quarta-feira, abril 2, 2025
24.7 C
Belo Horizonte

Futuro das construções: itens que garantem sustentabilidade

Futuro está ligado à redução dos impactos ambientais e à incorporação de elementos feitos a partir de materiais reciclados. Foto: Pixabay
Futuro está ligado à redução dos impactos ambientais e à incorporação de elementos feitos a partir de materiais reciclados. Foto: Pixabay

Alessandra Grisolia
Radar do Futuro

Sustentabilidade, durabilidade e baixa quantidade de resíduos. Conforto, isolamento térmico e acústico, economia na execução da obra. Essas são características fundamentais do futuro das construções, que está intrinsicamente ligado à redução dos impactos ambientais e à incorporação de elementos feitos a partir de materiais reciclados.

Tijolos ecológicos

Conhecidos como blocos de terra comprida (BTCs), os tijolos ecológicos oferecem economia de até 50% se comparados aos tijolos comuns. Além disso, o tempo de construção pode ser reduzido em até 30% em relação à alvenaria convencional. Compostos por areia argilosa, água e um pouco de cimento, os “tijolos-lego”, ao contrário dos convencionais, não precisam ser levados ao forno à lenha e, por isso, são menos agressivos ao meio ambiente.

Quem quer construir com tijolos ecológicos encontra, ainda, benefícios como economia de 100% em relação a caixarias dos pilares, vergas e contra-vergas e à massa de assentamento, uma vez que dispensam o uso da madeira e os tijolos encaixam perfeitamente.

Os tijolos ecológicos oferecem vantagens como economia de 50% do uso de ferros nas construções; colunas mais seguras, devido à melhor distribuição de peso sobre as paredes; durabilidade que chega a ser seis vezes maior que a dos tijolos convencionais.

Os BTCs são ideais para modelos de construções rústicas, porque não precisam de acabamento e necessitam apenas de impermeabilização, a base de silicone ou acrílico, e de rejunte flexível disponível em diversas cores. Eles podem receber qualquer tipo de revestimento, inclusive azulejos.

Outro diferencial dos tijolos ecológicos, formados por apenas dois furos, é que eles proporcionam isolamento acústico e térmico, e evitam a formação de umidade. E mais: as instalações hidráulicas e elétricas são embutidas nos próprios furos dos tijolos, evitando a quebra dos mesmos, proporcionando mais economia na construção.

Se por um lado, a média de preço de um tijolo ecológico custa pouco mais que o dobro de um tijolo convencional, por outro, os tijolos convencionais são a metade do tamanho dos tijolos ecológicos. Por isso, usa-se 50% menos BTCs em uma construção em comparação com os tijolos convencionais.

Telhado verde

O telhado verde ou ecotelhado agrega as vantagens de um jardim suspenso e oferece benefícios como captação de água da chuva e de energia solar, e pode ser usado para tratar o esgoto produzido na própria edificação.

Além de funcionar como isolante térmico, o telhado verde oferece vantagens para o meio ambiente, pois ele absorve 30% da água da chuva, o que reduz as chances de enchentes na cidade, e age como purificador da poluição urbana.
O ecotelhado colabora para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, com a diminuição do uso do ar condicionado e com a redução da poluição do ar pelo sequestro de carbono. Também contribui para maior durabilidade das construções.

Ao contrário dos telhados convencionais, que transferem o calor acumulado para o interior das construções, o telhado verde dissipa ou consome o calor pela evapotranspiração e pela fotossíntese, produzindo conforto térmico e acústico nos ambientes internos.

Pisos vinílicos

Os pisos vinílicos representam uma das melhores alternativas na hora de construir ou reformar. Feitos de PVC reciclados ou com material 100% reciclável, eles são encontrados em variados estilos, texturas, cores e preços mercado, e podem ser aplicados em diferentes ambientes.

A maior vantagem dos vinílicos é que eles imitam vários tipos de material como, por exemplo, madeira, mármore e cimento queimado, com custo bem mais em conta, ideais para quem não dispõe de orçamento alto. Além disso, apresentam durabilidade, flexibilidade e resistência.

Considerados antialérgicos, os vinílicos preservam a temperatura dos ambientes e promovem isolamento acústico superior aos demais tipos de revestimento. Considerados antialérgicos, dificilmente mancham e não exigem produtos específicos para sua manutenção limpeza.

Além disso, permitem a realização de uma obra limpa, sem quebradeiras, sujeira e desperdício de material, pois podem ser instalados sobre outros pisos, desde que estejam nivelados, em poucas horas, proporcionando uma instalação rápida e fácil.

A desvantagem é que os pisos de vinil não podem ser utilizados em áreas extremamente úmidas como banheiros, porque, apesar de serem resistentes, não possuem resistência adequada para esses ambientes.

Considerado menos resistente, o piso vinílico em manta, o primeiro a surgir, é mais barato e recomendado para ambientes grandes. Com custo mais alto, o piso de vinil click vem em placas e é facilmente instalado, por não depender de cola, pois conta com um sistema de encaixe. Por sua vez, o piso vinílico autocolante pode ser encontrado em manta ou empeças menores, é resistente e facilmente instalado.

Em comparação com outros pisos, os vinílicos são mais acessíveis, com custo médio de R$ 50 o metro quadrado sem instalação e R$ 150 com a mão de obra. Os preços variam de acordo com marca, tamanho, quantidade, modelo, entre outros fatores.

Em resumo


Descubra mais sobre Radar do futuro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Edições anteriores

O que impede a evolução das pesquisas sobre Alzheimer

Pesquisa belga avança na compreensão da da doença. Porém,...

Como será o Consultório 2030?

Evento Talks Unimed reuniu especialistas em conversas sobre impactos...

Empregos ligados à matemática são mais resilientes em épocas de crise

Estudo sobre a força da matemática destaca que o...

Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA e o risco para o mundo empresarial

O eleitor é enganado, acreditando ser o candidato o...

Quais são as tendências do varejo para 2024?

Indústria e varejo devem caminhar cada vez mais juntos...