Nome: Vivian Franco 
Idade: 17
Situação escolar: Terceiro ano
O que vocês indicam fazer quando se está em dúvida entre dois cursos?

Vivian: 
 
Antes de tudo, a escolha requer estratégia, com boas doses de suor e concentração mental. Se você já tem dois cursos em foco, talvez possa até comemorar. Já é um passo andado.  
 
Nossa sugestão:
 
Primeiro de tudo, levante informações sobre você mesma. Autoconhecimento é metade de tudo. Perceba e avalie suas habilidades, sua personalidade. Identifique coisas que te dão satisfação ou te irritam, por exemplo. Inclua no seu roteiro de autoanálise, coisas como a sua disposição em lidar com rotinas, sua paciência para se relacionar com gente, o desejo de trabalhar em lugares abertos, como no campo, ou em ambientes fechados, como laboratórios, fábricas e escritórios. 
 
Nesse levantamento sobre as coisas que você gosta ou não, leve em conta também, mas não apenas, as matérias que você se sai bem na escola, como matemática, física, química, português, história, geografia ou biologia, ou no dia a dia, como a facilidade para escrever. Isso é importante. Veja bem: uma pessoa que gosta muito de artes, pode não ser um grande artista. Alguém que gosta de fazer ginástica, pode não se dar bem em educação física. Quem gosta de escrever não será, necessariamente, um bom jornalista. 
 
Conhecer a fundo os cursos é essencial. Mas é necessário cruzar informações entre as suas características pessoais e aquelas da profissão. Peça para alguém dos cursos que você está escolhendo para descrever como são os dias de trabalho. E sinta-se na história. 
 
Tenha consciência de que grande parte das pessoas abandona os cursos por desconhecer a realidade deles. Em média, dois em cada dez estudantes desistem do curso superior iniciado por eles.
 
ROTEIRO BÁSICO
 
  1. Conheça a você mesmo
  2. Procure informações sobre as profissões
  3. Procure informações sobre os cursos
  4. Cruze informações: suas características x demandas da profissão
  5. Procure saber mais sobre a rotina dos cursos e das profissões
 
QUER UMA AJUDA A MAIS?
Esperamos que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Se você quiser um apoio maior, conte com a gente. Sabemos como é complexo esse processo da escolha e, por isso, oferecemos serviços de apoio. 
Temos alternativas de aconselhamento, no formato de coach profissional. E podemos oferecer melhores respostas para as suas dúvidas. 
 
 

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.