Home Estudos Prospectivos Setores As tendências que favorecem o crescimento de uma franquia de sorveteria

As tendências que favorecem o crescimento de uma franquia de sorveteria

0
326
imagem ilustrativa de quiosque da franquia de sorveteria ice rool
Franquia de sorvetes talilandeses explora as tendências que favorecem o crescimento, fazendo do cenário pandêmico uma oportunidade

Radar do Futuro

Cerca de 40 mil anos atrás, era a luta pela sobrevivência em jogo. Hoje, é a busca de prazeres ou compensações. Entre tempos distantes há algo em comum. No passado, grandes animais poderiam transformar a caçadores em caça. Hoje, são os microscópicos vírus que estão à espreita. No jornalismo de antigamente chamavam este tipo de introdução de nariz de cera.

A comparação foi feita para dizer que o isolamento imposto pela pandemia cria novos comportamentos e consolidam tendências. Com o sentimento de que estamos privados das saídas despreocupadas, precisamos, por exemplo, de compensações que sustentem os riscos e compensem os momentos mais difíceis. Para as empresas verdadeiramente atentas às tendências, são oportunidades.

Um exemplo. A Ice Cream Roll, maior franquia de sorvete tailandês do Brasil, fechou 2020 com um faturamento de R$ 8 milhões, reflexo da importância das medidas tomadas pela rede desde o início da crise sanitário-econômica. Para 2021, a estimativa é atingir R$ 12,6 milhões, ou seja, um crescimento de 57,5% nas vendas, sendo R$ 4,2 milhões referentes ao Verão. Em relação às novas unidades, foram seis lançamentos no ano passado e estão em planejamento outros 20 para 2021.

Estratégias

De acordo com o CEO da rede de sorveterias, Roger Rodrigues, o momento é de otimismo, visto que a rede se reinventou no início da pandemia para possibilitar bons resultados e garanti-los a todos os seus franqueados. Entre as medidas tomadas estão a implantação de um sistema de delivery em até 20 minutos – uma inovação para o segmento de sorvetes, visto que requer cuidados especiais para o armazenamento da iguaria; implantação de um plano de financiamento para novos franqueados com possibilidade de parcelamento em dez vezes de cerca de 40% do valor; lançamento de novos sabores, entre outras ações.

TENDÊNCIAS

  • Exploração do mundo externo
  • Revanche do prazer
  • Pequenas indulgências
  • Experimentação
  • Consumo em casa – delivery

“Todas as mudanças que proporcionamos aos nossos franqueados e clientes serão extremamente importantes em 2021. O período ainda é de distanciamento social e as medidas que temos tomado visam garantir conforto àqueles que estão em suas casas, ao mesmo tempo em que podem proporcionar crescimento aos nossos franqueados”, conta Rodrigues, que complementa: “Encerramos o ano com uma importante inauguração no Piauí, na cidade de Teresina, marcando nosso plano de expansão para o Nordeste. E registramos um crescimento de 35,29% em nossas unidades, saindo de 17 para 23 lojas em todo o país. Isso é reflexo do nosso trabalho e nos deixa confiantes para um resultado ainda melhor”, conclui.

A expectativa da Ice Roll é lançar mais dez lojas na região nos próximos meses. Com a implantação do delivery, em maio do ano passado, a estimativa é de complemento de 15% nas vendas a partir de aplicativos.
A Ice Cream Roll é famosa pelo sorvete tailandês, mais popularmente conhecido como “sorvete de rolinho” ou “sorvete na chapa”: é feito na hora e os clientes podem escolher entre 1,6 mil combinações de sabores, incluindo linha diet e 100% cacau, sabores de massa, cobertura e toppings. A iguaria não demorou para ganhar o coração dos brasileiros e o sabor mais vendido na rede é o Floresta Negra, que leva Nutella, morango e Bis na massa. Os acompanhamentos ficam à escolha do cliente.

Produtos

A Ice Cream Roll explora o conceito de experimentação ao oferecer um cardápio com uma série de sugestões de sabores e ingredientes, mas o cliente não precisa ficar preso a ele, podendo criar a sua própria combinação. Por exemplo, é possível acrescentar biscoitos, bombons, frutas, caldas, ou o que quer que seja tendência ou preferência do consumidor.

Confira alguns dos conceitos adotados

Sabor original: Por ser preparado na hora e servido logo após o preparo, o sorvete tailandês não perde as características originais do sabor, independentemente de qual for. Além disso, a Ice Cream Roll trabalha com frutas frescas, ao invés de congeladas, o que impede de perder até mesmo a acidez do morango e do limão, por exemplo. O sabor original também é mantido ao utilizar ingredientes como amendoim triturado, chocolates, creme de chocolate com avelã ou leite em pó.

Muita cremosidade: Ao longo dos anos, a Ice Cream Roll estudou e desenvolveu uma receita própria para garantir a cremosidade do sorvete. Por ser preparado na chapa, a base utilizada pela rede garante toda a cremosidade e sabor da iguaria. Todas as receitas foram devidamente estudadas para isso, como o sorvete de morango, por exemplo, que a Ice Cream Roll aposta em uma cobertura com bastante fruta para impedir que fique “insosso”.

Experiência de consumo: A experiência de consumo da Ice Cream Roll começa com a simples escolha dos ingredientes. Em vez de simplesmente escolher um sabor pronto no refrigerador, o próprio cliente cria o seu sorvete. Na sequência, ele vê a mágica acontecer ao acompanhar, de perto, todo o preparo na chapa, desde o moer das frutas e chocolates, até o momento em que se tornam os saborosos rolinhos. Ao final, provar aquela iguaria se torna um momento muito mais atrativo, principalmente àqueles que têm filhos ou sobrinhos.

Franqueado não tem perdas: uma das maiores vantagens para o franqueado é não ter necessidade de fazer o transporte refrigerado dos produtos, visto que a base não é congelada, mas, sim, enviada em pó e com validade de longo prazo. Por ser enviada seca, não são necessários gastos com transporte especial, o que torna o negócio ainda mais viável;

Sem comentários

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: