CINCO TENDÊNCIAS QUE VÃO MEXER COM A BOLSA EM 2016

SHOPPINGS MAIS VAZIOS

A economia deve continuar patinando em 2016, com desemprego e inflação em alta. O cenário mais provável é de famílias comprando menos. Com isso, pode cair a venda de roupas, cosméticos e bebidas alcoólicas, reduzindo o lucro de algumas empresas desses setores.

O PRINCIPAL EM PRIMEIRO LUGAR

Por outro lado, as pessoas continuam comprando alimentos e remédios – os chamados itens de primeira necessidade. Vencem a batalha pelo consumidor as companhias com maior poder de distribuição e melhor gestão de preços.

RISCO DOS CALOTES

A inadimplência tem crescido no país e muitos analistas preveem que piore em 2016. Isso pode afetar o lucro de parte dos bancos, servindo de contrapeso para os ganhos que esse setor tem com o juro alto.

DE OLHO NO EXTERIOR

O dólar na casa dos R$ 4 beneficia quem mira o mercado externo, como empresas de papel e celulose e indústrias de máquinas agrícolas. Mas o câmbio também pode ser uma ameaça, já que muitas têm dívidas em dólares.

O FREIO CHINÊS

O desaquecimento da economia chinesa reduz as vendas mundiais de alimentos e produtos básicos como minério de ferro e petróleo (as commodities). Com menor demanda, indústrias desses setores têm menos oportunidades de ganho.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.