Radar do Futuro
O Ministério dos Direitos Humanos e Segurança Social da China oficializou a criação de 15 novas profissões no país. A iniciativa está integrada aos esforços de posicionamento no mercado global, tendo a inteligência artificial como prioridade. Analista de dados em agricultura, engenheiro de internet das coisas, jogador de e-sports e piloto de drones são algumas das atividades que refletem o a inserção das tecnologias na criação de oportunidades.
O programa “Made in China 2025” elaborado pelas autoridades chinesas pretende colocar o país na liderança da indústria hi-tech mundial. As novas atividades fazem parte dos mais de 19 mil funções reconhecidas pelo Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social da China.
Novas profissões não eram adicionadas à lista oficial do governo desde 2015. Não há nenhum incentivo financeiro imediato às áreas contempladas. Porém, a lista oficial de profissões é um guia para que o governo crie políticas públicas de incentivo, como abertura de vagas, treinamento específico, estabelecimento de padrões do ofício, entre outras. “Essas 13 novas ocupações estão principalmente no campo de hi-tech, que tem alta demanda de conhecimento e habilidades”, afirmou o Ministério de Recursos Humanos, em comunicado.
Profissionalização do e-sports
O reconhecimento das profissões de operador e de jogador de e-sports foi saudado por especialistas como um passo importante de legitimação das atividades. “Dessa maneira, tanto os players quanto as pessoas envolvidas nos esportes eletrônicos passam a serem reconhecidos como profissionais legítimos”, assinalou matéria publicada pelo site The Enemy.
A matéria destaca que, como o próprio nome diz, o jogador de eSports, na definição chinesa, precisa participar de competições, treinamentos e análises de dados que estejam relacionados aos esportes eletrônicos. O conceito de operador é um pouco mais amplo, e pode envolver tanto aqueles que organizam torneios e eventos de eSports quanto streamers e outros influenciadores.
“Esse é um passo importantíssimo para o reconhecimento mundial dos eSports”, reitera o site. Na China, essa movimentação dará direitos trabalhistas aos players, além de facilitar a emissão de vistos de trabalho para viagens internacionais – algo que já causou vários problemas em diversas modalidades.
Veja, abaixo, a lista das novas profissões na China:
-
- Engenheiro de IA
- Engenheiro de IoT (Internet das coisas)
- Engenheiro de Big Data
- Engenheiro de computação na nuvem
- Gestor digital
- Técnico em modelagem para arquitetura
- Operador de e-sports
- Jogador de e-sports
- Piloto de drone
- Analista de dados em agricultura
- Instalador de IoT
- Operador de robô
- Manutenção de robô
Em resumo