Número de usuários vai superar os de eletricidade, carros e água potável

Redação
Radar do Futuro

Em 2020, o número de pessoas com pelo menos um aparelho celular vai ser maior do que o que vai ter eletricidade, água potável e automóveis, segundo as últimas previsões da empresa de tecnologia Cisco.

Os usuários de dispositivos móveis, incluindo os “phablets” (híbrido entre telefone e tablet), vão chegar naquele ano aos 5,4 bilhões, 70% da população estimada para esse ano, indica o estudo “Visual Networking Index – Global Mobile Data Traffic Forecast”, publicado recentemente pela empresa da Califórnia (Estados Unidos).

O número é superior às projeções internacionais sobre o acesso a alguns serviços públicos, como eletricidade (5.300 milhões) e água potável (3.500 milhões), ou de outros bens de consumo como os automóveis (2.800 milhões), segundo a companhia.

A Cisco calcula que em cinco anos vai haver 11.600 milhões de telemóveis, dispositivos e conexões, incluindo 8.500 milhões de telefones pessoais, frente a 7.900 milhões em 2015. Deles, 67% vão ser “inteligentes”, contra 36% em 2015.

Ninguém imaginava que, desde a chegada no ano 2000 do primeiro celular com câmara, o impulso chegasse a tal ponto que, como prevê a Cisco, sejam em cinco anos os principais responsáveis da maior quantidade do tráfego na internet, com 72% do total.

Por regiões, a América do Norte vai continuar a liderar em 2020 o maior número de conexões através de telemóveis (com 95% dos seus registros), seguida de perto pela Europa Oriental (86%), Europa Ocidental e Central (84%), Ásia e Pacífico (72%), América Latina (70%) e Oriente Médio e África (52%).

 

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.