1- Consultor de privacidade: As redes sociais serão onipresentes e será possível compartilhar qualquer coisa por meio da internet. Saber os limites e tomar cuidados será imprescindível. Esse tipo de profissional terá contato direto com psicologia, direito e tecnologia.

2 – Professor hacker: O número de hackers aumentará ainda mais, sendo importante ensinar desde cedo as crianças a como se proteger de ataques. Para ser um professor hacker têm que estudar pedagogia técnicas em informática.

3 – Reestruturador corporativo: Uma grande tendência para o futuro é que empresas comecem a se unir para aumentar o número de clientes e diminuir a concorrência. Como existem companhias com culturas e valores muito diferentes, é importante que exista um profissional preparado para adaptar as corporações para viverem em harmonia. Essas pessoas terão alto conhecimento administrativo e de psicologia.

4 – Curador digital: Hoje em dia, a internet já possui milhões de dados disponíveis e cresce muito a cada dia. O Curador Digital filtrará quais informações são realmente importantes e real para cada situação pretendida. Ele será útil para empresas, jornais e outros meios de comunicação.

5 – Especulador de moedas virtuais: As moedas virtuais se tornaram famosas após o estouro do Bitcoin. Por isso, qualquer transação financeira vai precisar de profissionais para lidar com as especulações. Para essa profissão, é essencial ter conhecimentos financeiros e de tecnologia.

6 – Terapeuta digital: As pessoas se tornarão cada dia mais dependentes da tecnologias e, caso extrapole o limite, será necessário ter consultas com um terapeuta digital. Esse profissional será especialista em tecnologia e na área de informática.

7- Conselheiro de produtividade: Responsável por manter funcionários producentes e com auto gestão do tempo. No futuro, muitas empresas terão modelos de trabalhos diversos, entre home offices e trabalhadores virtuais espalhados pelo mundo. Este profissional terá características de administração, informática e pedagogia.

8- Conselheiro de aposentadoria: Será muito útil para identificar o novo perfil do trabalhador e das relações trabalhistas. O desgaste profissional ocorrerá cada vez mais cedo e as pessoas desejarão se aposentar com maior capacidade de manter seu nível sócio-econômico. Especialista em finanças, psicologia, comunicação e mentoria.

Os empregos formais tendem a reduzir e as novas tecnologias e mudanças sociais farão desaparecer muitas profissões que hoje parecem essenciais, mas que devem se redesenhar para se manterem presente no futuro. Fiquemos atentos aos movimentos da educação e do mercado, estes devem estar sempre alinhados com o futuro.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.