Este é um convite para empreendedores, gestores e profissionais interessados em se antecipar e se preparar para as oportunidades e as ameaças do futuro, que impactam as atividades de setores, pessoas ou da sociedade.

Pensar as grandes e pequenas revoluções que vêm pela frente, em algum ponto do futuro, é essencial neste momento de aumento da velocidade, da força e da abrangência das transformações tecnológicas, sociais, econômicas, políticas e culturais. O mundo está em processo de ebulição. As vidas de 7,2 bilhões de pessoas navegam em ondas de incertezas e transformações.

Ou nos antecipamos aos acontecimentos para superar obstáculos, ou nos adaptamos, correndo riscos de perder o rumo. Ou reagimos ou seremos as vítimas da passividade diante das inovações.

A automação no trabalho e no cotidiano, a substituição de trabalhadores por robôs, a internet em todas as coisas e a expansão do número de usuários de smartphones, além de uma infinidade de acontecimentos, merecem a atenção de toda a sociedade, incluindo, naturalmente, os setores produtivos. Não há como desconsiderar, por exemplo, a crise climática, perspectiva sombria armada no horizonte, e as instabilidades dos setores produtivos e do mercado de trabalho.

Em tempos de sobrecarga de informações, de vida acelerada e de rupturas com modelos tradicionais, refletir sobre tendências é uma questão de sobrevivência. Acompanhar os impactos dos acontecimentos requer conhecimentos e instrumentos de análise a explorar profissionalmente. Saber o que vem por aí, antecipar as tendências. Eis a questão central das próximas páginas.

Foco: análises sobre tendências de setores e atividades

O conteúdo desta publicação tem foco especial na análise de setores e atividades produtivas e profissionais. Com adaptações, é possível aplicar em vários outros temas do cotidiano.

Desafios do futuro

Mutações visíveis e invisíveis, em formação no ambiente global, afetam o futuro e a sobrevivência da sociedade. Estão em todas as dimensões do cotidiano das pessoas, das empresas, dos mercados e da sociedade.

De tudo e de todos.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.