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Saiba como trabalhar no crescimento da sua marca para 2020

sua marca pode expandir ainda a presença no mercado com o desenvolvimento de aplicativos, para que os clientes tenham uma melhor experiência na hora das compras
sua marca pode expandir ainda a presença no mercado com o desenvolvimento de aplicativos, para que os clientes tenham uma melhor experiência na hora das compras

O ano de 2020 já começou e está na hora de trabalhar o crescimento da sua marca no mercado.

Há muitas maneiras de se fazer isso, contudo, com um cenário cada vez mais exigente e competitivo, é necessário investir com cuidado e optar pelas melhores alternativas.

Além disso, mesmo em um cenário de crise, o Brasil registrou um crescimento no número de empresas, com mais de 2,5 milhões de novos empreendimentos formalizados. A alta foi de 15,1%, em relação aos últimos anos.

Entretanto, para se fazer presente como marca, não basta somente abrir o negócio – é preciso que a empresa sobreviva, especialmente nos três primeiros anos, período em que se registra maior alta de fechamento dos novos empreendimentos.

Sendo assim, seja para um pequeno negócio de consultoria jurídica online, ou para as grandes multinacionais, não se pode deixar de prestar atenção ao mercado, às tendências e inovações.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como trabalhar o crescimento da sua marca para o ano de 2020. Continue lendo!

1 – Elabore um planejamento estratégico de sucesso

O planejamento estratégico está normalmente associado ao começo de um novo negócio.

Porém, as empresas já consolidadas no mercado podem elaborar um novo documento, com as devidas modificações, levando em conta o mercado, os objetivos e metas a serem alcançadas.

Por exemplo, uma transportadora de cargas pequenas pode se beneficiar de novas políticas de frete e, desse modo, elaborar um planejamento estratégico para alcançar melhores resultados no mercado.

Em síntese, o planejamento estratégico trata de todo o processo de criação, execução e processos desenvolvidos dentro da empresa, com o intuito de alcançar as principais metas da organização.

Por conta disso, o documento conta com a definição dos principais objetivos e ações que contribuem com o sucesso empresarial.

Para elaborar um planejamento estratégico de sucesso, deve-se responder às seguintes questões:

  • Onde a minha empresa está?
  • Onde a minha empresa quer chegar?
  • Como posso chegar lá?
  • E por quais meios?
  • O quanto posso investir nessas mudanças?

Por exemplo, um empreendimento especializado no desenvolvimento de sistema antifurto lojas pode ter um bom reconhecimento na região em que está, oferecendo softwares inteligentes e altamente tecnológicos de segurança.

Mas, a intenção da empresa é abrir um leque de clientes, atendendo outras cidades.

Nesse cenário, uma das metas da empresa dentro do planejamento estratégico pode ser a ampliação de público. Para chegar lá, uma das alternativas é ter um e-commerce.

Vale destacar que para ter sucesso e reconhecimento da marca em 2020, é preciso se apoiar no planejamento estratégico de 2019, para verificar quais foram os resultados (o que deu certo e o que precisa de reformulação).

Dessa maneira, a empresa pode analisar quais estratégias podem continuar no ano de 2020, devido aos bons resultados da campanha.

2 – Invista na experiência humana

A tecnologia está em alta em 2020 e, a cada dia que passa, mais empresas buscam realizar investimentos em softwares, sistemas automatizados e Inteligência Artificial (IA) para se destacar da concorrência.

Apesar desses esforços serem altamente rentáveis e significativos, afinal, quanto mais tecnológico é um setor, maior a relevância e o reconhecimento da marca, não se pode esquecer do fator humano.

Alguns comportamentos, como empatia e solidariedade, são essencialmente humanos, portanto, não há como substituí-los por máquinas. Por conta disso, é importante também investir na experiência humana (dos colaboradores e clientes).

A maior humanidade das empresas tem sido um fator de diferenciação. Imagine, por exemplo, que ao fechar negócio com um motorista executivo bilíngue, você encontrou um profissional dedicado, atencioso, preocupado com o seu bem-estar e com o dos demais clientes.

É bem provável que esse comportamento do motorista resulte em uma boa experiência, muito diferente se o cenário fosse um veículo automatizado, com nenhuma interação humana.

Além disso, uma empresa que investe na humanização com os colaboradores consegue alcançar melhores resultados de endomarketing (comunicação interna), o que afeta diretamente – e de forma positiva – o crescimento da marca.

É uma mudança de dentro para fora, que se inicia na cultura organizacional e afeta o cliente.

3 – Entregue conteúdo de qualidade aos clientes

O avanço da internet e a possibilidade de encontrar muitas informações sobre praticamente tudo acabaram modificando o comportamento das pessoas.

Hoje em dia, os consumidores não estão interessados em receber uma propaganda invasiva, estimulando o consumo e a aquisição de bens/serviços. Ao contrário, eles querem ser bem informados.

Por esse motivo, o reconhecimento da sua marca depende da entrega de conteúdos ricos e de qualidade para o público.

Por exemplo, ao anunciar o aluguel de espaço comercial não se limite em uma publicidade sensacionalista, mas produza conteúdos a respeito das vantagens da locação e como o negócio pode ajudar o cliente.

A produção de conteúdo é uma maneira valiosa de despertar o interesse de potenciais clientes e, como consequência, ela ajuda a empresa a ganhar reconhecimento no mercado.

Além disso, entregar informações para os clientes, principalmente na internet, é um dos métodos mais eficientes para conquistar leads (potenciais clientes online). Para isso, a sua empresa pode investir em:

  • Estratégias de SEO (Search Engine Optimization);
  • Diversificação de materiais;
  • Construção de blogs;
  • Mensagens personalizadas aos clientes.

Ademais, importante destacar que a produção de conteúdo deve ser direcionada, ainda mais no mundo virtual.

Devido à infinidade de informações disponíveis, é preciso saber entregar o seu conteúdo às pessoas realmente interessadas.

Por exemplo, ao falar sobre ecobag para personalizar, é interessante focar o conteúdo para um público preocupado com ações sustentáveis.

Sendo assim, recomenda-se traçar um perfil do público-alvo, com as principais características dos consumidores e alguns comportamentos dos clientes.

4 – Marque presença nas redes sociais

Mais de metade da população mundial está presente nas redes sociais – o que equivale a aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas.

Só no Brasil, cerca de 62% dos usuários está ativo nessas plataformas, especialmente no Youtube, Facebook e Instagram.

Portanto, se a sua empresa ainda não está presente nas redes sociais, o ano de 2020 é o momento certo para mudar isso.

Mais do que criar uma página no Facebook, por exemplo, as redes sociais são ótimas para o compartilhamento de conteúdo.

Assim, ao escrever um texto sobre mochila impermeável personalizada, é possível compartilhar o material na rede e, com isso, aumentar o tráfego de visitantes no site.

As redes sociais também são ótimas para divulgar conteúdos diversificados, em outros formatos.

Apesar dos textos ainda serem um dos carros-chefe da internet, os vídeos têm ganhado cada vez mais espaço, muito por conta da facilidade em compreender o conteúdo.

No entanto, vale ressaltar que cada uma das redes sociais possui as suas especificações, quanto ao formato e tipo de arquivo compartilhado. Sendo assim, lembre-se de planejar campanhas de acordo com as singularidades de cada canal.

5 – Promova a interação entre os colaboradores

Um ambiente de trabalho agradável é sinônimo de sucesso da marca. Afinal, quando os funcionários trabalham bem, conseguem entregar melhor qualidade em seus afazeres, afetando a entrega de produtos/serviços de maneira positiva.

Assim, para o crescimento da marca, vale a pena promover uma cultura organizacional humana, empática e cativante.

Isso pode ser feito com ações simples. Por exemplo, durante a alimentação na empresa, promova diálogos saudáveis entre os funcionários, ofereça um espaço para relaxamento nos horários de descanso e estimule uma conversa aberta entre os colaboradores.

Oferecer treinamentos, workshops, palestras, apresentações e eventos do ramo aos funcionários também é uma maneira de engajar os profissionais na empresa.

Além disso, essas práticas de endomarketing são muito eficazes na retenção de talentos, reduzindo a taxa de turnover das empresas.

Desse modo, os bons profissionais se mantém na organização, contribuindo para que os resultados sejam ainda melhores!

6 – Amplie os investimentos em estruturas mobile

Atualmente, grande parte dos consumidores preferem comprar online – e por meio dos dispositivos móveis, em especial, os celulares.

Em 2020, o número de smartphones no Brasil tende a ultrapassar 2 aparelhos por habitante, portanto, não dá para pensar em sucesso, se ignorarmos o avanço dos sistemas mobile.

Para isso, lembre-se de converter as estratégias de marketing digital para telas menores, além de investir em Ux Design, interatividade e navegabilidade rápida (no caso dos smartphones mais antigos).

Além do mais, a sua marca pode expandir ainda a presença no mercado com o desenvolvimento de aplicativos, para que os clientes tenham uma melhor experiência na hora de comprar algo, ou encontrar um determinado produto/serviço pelo celular.

As possibilidades de inovação mobile são infinitas! Sendo assim, vale a pena implementar modificações na empresa referente à cultura digital no planejamento estratégico.


  • Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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