No Brasil, mais de 70 milhões de pessoas cidadãs vivem sozinhas. São quase 15 milhões a mais nestes dez últimos anos. E por causa de que tantos milhões vivem sozinhos no Brasil? Vamos nessa.

Pois então. Quem foi que disse? Já sei. Estão na Síntese de Indicadores Sociais do IBGE. Quase a metade dessa multidão que mora sozinha é formada por velhos, adultos, idosos, terceira idade. São 43,4% desses 56 milhões e 200 mil pessoas brasileiras que estão só.

Lógico que também tem jovem vivendo sozinho nestes dados do IBGE mas acontece que, de uma maneira em geral, está provado, nos números, que a população brasileira, a cada ano que passa, está ficando mais velha, acima dos 60 anos de idade, com tudo que isto significa, principalmente para a economia, de onde passam aos poucos sendo excluídas por não serem PEAs, termo técnico que significa População Economicamente Ativa.

Concentrando então um pouco na população brasileira jovem. Pelos dados do IBGE, caiu de 11,4% para 9,6%, nos últimos dez anos, o número de jovens que mora sozinho. Mas tem o seguinte. É que, por causa das dificuldades econômicas, os jovens estão ficando cada vez mais na casa dos pais. 

Terminando a prosa de hoje com um abraço especial para os que vivem sozinhos neste nosso Brasil. Ainda em cima da Síntese do IBGE. Para piorar, está caindo a taxa de fertilidade dos casais jovens. Estão fazendo menos filhos. Ou nem pensando nisso. Há dez anos, a taxa de fertilidade do brasileiro, desculpe, taxa de fecundidade, ops, natalidade, era de 51%. Pois hoje caiu para 40%.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.