CINCO TENDÊNCIAS QUE VÃO MEXER COM A BOLSA EM 2016
SHOPPINGS MAIS VAZIOS
A economia deve continuar patinando em 2016, com desemprego e inflação em alta. O cenário mais provável é de famílias comprando menos. Com isso, pode cair a venda de roupas, cosméticos e bebidas alcoólicas, reduzindo o lucro de algumas empresas desses setores.
O PRINCIPAL EM PRIMEIRO LUGAR
Por outro lado, as pessoas continuam comprando alimentos e remédios – os chamados itens de primeira necessidade. Vencem a batalha pelo consumidor as companhias com maior poder de distribuição e melhor gestão de preços.
RISCO DOS CALOTES
A inadimplência tem crescido no país e muitos analistas preveem que piore em 2016. Isso pode afetar o lucro de parte dos bancos, servindo de contrapeso para os ganhos que esse setor tem com o juro alto.
DE OLHO NO EXTERIOR
O dólar na casa dos R$ 4 beneficia quem mira o mercado externo, como empresas de papel e celulose e indústrias de máquinas agrícolas. Mas o câmbio também pode ser uma ameaça, já que muitas têm dívidas em dólares.
O FREIO CHINÊS
O desaquecimento da economia chinesa reduz as vendas mundiais de alimentos e produtos básicos como minério de ferro e petróleo (as commodities). Com menor demanda, indústrias desses setores têm menos oportunidades de ganho.
Em resumo