Uso de Realidade Virtual em empresas poderá crescer em 10%. Foto: Pixabay.
Uso de Realidade Virtual em empresas poderá crescer em 10%. Foto: Pixabay.

Recentemente a Huawei divulgou a nova edição do relatório Global Industry Vision (GIV), que visa dar continuidade às previsões de desenvolvimento tecnológico e industrial até 2025. O estudo destaca tendências tecnológicas, como cobertura rede 5G, uso da Inteligência Artificial (IA), adoção de robôs domésticos e incorporação de assistentes inteligentes.

De acordo com os dados quantitativos do GIV e com os casos de uso real sobre como a tecnologia inteligente está presente em todos os setores, a pesquisa identificou 10 megatendências que moldam o modo como as pessoas vivem e trabalham.

O estudo prevê uma taxa de 14% de adoção de robôs domésticos, em função dos avanços na ciência material, da Inteligência Artificial perceptual e das tecnologias de rede, que impulsionam a adoção da robótica em diversos cenários domésticos e pessoais.

De acordo com o GIV, rede 5G, Realidade Virtual/Realidade Aumentada, aprendizado de máquina e outras tecnologias emergentes permitirão ver além da distância, da distorção, da superfície e da história. Pessoas, negócios e cultura terão novas perspectivas. Além disso, o número de empresas que usam Realidade Virtual/Realidade Aumentada poderá crescer em 10%.

Outra tendência é que 90% dos donos de sistemas inteligentes farão uso de assistente virtual, pois os dispositivos, com sensores integrados e direcionados por dados, começam a antecipar necessidades e permitem que as informações nos encontrem. Futuramente, as pesquisas poderão ser realizadas sem botões, redes sociais pessoais serão criadas sem esforço e a indústria se valerá da ¨manutenção de pesquisa zero¨.

A Huawei estima que as ruas serão adaptadas. Sistemas inteligentes de transporte irão conectar pessoas, veículos e infraestrutura, abolindo o congestionamento. Haverá resposta rápida a emergências e circular no trânsito será mais tranquilo. O estudo aponta que 15% dos veículos poderão ter a tecnologia de veículo ligado a tudo via rede móvel.

A previsão é que existam 103 robôs para cada 10 mil funcionários. Muitas indústrias terão automação inteligente, que tomará a frente de várias tarefas consideradas mais perigosas, repetitivas e de alta precisão, aumentando a segurança e a produtividade.

De acordo com o estudo, a Inteligência Artificial em nuvem irá reduzir o custo e a barreira de entrada para a experimentação científica, inovação e arte, potencializando a criatividade que está disponível para todos. O GIV prevê que 97% das grandes empresas implantarão IA.

O relatório indica que não haverá atrito na Comunicação, pois a análise da Inteligência Artificial e Big Data criará uma forma perfeita de comunicação entre empresas e clientes, quebrando, assim, as barreiras de linguagem. A comunicação de amanhã será caracterizada por precisão, compreensão e confiança. O GIV estima que 86% das empresas utilizem dados que produzem.

Empresas de todo o mundo utilizam a tecnologia digital e aplicativos inteligentes em plataformas de acesso unificadas, que permitem maior colaboração, compartilhamento de recursos, ecossistemas globais mais fortes e maior produtividade. O relatório da Huawei prevê que todas as empresas em todos os lugares utilizarão a tecnologia de nuvem e 85% dos aplicativos de negócios serão baseados na nuvem.

A estimativa é que a rede 5G será realidade em curto espaço de tempo. A tecnologia se expandirá de forma muito mais rápida do que qualquer outra de geração anterior, abrangendo indivíduos, empresas e sociedade. A previsão é que 58% da população mundial tenha acesso a 5G.

Padrões e princípios de dados compartilhados para uso de dados devem fornecer equilíbrio aos avanços na tecnologia digital. O GIV prevê que o volume anual de dados globais atinja o patamar de 180 ZB, sendo que 1 ZB equivale a 1 trilhão de GB.

Projetado para analisar as tendências de desenvolvimento da indústria e servir como um guia estratégico para implantação de TIC, o primeiro relatório GIV@2025 foi lançado em 2018. Para mais informações basta acessar o link www.huawei.com/minisite/giv/en.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.