Monitoramento e organização do tempo, jogos e ensino dirigido são áreas de interesse de startups envolvidas em projetos para as áreas educacionais. Foto por Pixabay em Pexels.com
Monitoramento e organização do tempo, jogos e ensino dirigido são áreas de interesse de startups envolvidas em projetos para as áreas educacionais. Foto por Pixabay em Pexels.com

O uso da tecnologia se tornou imprescindível em muitos setores, e isso não é diferente no processo da educação, pois ela facilita muitos processos tanto para os alunos como também para os pais e educadores, durante todo o ano letivo.

Provas para concurso público ou faculdade, rematrículas, atividades escolares são alguns dos principais acontecimentos para os estudantes e pais que podem contar com o auxílio de aplicativos e plataformas para garantir os melhores resultados e até a otimização de tempo em alguns casos.

Nesse sentido o celular pode ser grande facilitador, segundo o estudo KPCB, Internet Trends 2015 – Code Conference, a geração Y verifica seus telefones mais de 157 vezes por dia e 78% dos Millennials estão gastando mais de duas horas todos os dias usando o smartphone. Diante deste cenário, por que não utilizar esses aparelhos a favor da educação?

Para ajudar com isso, confira abaixo uma lista de seis tecnologias que podem contribuir com profissionais e alunos.

Agenda Edu: Startup de educação que integra alunos, pais e escolas por meio do seu app e ajuda na comunicação entre todas as partes, a fim de fortalecer a relação entre família e escola, contribuindo para a melhoria do aprendizado. O aplicativo possibilita aos professores enviar as atividades separadas por disciplinas, planejamento de aulas, comunicados e as lições de casa para diferentes turmas de uma única vez. Também ajuda a agilizar e organizar a saída dos alunos da escola, aumentando a segurança e diminuindo o trânsito no entorno da escola, pois os responsáveis conseguem avisar com antecedência que estão chegando.

Qranio – é uma plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolver com conteúdos educacionais em todos os momentos. Por meio de um quizz livre, mas muito assertivo, é possível aprender de maneira mais leve. Além disso, no aplicativo também existem as trilhas de aprendizado, entre elas a do Enem, que possuem um método de espaço e repetição para aproveitar ao máximo o efeito de espaçamento e validam o que foi aprendido com testes que visam fortalecer o conhecimento, antes que o usuário venha a esquecer.

O Qranio recompensa os usuários a cada resposta correta com moedas virtuais de conhecimento (os Qi$), que podem trocadas por prêmios reais na loja virtual do app e está disponível gratuitamente para Android e iPhone.

Lumenbox – Visando unir o mundo dos Games e dos Livros para criar uma nova experiência de aprendizado interativa e sensorial, a startup acelerada pelo InovAtiva Brasil criou os Gamebooks. Com eles é possível aprender história, ciências, anatomia e muitas outras matérias de forma divertida e instigante.

Para virar a página do e-book, por exemplo, é preciso passar por desafios relacionados ao conteúdo que está sendo estudado. Todos os dados obtidos com o uso do Gamebook são guardados pelo aplicativo e utilizados para alimentar relatórios de desempenho do estudante, auxiliando professores, pais e tutores a acompanharem a evolução do aluno em diferentes disciplinas.

Escribo – A startup é a desenvolvedora de 230 jogos pedagógicos que motivam as crianças para aprender mais e podem ser personalizados para atender às necessidades das diferentes escolas. A cada partida, são gerados indicadores de aprendizagem para que os pais e educadores acompanhem a evolução de cada turma e de cada estudante. A tecnologia já está em uso em cerca de 85 escolas municipais e em expansão internacional. Recentemente, inclusive, passou pelo StartOut Brasil Ciclo Miami para levar sua tecnologia aos Estados Unidos.

Kidsa – Único aplicativo no Brasil que fornece curso de inglês completo na primeira infância, voltado para a Geração Alpha, nascida a partir de 2010 e inserida no meio digital desde o nascimento. Oferece 12 níveis de evolução, 72 módulos e certificação em 4 níveis de aprendizado. O conteúdo do Kidsa é produzido por educadores, professores de línguas e profissionais especializados no entretenimento infantil.

Estudante Heroi – A startup apoia e motiva estudantes de todo o país, disponibilizando a impressão e encadernação de apostilas, além de artigos e dicas sobre desenvolvimento profissional. Também divulga oportunidades de estágio e trainee, tudo gratuitamente. Para as empresas, oferece uma ótima oportunidade de marketing segmentado, uma vez que se posiciona como a nova mídia para marcas que desejam se conectar com jovens talentos universitários.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.