23.5 C
Belo Horizonte
quarta-feira, setembro 23, 2020
Home Estudos Prospectivos Como repensar os caminhos das carreiras

Como repensar os caminhos das carreiras

0
650

Caminhos de carreira estão desatualizados – aqui está o que você deveria fazer em vez disso

Mapa do compassoVivemos em um mundo em mudança. Você não pode prever quais empregos estarão disponíveis em 10 anos. Bogdan Sonjachnyj / Shutterstock

Esta publicação de Nicole Gravagna , presidente do NeuroEQ , apareceu originalmente na Quora como uma resposta à pergunta: ” Quais são os principais erros que as pessoas fazem ao tentar desenvolver ativamente sua carreira? ” 

O maior erro que as pessoas fazem quando tentam ativamente desenvolver sua carreira é se concentrar no desenvolvimento de uma carreira para se seguir.

Por que os caminhos de carreira são um erro

Um caminho de carreira é descrito como uma série de trabalhos ou papéis que você pode tomar para desenvolver sua carreira. O objetivo é, geralmente, conseguir empregos mais bem pagos cada vez que você assume um novo papel. No entanto, você não tem controle sobre os trabalhos que estão disponíveis para você em cada ponto da sua carreira.

O que acontece quando você está pronto para o próximo passo no seu caminho, e ninguém está contratando para esse papel? Você fica preso. O que acontece quando o seu caminho de carreira escolhido se torna obsoleto devido a mudanças no avanço tecnológico? Você também se tornou obsoleto.

Caminhos de carreira estão desatualizados

Vivemos em um mundo em mudança. Você não pode prever quais empregos estarão disponíveis em dez anos. Como você pode planejar um caminho de carreira para conseguir um emprego completamente invisível para você?

Nas últimas gerações, o desenvolvimento de um caminho de carreira foi um bom conselho. Infelizmente, agora é um conselho desactualizado. Estudantes graduados em 2020 entrarão em um mundo de trabalho que não podemos prever hoje (e já é 2017). Automóveis auto-dirigidos. Automação massiva no varejo. Fabricação e logística com robótica. Nós simplesmente não podemos saber o que o futuro detém. Como você pode planejar um caminho quando você não sabe para onde está indo?

Planeje navegar pelo caminho

Pode ser útil imaginar um caminho de carreira como um caminho real sobre a paisagem real para que você possa ter uma idéia de como o desenvolvimento da carreira deve mudar. No passado, você poderia olhar para um mapa, planejar seus waypoints e objetivos. Você poderia até planejar os horários de chegada.

Em um caminho real, você pode olhar para o seu relógio e pensar: “estamos nos movendo mais devagar do que planejamos, é melhor caminhar mais rápido para que possamos chegar ao final dessa caminhada antes que o sol se apague”.

Imagine o cenário atual da carreira para ser um sem um caminho visível. A tecnologia criou plantas de rápido crescimento que mudam a paisagem enquanto você anda. Um caminho pode ter sido visível quando você começou, mas está coberto de vegetação agora, e é impraticável tentar seguir caminhos antigos, agora já foi. Você não sabe onde seu objetivo é e você definitivamente não sabe como chegar lá.

Novas formas de planejar metas

Os objetivos ainda são seus pontos de referência. Exceto que temos que adotar novos métodos de definição de metas. Os objetivos devem ser independentes da paisagem, uma vez que a paisagem está mudando rapidamente. Em vez de um objetivo como, “Seja promovido para gerente na minha empresa no momento em que eu tenho 32 anos”, os objetivos são mais como “Aprender e aplicar um novo conjunto de habilidades em uma configuração profissional no momento em que eu tenho 32.”

A melhor habilidade de desenvolvimento de carreira que você pode dominar é a configuração de metas alcançáveis.

  • Escolha os objetivos que estão no seu controle. “Obter promovido” não está sob seu controle. Aprender e aplicar o conhecimento está dentro do seu controle.
  • Evite artificialmente limitar as circunstâncias em que seu objetivo pode ser alcançado. “Gerente na minha empresa” limita sua conquista a uma empresa específica. “Em uma configuração profissional” permite que você alcance seu objetivo em qualquer empresa.
  • Os prazos são ainda importantes. Embora a paisagem esteja rapidamente mudando, o tempo não mudou. Certifique-se de colocar um prazo nos seus objetivos para que você saiba quando é hora de se apressar.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: