Oi, como vai você?
Você tem um filho, sobrinho, neto ou conhecido correndo os riscos da aglomeração do Enem para entrar na universidade ainda neste ano de 2021? Diga a eles para olhar o futuro com atenção. Estes estudantes enfrentam, neste momento, não só os riscos da pandemia. Também terão grandes desafios pela frente. Em média, os que passarem pela aventura vão se formar a partir de 2025 em um cenário mais parecido com o que imaginávamos há algum tempo como sendo “o futuro”. Além das provas em condições questionáveis, eles serão viajantes de um túnel do tempo acelerado.
Seus parentes e amigos serão testemunhas e agentes da construção de um novo capítulo da história da humanidade. Já deve ter sido difícil a adaptação forçada às aulas a distância durante 2020. Pois é, o ensino intermediado pela tecnologia veio para ficar. A preparação para as provas exigiu hábitos novos, longe das salas de aula. Os próximos anos serão de continuidade destas adaptações ao processo de aprendizado. E a introdução de novas ferramentas na relação entre alunos e processos de aprendizado. Durante o curso, seja qual for, o professor assume o papel de um curador de informações, lidando com aulas remotas e presenciais.
Salte agora quatro anos, a média da maioria dos cursos. Em 2025, o mundo será várias vezes mais tecnológico. Mais que entender, viveremos a ubiquidade, a internet tão presente quanto invisível, em todas as coisas. Teremos nossos assistentes pessoais, tradutores instantâneos. Sistemas automatizados, robôs. Realidade virtual e aumentada. No mercado de trabalho, atividades baseadas em rotinas vão sumindo do ambiente das relações produtivas e comerciais. Consolidação do trabalho em casa, consumo pela rede, compras por realidade virtual, relações de trabalho instáveis. Novas atividades, profissões remodeladas.
E daí?
Sim, agora é a melhor hora para se preparar para as transformações que virão pela frente.
Insights
Escolha de profissões: o mesmo de sempre
A medicina continua sendo uma das profissões que mais atraem estudantes nos processos de seleção das universidades. Na verdade, a lista das dez mais revela a preferência pelas atividades tradicionais, como administração de empresas, direito, educação física e pedagogia. Ainda levará um tempo até a tendência ser alterada.
Dez desafios para a saúde em 2021
Acelerar o acesso a diagnósticos, vacinas e medicamentos para enfrentar a Covid-19 é um dos desafios principais listados pela Organização Mundial de Saúde para o ano. A instituição afirma que trabalhará com os países “para melhorar sua própria preparação para pandemias e emergências de saúde”. Radar do Futuro
Cartórios digitalizados
Parte de um dos setores mais resistente a mudanças, os cartórios incorporam a tendência de digitalização. Eles podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online pelo site. Radar do Futuro
Compensações para o isolamento
As soluções mágicas para a pandemia e para a necessidade de isolamento não virão rapidamente como gostaríamos todos. Como o resultado, o varejo tende a apostar no comércio eletrônico que fuga do tradicional. Ou seja, das listas de produtos. A hora é de investir em realidade virtual. E boas histórias. As pessoas vão precisar fugir da realidade.
Privacidade em risco
A revista científica Nature publicou um estudo que afirma ser possível usar algoritmos de reconhecimento facial para detectar a orientação política das pessoas. Claro, ele fez barulho – e não apenas por apontar problemas com a tecnologia. Há críticas sobre o propósito e os métodos da pesquisa.
Indicadores
Mudanças climáticas
A pandemia COVID-19 não foi a única crise de longo prazo de que o mundo se lembrará de 2020. Em termos de mudança climática, o ano também foi um dos três mais quentes já registrados e rivalizou com 2016 pelo primeiro lugar, a agência meteorológica da ONU.
Futuro do trabalho
Dados da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) realizada pela consultoria de recrutamento, mostram que 91% dos profissionais acreditam que o futuro do trabalho será de modelo híbrido, revezando entre dias presenciais e remotos.
Setor sem crise
Com quase 90 mil farmácias no país, o Brasil deve voltar a viver um novo ciclo de investimentos no setor após 2021. Mesmo nesse ambiente de incertezas no mercado de consumo, a demanda segue acelerada.
Migração desacelerada
O crescimento da migração global desacelerou em 27 por cento em 2020, após décadas de forte aumento, constata o relatório anual das Nações Unidas. É o resultado da pandemia, que interrompeu todas as formas de mobilidade humana por meio do fechamento das fronteiras nacionais e da suspensão de viagens em todo o mundo.
Dicionário do futuro
O que é análise prospectiva
A análise prospectiva é o método que tem o objetivo de identificar e analisar acontecimentos futuros possíveis. Conheça mais
Futuristas em destaque
Peter Diamandis
Engenheiro, médico e empresário greco-americano, mais conhecido por ser o fundador e presidente da X Prize Foundation, Peter Diamondis é co-fundador e presidente executivo da Singularity University e co-autor do best-sellers “Abundância: O Futuro É Melhor do Que Você Pensa”.
Ele também é o ex-CEO e co-fundador da Zero Gravity Corporation e vice-presidente da Space Adventures Ltd., fundador e presidente do Rocket Racing League, co-fundador da International Space University, co-fundador da Planetary Resources, fundador dos Alunos para a Exploração e Desenvolvimento do Espaço, e vice-presidente e co-fundador da Human Longevity, Inc.
Em resumo