O olhar atento aos impactos das tecnologias e às mudanças do mercado de consumo são fatores determinantes no futuro da Publicidade e Propaganda
CARLOS PLÁCIDO TEIXEIRA
Jornalista Responsável | Radar do Futuro
Os profissionais de publicidade e propaganda terão de investir na capacidade de antecipar as tendências que vão transformar o futuro dos mercados nos próximos anos. Para quem vai entrar no mercado até 2030, é importante desde já entender os impactos de tecnologias e de inovações, como o metaverso.
Por exemplo, os profissionais devem pensar além da realidade virtual. Ou seja, o passo seguinte à expansão da demanda de sistemas de realidade virtual. Imaginar os impactos da holografia, o capítulo seguinte na evolução tecnológica que virá com soluções baseadas em alto poder de processamento de máquinas e avanços da inteligência artificial.
Há oportunidades e ameaças, principalmente para quem souber se preparar. No cenário futuro da profissão, haverá a força de novos meios e das ferramentas de produção de conteúdos voltados à divulgação de marcas de instituições, produtos, serviços e pessoas. Da criação à veiculação de mensagens, todas as etapas do trabalho do publicitário serão afetadas.
O que focar
Os interessados devem estar atentos às mudanças do mercado de trabalho. Agências, que são os grandes empregadores, e os departamentos de comunicação interno, além dos profissionais independentes, tendem sentir os impactos do esvaziamento da importância dos meios tradicionais de comunicação, em contraste com o surgimento e a consolidação de novas mídias e estratégias de divulgação de mensagens.
A profissão
Muito além de produzir anúncios com o objetivo de divulgar um produto, serviço ou marcas, o publicitário é o responsável por criar e definir estratégias de comunicação e de marketing de seus clientes. Com a produção de mensagens destinadas a vendas e formação de imagem positiva para os clientes, a atividade assegura que as organizações alcancem os seus objetivos no mercado onde atuam.
Principais atribuições
Em resumo: o profissional define objetivos de divulgação, a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanhas baseadas em anúncios, comerciais de rádio, TV, cinema e para mídias digitais e externas.
Confira o que o publicitário pode fazer:
- Contato/Atendimento: interage com clientes para definição de tópicos como orçamentos e contratos, planos de marketing e seleção de mídia publicitária
- Planejamento: especialistas no planejamento das ações de divulgação, com a definição de objetivos, metas e prazo.
- Consultor: interage com clientes para fornecer aconselhamento de marketing ou relacionado
- Mídia: é o responsável pela análise e identificação das mídias mais adequadas para a realização das campanhas de divulgação dos clientes.
- Criativos: são os redatores, designers, copywriters e editores de vídeo. respondem por toda a parte visual e estética das campanhas, textos, vídeos e demais trabalhos.
- Redator publicitário – o redator publicitário trabalha na criação de textos para as campanhas online e offline, como: blogs, flyers, roteiro de comerciais, jingle, spot para rádio, dentre outras coisas.
- Copywriter – profissional de redação de textos com foco em publicações da internet
- Designer – é responsável pela criação do layout (imagem) de todas as peças publicitárias de mídias online e offline.
- Editor de vídeo – profissional que trabalha na edição de vídeos e materiais audiovisuais em geral, de mídia online e offline.
- Pesquisas: atua na elaboração de estudos para o levantamento de dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores, além de analisar impactos e resultados das campanhas publicitárias.
- Produtores Web: As agências de publicidade incorporaram os especialistas em produção na internet. Os responsáveis por essa área precisam estar ligados a tudo que tenha relação com a internet.
- Gestor de tráfego – mais uma profissão bem recente. O gestor de tráfego é o responsável por criar, executar e mensurar as campanhas online nas redes sociais e Google Ads.
- Desenvolvedor web/Programador – essa área tem crescido a cada dia e conquistado bastante espaço dentro das agências. Esse profissional é responsável por desenvolver sites institucionais, lojas virtuais (e-commerce) e aplicativos.
Áreas de trabalho
As agências de publicidade são as principais fontes de trabalho formal de qualidade para os profissionais.
Há uma grande diversidade de atividades fora do mercado formal.
A publicidade gera mais de 430 mil empregos (RAIS/2019) em suas diversas áreas, incluindo funções técnicas e de apoio.
A evolução ao longo dos anos
Embalados pela modernização da economia brasileira, os publicitários encontraram boas oportunidades no mercado nos anos 1980 e 1990. O segmento continuou a crescer a partir de 2000, mas com a entrada de novos concorrentes, das áreas de tecnologia, como Google e Facebook. O forte crescimento e diversificação da economia, inclusive com a adoção de novos modelos de negócios, demandou maiores investimentos em marketing e comunicação.
O setor demorou a entender a força das mudanças que estavam ocorrendo. O surgimento das novas mídias provocou transformações inesperadas em todos os mercados da comunicação. Os meios de comunicação tradicionais – TVs, rádios, jornais nacionais e regionais e revistas – foram perdendo relevância e criaram um novo cenário em que os publicitários ganharam novos campos de trabalho. Mas passaram a enfrentar novos desafios.
O avanço da tecnologia e a chegada da internet possibilitaram a criação de novas funções da área de publicidade e propaganda, como os gestores de marcas nas redes. A internet mudou a forma de fazer propaganda e, principalmente após a pandemia, ficou clara a importância das marcas serem digitais e ter presença online.
Ontem e hoje: linha do tempo
Antes da internet | Depois da internet |
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Ferramentas artesanal, com papel, lápis, caneta, régua, cola rascunhos a mão contratação de produtoras especializadas, em vídeo e áudio | Ferramentas uso de ferramentas de informática: processadores de textos, de imagens, planilhas, documentos compartilhados, |
Recursos contratação de produtoras especializadas, em vídeo e áudio | Recursos tecnologia facilita o processo de produção, gerando demandas por contratação de editores de vídeo, áudio, para atuação na internet |
Mídias TVs, rádios, jornais, revistas, outdoors, folhetos, cartazes etc | Mídias TVs, rádios, jornais, revistas, outdoors, folhetos, cartazes etc |
Clientes principais grandes empresas e instituições: indústrias, redes de comércio, governos | Clientes principais redes de comércio on e off line, empresas de tecnologia, startups, médias e pequenas empresas |
Funções redator, desenhista, contato, planejamento, mídia, copydesk, finalizador | Funções designer, desenvolvedor web, analista web, cientista da computação, estatístico |
Imagem do profissional publicitários eram os responsáveis pelo lançamento de grandes tendências | Imagem do profissional precisam se antecipar às tendências geradas por influenciadores, entender e amplificar a rapidez das mudanças de comportamento |
Tendências: o futuro da publicidade e propaganda
O publicitário identifica perspectivas de profundas transformações, com a aceleração de um processo já iniciado. O cenário inclui a perspectiva de novos meios e formas de consumir o conteúdo das mensagens dos clientes, com diversificação de canais e de comportamentos dos consumidores.
Diante de tantas mudanças, publicidade e tecnologia andarão cada vez mais juntas. Uma complementa a outra e os profissionais dessa área precisarão se apropriar dos conhecimentos e das técnicas envolvidas. É necessária uma formação mais abrangente em comunicação, marketing e em áreas de tecnologia. Não necessariamente em dominar linguagens e técnicas de desenvolvimento de sistemas, mas identificar possíveis usos de inovações no cotidiano da publicidade e propaganda.
Com o avanço de pautas como o metaverso e inteligência artificial cada vez mais frequentes, os publicitários precisam se atentar a funções que podem facilmente serem substituídas pela máquina e estar sempre à frente para não perderem seus postos.
Profissão do futuro: competências demandadas
- domínio mais amplo dos conhecimentos de comunicação e de marketing
- conhecimentos de psicologia, neurociências e ciências sociais aplicadas à comunicação
- compreensão abrangente do marketing
- capacidade de antecipação de tendências
- domínio sobre conhecimentos de tecnologia e ciências de dados
Perspectivas gerais do mercado: curto prazo
- Comunicação personalizada
- Fortalecimento de consumidores em movimento
- Novas interfaces: relacionamento por voz
- Fortalecimento do vídeo e do streaming
- Publicidade com base em dados
- Poder crescente de influencers e produtores de conteúdo
- Popularização do marketing digital
- Saltos exponenciais das tecnologias: 5G, inteligência artificial, sistemas de recomendação, automação de processos
- Concorrência crescente de publicitários com outros especialistas: informalidade
- Aumento da informalidade e do descrédito da especialização formal, universitária
Oportunidades
- Há demanda contínua: mercado com grande potencial de crescimento;
- Ampliação do perfil e do número de clientes potenciais
- Novas especializações e funções aumentam as possibilidades de atuação dos profissionais;
- Mercado sempre demanda novas estratégias de divulgação
Ameaças
- Redução da influência das mídias tradicionais
- Impactos da concentração de força das empresa de tecnologia
- Concorrência de especialistas de outras áreas
- Questionamento sobre a necessidade de formação profissional específica
- Mercado em constante mudança: é preciso estar sempre pronto para aprender e se adaptar
Em síntese
- Os investimentos em publicidade na TV aberta e em rádio serão ainda relevantes para a publicidade no Brasil no curto prazo
- Os veículos impressos tendem a continuar perdendo força como alternativa para os anunciantes
- Os investimentos em jornais e revistas vêm caindo ano após ano no meio físico, pela diminuição da demanda do público por conteúdos no papel.
- Os investimentos em publicidade externa apresentaram um crescimento acelerado, impulsionado pela incorporação da tecnologia neste canal.
- Também o rádio tem conseguido manter o seu espaço na participação nos investimentos em publicidade por meio da transformação que o meio tem passado nos últimos anos.
Em resumo