sexta-feira, novembro 22, 2024
21.9 C
Belo Horizonte

Pensadores se mobilizam pelo futuro

 

 
 
No momento em que, em São Paulo, o governo estadual tenta, a todo custo, fechar escolas em nome de uma racionalidade administrativa, a população percebe que há movimentos de resistência. Como os que estão sendo promovidos pelos estudantes que ocupam as escolas para defender o direito ao ensino de qualidade. Os acontecimentos, coincidindo com protestos dos jovens paulistas, o Rio de Janeiro recebe, entre os dias 7 e 13 de dezembro, milhares de pessoas para o projeto “Emergências”, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que propõe pensar a cultura como ativadora de processos na conquista de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e ambientais.
 
Ao mobilizar pensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e agentes políticos, a iniciativa coordenada pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), demonstra que há uma efervescência que raramente aparece na mídia tradicional.  E que tende a se contrapor ao conservadorismo crescente.
 
O evento ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, em Niterói e na Baixada Fluminense, tendo, como anfitrião, o ministro da Cultura, Juca Ferreira. A programação inclui a presença de, entre outros, o cantor, compositor, ex-ministro da Cultura e ativista digital Gilberto Gil; o americano Lawrence Lessig, um dos maiores defensores da internet livre; a advogada e ex-senadora da Colômbia Piedad Córdoba; a filósofa, artista e feminista Márcia Tiburi; o escritor e roteirista Gregorio Duvivier, um dos criadores do Porta dos Fundos; e a senadora uruguaia Constanza Moreira.
 
Para falar sobre a busca pela transparência na indústria da música na era digital, foi confirmada a participação do britânico Peter Jenner. Para falar sobre a área de segurança pública, estará Luiz Eduardo Soares, um dos maiores especialistas brasileiros no tema. Os deputados federais Jean Wyllys (PSol-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também estarão no evento. Outros convidados são o diretor da Spcine, Alfredo Manevy; a coordenadora da Aliança pela Água, a arquiteta e urbanista Maru Whately; o secretário Geral da Junta Nacional de Drogas do Uruguai, Milton Romani; a grafiteira e ativista artística Panmela Castro; e o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak. 
 
Por que Emergências?
 
O nome do evento remete a dois sentidos da palavra. De um lado, o sentido de urgência, associado a uma necessidade imediata de ações de enfrentamento dos retrocessos no campo dos direitos culturais e no conjunto dos direitos humanos. De outro lado, a palavra emergências faz referência ao que emerge, ao surgimento de um novo contexto social, cultural, político e econômico. Um contexto que surge aliado à mudança tecnológica e às comunicações, que viabiliza novos territórios culturais, novas modalidades de organização social e um novo mundo no campo da informação.
 
Programação
 
A programação será composta de uma grande variedade de atividades, como percursos culturais, debates, encontros, oficinas e atividades com autogestão. Dentre os temas de debates estão o contexto político do Brasil; os feminismos; a relação entre Cultura e cidade; as culturas indígenas; a revolução comunicacional e a nova ecologia das mídias; a internet como espaço público; a crise migratória e a interação entre as culturas; as estéticas emergentes, arte e diversidade; o aquecimento global; as intolerâncias religiosas; as fissuras no capital e os novos caminhos econômicos; a política de drogas e a relação com o extermínio da juventude negra.
 

 

Edições anteriores

Crise reverte ganhos da baixa renda

A crise econômica já está fazendo com que parte...

Critérios para entender o futuro das profissões

Confrontadas por dúvidas sobre o futuro das suas atividades...

Acontecimentos que mudam o mundo

  Econômicos Crises no mercado internacional China disputa hegemonia...

A odontologia hoje

Atividade profissional da área de saúde, especializada em atividades...

El Niño trará “impactos enormes” em 2016, alertam cientistas

Segundo previsões, efeitos do fenômeno climático deverão aumentar a...
Verified by MonsterInsights