Projeto desenvolvido por alunos visa estimular habilidades de comunicação em crianças Transtornos do Espectro Autista – TEA
Projeto desenvolvido por alunos visa estimular habilidades de comunicação em crianças Transtornos do Espectro Autista

Radar do Futuro

Um projeto inovador pode ampliar as perspectivas de crianças com Transtornos do Espectro Autista – TEA, graças ao trabalho de alunos do SENAI de Ubá CFP José Alencar Gomes da Silva. Sob a supervisão dos instrutores Noemi Marinho e Antônio Carlos Padovani, os aprendizes Cirilo Fernandes, Wiliam Dias e Tiago Valente, do curso de Instalação Elétrica Industrial, e a aluna do curso Técnico em Design de Móveis, Luana Bello, desenvolveram a MICCA — Mesa para Interação e Comunicação com Crianças Autistas, seguindo as normas da ABNT e do Inmetro para mobiliário.

O objetivo principal foi desenvolver um ambiente físico adequado para o aprendizado de habilidades comunicativas, por meio de métodos alternativos para o desenvolvimento da linguagem em crianças com TEA. Os estudantes contaram com o incentivo do Grupo de Apoio aos Autistas e da Carolina Móveis, indústria comandada pelo presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá — Intersind, Áureo Calçado.

Segundo os alunos, o design da mesa foi pensando para manter o posicionamento e auxiliar o autista em habilidades funcionais de vida. A mesa conta com um painel eletrônico com imagens das rotinas diárias, que emite som e luz, facilitando a comunicação entre a criança e seu interlocutor.