve crescer a taxas de dois dígitos até 2024.

“O principal motivador dos projetos de RPA é sua capacidade de melhorar a qualidade, velocidade e produtividade do processo, cada uma das quais é cada vez mais importante à medida que as organizações tentam atender às demandas de redução de custos durante a Covid-19”, disse Fabrizio Biscotti, vice-presidente de pesquisa do Gartner, em comunicado divulgado em setembro de 2020 . “As empresas podem avançar rapidamente em suas iniciativas de otimização digital investindo em software RPA, e a tendência não vai desaparecer tão cedo.”

A pandemia e a recessão que se seguiu aumentaram o interesse de muitas empresas no RPA. O Gartner prevê que 90% das grandes organizações globalmente terão adotado o RPA de alguma forma até 2022, enquanto buscam capacitar digitalmente processos de negócios críticos por meio de resiliência e escalabilidade, enquanto recalibram o trabalho humano e o esforço manual.

“O Gartner prevê que a demanda de RPA cresça e os provedores de serviços ofereçam soluções RPA de forma mais consistente a seus clientes por causa do impacto do Covid-19”, disse Cathy Tornbohm , vice-presidente de pesquisa do Gartner. “A diminuição da dependência de uma força de trabalho humana para processos digitais de rotina será mais atraente para os usuários finais não apenas pelos benefícios de redução de custos, mas também para garantir seus negócios contra impactos futuros como esta pandemia.”

Aumento de capacidade

Até 2024, as grandes organizações triplicarão a capacidade de seus portfólios RPA existentes. A maioria dos “novos” gastos virá de grandes organizações que estão adquirindo capacidade adicional de seu fornecedor original ou parceiros dentro do ecossistema. “Conforme as organizações crescem, elas precisarão adicionar licenças para executar o software RPA em servidores adicionais e adicionar núcleos para lidar com a carga”, disse o Sr. Biscotti. “Essa tendência é um reflexo natural das crescentes demandas colocadas na infraestrutura ‘em todos os lugares’ de uma organização.”

A adoção do RPA aumentará à medida que a conscientização sobre o RPA aumentar entre os usuários comerciais. Na verdade, em 2024, o Gartner prevê que quase metade de todos os novos clientes RPA virão de compradores de negócios que estão fora da organização de TI.

“Os principais fornecedores de software RPA almejaram com sucesso os diretores financeiros (CFOs) e os diretores operacionais (COOs), em vez de apenas TI. Eles gostam da implantação rápida de automação de baixo código / sem código. O desafio que eles têm é integrar o RPA com sucesso em ambientes heterogêneos e em mudança, que é onde a coordenação de TI pode fazer a diferença ”, disse o Sr. Biscotti.

Aumento da demanda

A experiência recente do executivo Rogério Falzoni, Diretor Executivo do Gi BPO, divisão de Business Process Outsourcing da Gi Group Brasil, reforça as expectativas mais positivas apresentadas pelo Gartner. Como resultado da necessidade de ajustes imediatos das empresas para enfrentar o cenário pandêmico, a demanda dos sistemas de automação cresceu. Empresas reticentes em adotar as tecnologias mudaram rapidamente as suas posturas e partiram para a contratação. “Mesmo empresas menores começaram a perceber a possibilidade de acesso às novas ferramentas tecnológicas”, assegura Falzoni.

A verdade é que a pandemia coincidiu com um momento favorável de maturidade das tecnologias, poder de armazenamento e processamento de informações e de aumento da velocidade de tráfego de dados, o que por si só já favoreceria a oferta de serviços com custos mais favoráveis para as potenciais empresas contratantes. Agora, o mercado está vendo a corrida de fornecedores de sistemas de inteligência artificial e machine learning aplicados a processos de automação e robotização. As tecnologias se tornam mais acessíveis, com sistemas poderosos que podem ser configurados em 30 minutos.

Atividades manuais realizadas por muitas empresas pequenas tendem a ser agilizadas pelas ferramentas de RPA. Hoje, os bancos estão na vanguarda nos movimentos de adoção, como já ocorrendo historicamente na economia brasileira. No entanto, ainda há atrasos também históricos na adoção de recursos inovadores. Mas é uma questão de tempo, acredita Rogério Falzoni. Com o cenário de transferência de negócios para o ambiente da internet, a tendência natural será de fortalecimento das operações digitais. Além disso, há o comportamento do consumidor. E quanto mais a falta de vacinas e as exigências de distanciamento durarem, maiores as perspectivas de consolidação dos hábitos de uso da internet para compras. Tudo conspira, então, a favor dos desenvolvedores e fornecedores de RPA.

Exemplos de uso

  • Processamento de pedidos
  • Envio de notificações
  • Cobrança de clientes
  • Atualização de perfis de clientes e funcionários
  • Encerramento de contas fraudulentas.
  • Geração de relatórios de conformidade
  • Operação de atividades rotineiras
  • Realização de cálculos mplexos

Exemplos de uso

  • Cobrança de clientes.
  • Processamento de pedidos.
  • Envio de notificações.
  • Atualização de perfis de clientes e funcionários.
  • Encerramento de contas fraudulentas.
  • Geração de relatórios de conformidade.
  • Operar aplicações.
  • Fazer cálculos complexos.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.