o mercado de trabalho será o primeiro a sentir as conseqüências dessa grande democratização da inteligência artificial - imagem: Pixabay
o mercado de trabalho será o primeiro a sentir as conseqüências dessa grande democratização da inteligência artificial – imagem: Pixabay

Radar do Futuro

Muito em breve, vamos viver em um mundo onde a inteligência artificial (IA) não será apenas uma prerrogativa de uma pequena seleção de tarefas de alto nível, mas onde a tecnologia se integra a todos os cantos de nossas vidas. E, claro, o mercado de trabalho será o primeiro a sentir as conseqüências dessa grande democratização da IA. Segundo artigo publicado pelo site DataFloq, a forma como as pessoas tratam a ideia de inteligência artificial viu, na última década, algumas mudanças significativas.

De uma palavra de ordem que se refere principalmente a um futuro distante, a inteligência das máquinas se transformou em uma perspectiva muito real, que registra casos reais de implementação. Carros autônomos, aprendizado de máquina , tradução automática e redes neurais são casos reais de implementação. Na realidade, destaca o texto, apenas as primeiras tentativas de entrar no reino da verdadeira IA , mas com poder suficiente para mudar as regras do jogo em todo o mundo.

O que esperar

O site aponta cinco mudanças mais prováveis ​​que devem acontecer (e já acontecem) no futuro próximo:

1. As empresas vão recrutar especialistas em dados de locais não tradicionais

Um dos principais fatores limitantes do desenvolvimento mais rápido das pesquisas é a falta de especialistas. Embora já seja uma das indústrias de maior prestígio no mundo e as pessoas estejam ansiosas para obter um grau relevante, o conjunto de talentos não é grande o suficiente para satisfazer a demanda sempre crescente. No entanto, uma das razões é que a maioria das empresas deixa muito potencial inexplorado e continua lutando pelo pequeno grupo de especialistas existentes e recém-formados nas universidades localizadas em países desenvolvidos.

No entanto, algumas das empresas já se movem na direção certa, espalhando programas educacionais em lugares como o Nepal e Ruanda para ter acesso a pessoas talentosas de lá e dar-lhes o conhecimento necessário para seguir carreiras nesta indústria. Portanto, em um futuro próximo, provavelmente veremos um influxo considerável desses especialistas no mercado de trabalho, de certa forma saciando a necessidade mundial de especialistas em dados.

2. A paisagem do mercado de trabalho passará por uma grande reviravolta

Muitas pessoas expressam temores bastante legítimos de que seus empregos se tornem obsoletos com o surgimento e a perfeição da IA. De acordo com o estudo da PwC , nada menos que 38% dos empregos nos EUA correm o risco de serem totalmente substituídos pela AI nos próximos 15 anos.

No entanto, concentrar-se em perdas potenciais é errado, pois a tecnologia sempre desloca e cria novos empregos. Dê uma olhada nas linhas de montagem – quando aparecem pela primeira vez, trabalhadores de todo o mundo temiam se tornar obsoletos, mas a economia não entrou em colapso. As pessoas tiveram que se adaptar, mas é bem diferente das previsões apocalípticas da época.

O que todos têm a fazer nessa situação é dar uma olhada mais de perto na indústria e concentrar-se nas áreas que exigem elementos humanos. Estude. Melhore a compreensão dos princípios subjacentes e aumente a qualificação de uma pessoa. Ou encontre uma oportunidade em uma das aberturas criadas por esse levante – o que naturalmente nos leva ao próximo ponto.

3. A ciência de dados vai se tornar mais acessível para não especialistas

Outra maneira de lidar com a falta de especialistas em IA e ciência de dados é tornar as ferramentas do comércio mais acessíveis para aqueles sem os anos de educação no campo relevante. E isso já está acontecendo – a aparência da análise de autoatendimento alimentada pela inteligência artificial, que permite que pessoas com relativamente pouca compreensão do funcionamento interno executem com sucesso sua própria análise, já está mudando a maneira como as coisas funcionam.

Um recente relatório da Gartner prevê até que, em 2019, a análise de autoatendimento ultrapassará a quantidade de trabalho feito pelos cientistas de dados – o que certamente é uma coisa a considerar ao pensar sobre quais habilidades você deve desenvolver para permanecer atualizado neste mundo em transformação.

4. A localização do trabalho vai mudar

Por gerações, a maioria das pessoas se acostumou com a ideia de trabalhar em lugares especificamente preparados para esse fim. Eles estavam acostumados a dividir sua vida em horas de trabalho e pessoais, o primeiro gasto no escritório (fábrica, oficina, etc.), o último onde eles preferiam gastá-los. O surgimento da IA ​​provavelmente mudará esse equilíbrio.

O número de pessoas trabalhando remotamente aumentou de forma constante nas últimas décadas, mas a IA significa um novo e enorme avanço na evolução do local de trabalho . É mais do que provável que o local de trabalho do futuro não seja limitado pelas presunções antigas, como horas ou locais de trabalho regulares, e a maioria das pessoas terá um grau muito maior de controle sobre quando e onde trabalham.

5. Um novo conjunto de habilidades básicas surgirá

Por gerações, o conjunto de habilidades básicas necessárias para o emprego na maioria dos empregos não mudou: leitura, escrita e aritmética. No entanto, o surgimento da AI vai mudar isso, então as pessoas precisarão de um conjunto adicional que possa ser amplamente denominado como habilidades de dados. Mesmo agora, o conhecimento básico de codificação e ciência de dados melhora muito as chances de um emprego bem-sucedido e a probabilidade de conseguir um emprego de prestígio.

Em um futuro próximo, essas habilidades mudarão de complementos úteis para pré-requisitos necessários para a maioria dos cargos, e aqueles dispostos a enfrentar o futuro de frente devem levar isso em consideração ao decidir sobre os cursos que irão realizar.

É óbvio que depois que a IA se tornar totalmente democratizada, a natureza do mercado de trabalho será completamente diferente do que é agora. No entanto, a mudança não se limita a fatores negativos, como alguns trabalhos se tornando obsoletos – pois abre muitas novas oportunidades. A única coisa que você precisa é a preparação para aproveitar o que vem pela frente.

Fonte: Datafloq.com

[amazon_link asins=’857608998X,8535278087,8578610296′ template=’ProductCarousel’ store=’oportunidad0f-20′ marketplace=’BR’ link_id=’2acdc54c-13fe-11e9-919b-fb002ea03afc’]

[amazon_link asins=’8550803731,8582850522,B07K2GNZRR’ template=’ProductCarousel’ store=’oportunidad0f-20′ marketplace=’BR’ link_id=’f22bfa0d-13fe-11e9-ab26-57993b12edd0′]