Tecnologia avança e leva o mundo para a quarta revolução industrial

Primeira Revolução Industrial:

Quando: a partir do fim do século 18

Marco: Energia movida a vapor usada para a extração de minério, na indústria têxtil e na fabricação de uma grande variedade de bens que anteriormente eram feitos à mão. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vagões puxados a cavalo, melhorando significativamente o processo de transporte de matéria-prima de produtos acabados. Substituindo assim, muito do trabalho físico.

Segunda Revolução Industrial:

Quando: entre 1860 e a I Guerra Mundial. 

Marco: O emprego de energia elétrica viabilizou a produção em massa de bens de consumo. O petróleo começou a competir com o carvão e a eletricidade foi efetivamente utilizada pela primeira vez, criando uma nova fonte de energia para operar motores, iluminar cidades e proporcionar comunicação instantânea entre as pessoas. A exemplo da revolução do vapor , o petróleo a eletricidade e as invenções que os acompanharam na Segunda Revolução Industrial continuaram a transferir a carga da atividade econômica do homem para a máquina.

Terceira Revolução Industrial:

Quando: Pós II Guerra Mundial

A Terceira Revolução Industrial surgiu imediatamente após a II Guerra Mundial. É marcada pela evolução da eletrônica e informática e das tecnologias de comunicação e informação, que possibilitaram a automação. dos sistemas produtivos.

Quarta Revolução Industrial

Quando: a partir do final do século 20 e início do 21

Robôs com controle numérico, computadores e softwares avançados estão invadindo a última esfera humana – os domínios da mente. As mudanças estão associadas à evolução da informática, com destaque para a inteligência artificial, da biotecnologia e da nanotecnologia.

Adequadamente programadas,as novas “máquinas inteligentes” são capazes de realizar funções conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenar o fluxo da produção, desde a extração da matéria-prima ao marketing e à distribuição do produto final e de serviços.

Participe das conversas sobre o futuro. Deixe a sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.